Reunião das Equipas missionárias da Vigararia do Songo

Notícias da Diocese Acessos: 1175

As equipas missionárias da Vigararia de Songo - paróquias de Songo, Chitima, Mukumbura e Marara - estiveram reunidas no passado dia 3 de Dezembro na Paróquia de São José Operário do Songo. Sacerdotes, Irmãs e Leigos, juntamente com o Bispo de Tete, avaliaram o ano pastoral de 2022. 

Houve em todas as paróquias uma retoma gradual das actividades pastorais depois da longa paragem devido à pandemia da Covid 19. Foram realizadas actividades de formação dos agentes de pastoral, catequistas e diferentes ministérios, a nível paroquial e vigararia. Algumas comunidades cristãs que tinham enfraquecido estão recuperando e foram criadas novas comunidades em povoados onde a Igreja Católica não estava presente.

Dom Diamantino Antunes apresentou o Plano Pastoral Diocesano 2023-2025 que temo lema: "No encontro com Jesus Cristo Vivo, a Igreja Diocesana é chama e enviada em Missão".

O ano pastoral 2023 vai ser dedicado à Formação dos Discípulos Missionários tendo como objectivo a formação dos agentes de pastoral a diferentes níveis e a difusão da Palavra de Deus. O Bispo de Tete insistiu na necessidade de criar equipas de formação a nível de paróquia e de Vigararia cuja tarefa é oferecer formação inicial e permanente para os leigos evangelizadores (animadores, coordenadores de pastorais e movimentos, catequistas) para que actuem com maior eficácia nos seus serviços pastorais.

Dom Diamantino Antunes presidiu ainda à Santa Missa na Paróquia do Songo durante a qual crismou um grupo de 52 fiéis, na sua maioria jovens.

songo 1 songo 4 songo 3

Imprimir