O Bispo de Tete, Dom Diamantino Antunes, em visita a Roma encontrou-se com o Postulador Geral da Companhia de Jesus (Jesuítas), Padre Pascual Cebollada, e com o Padre Manuel Morujão, responsável pela redacção da "Positio" sobre os Mártires de Chapotera para se inteirar sobre o andamento do processo de beatificação e canonização dos Servos de Deus
padres João de Deus Kamtedza e Sílvio Alves Moreira.
Acompanhado pelo Padre Sandro Faedi, Postulador da causa na fase diocesana, o Bispo de Tete foi informado de que o Vaticano, através do dicastério para a Causa dos Santos, deu o certificado de validade jurídica ao inquérito diocesano da causa realizado na Diocese de Tete de 20 de Novembro de 2021, abertura da Causa dos Mártires, até 12 de Agosto de 2023, encerramento da Causa. Em poucas palavras, quer dizer que o trabalho de recolha de provas e de testemunhos realizado na Diocese de Tete foi realizado bem e sem omissões ou faltas.
Neste momento o Postulador está a estudar toda a documentação referente à vida, missão, martírio e fama de martírio dos Servos de Deus para preparar um relatório ("positio") que será estudada por uma comissão de peritos que darão o seu parecer sobre a existência de martírio. O trabalho está a proceder bem e de modo rápido.
Recordamos que os Servos de Deus Padres João de Deus Kamtedza e Sílvio Alves Moreira foram mortos em Chapotera, Missão de Lifidzi, na Angónia-Tete, no dia 30 de Outubro de 1985 a causa do seu empenho pela defesa da justiça e paz e pela sua acção corajosa como pastores do Povo de Deus.
