Último dia da visita “ad limina apostolorum" dos Bispos de Moçambique à Santa Sé

Hoje, dia 27 de Setembro, sexta-feira, os Bispos de Moçambique completaram o último dia da visita “ad limina apostolorum”.

Segundo o calendário, celebraram a Missa na Igreja da Casa Santa Marta, onde foram alojados, e realizou-se a visita a 3 dicastérios da Cúria Romana: Leigos, Família e Vida, Desenvolvimento Humano e Pontifícia Comissão para a Tutela de Menores.

Às 7.00 da manhã os bispos de Moçambique celebraram a Santa Missa na Casa Santa Marta, onde estamos alojados desde o início da visita. A Casa de Santa Marta é um edifício localizado ao lado da Basílica de São Pedro, na Cidade do Vaticano.  O Papa Francisco vive na Casa de Santa Marta a partir de sua eleição, em março de 2013. Rezamos pela paz em Moçambique e agradecemos a pelos pelo bom andamento da visita ad limina apostolorum.

Na visita aos dicastérios, tratámos os temas da família, jovens, movimentos laicais, novas comunidades eclesiais, justiça e paz, ecologia, desenvolvimento, saúde, segurança alimentar, migrantes e refugiados e a tutela dos menores.

À noite os bispos, a convite das Comunidade de Santo Egídio, participou num momento de oração na basílica de Santa Maria de Transtevere, visitou a sede da comunidade onde se desenvolveram as conversações que levaram ao Acordo Geral de Paz de 4 de Outubro de 1992 e jantámos juntos.

A visita ad limina terminou em Roma, mas continua em cada uma das dioceses com a recepção e actuação de todas as indicações e recomendações que emergiram desta importante visita dos Bispos de Moçambique ao Santo padre e à Cúria Romana. Agradecemos por todas as orações e acompanhamento espiritual.

Visita “Ad Limina Spostolorum” 4º Dia

Hoje, dia 26 de Setembro, os Bispos de Moçambique completaram o 4º dia da visita “ad limina apostolorum”.

Segundo o calendário, celebraram a Missa na Basílica de São João Latrão, realizaram a visita a 3 dicastérios da Cúria Romana: Causa dos Santos, Educação e Cultura e Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica.

São João de Laterão é a catedral da Diocese de Roma e a sé episcopal oficial do Bispo de Roma, o Papa. Como catedral do Bispo de Roma, a Basílica de São João Laterão está acima de todas as demais igrejas da Igreja Católica. Presidiu à Eucaristia Dom Atanásio Canira, Bispo de Lichinga. Rezámos pelos sacerdotes, religiosos e religiosas das nossas dioceses.

No dicastério para a Causa dos Santos apresentámos o caminho feito pelas duas causas de beatificação e canonização de Moçambique que neste momento estão na fase romana junto do dicastério: as causas dos Mártires de Guiúa (diocese de Inhambane) e a causa dos Mártires de Chapotera (diocese de Tete). Falou-se da importância dos mártires de ontem e de hoje para os católicos moçambicanos.

 No dicastério para a Educação Católica falámos da situação da educação em Moçambique e o papel da Igreja Católica neste sector.  Além da educação, os responsáveis do dicastério motivaram os bispos para que as suas dioceses sejam promotoras, além da educação, também de cultura.

No Supremo Tribunal da Signatura Apostólica apresentámos a situação que se vive nas dioceses de Moçambique no que diz respeito à administração da justiça eclesiástica. Foi dada uma explicação exaustiva sobre o funcionamento dos tribunais diocesanos e a utilidade do seu efectivo funcionamento em Moçambique sobretudo para resolver causas de nulidade matrimonial.

Amanhã será o último dia da visita Ad limina Apostolorum.

Visita Pastoral à Paróquia de São Carlos Lwanga de Canongola

De 10 a 13 de Setembro o Bispo de Tete efectuou a visita pastoral à Paróquia de São Carlos Lwanga de Canongola, na cidade de Tete.

Foi uma visita pastoral diferente das habituais pela sua metodologia e programa. Dom Diamantino Antunes, como tem feito nas visitas pastorais às paróquias urbanas de Tete, privilegiou o contacto porta a porta através da visita às famílias para um momento de encontro e oração. Este ano levou a pastoral da visitação às famílias da Comunidade da Imaculada Conceição, na Unidade Canongola. Acompanhado por um grupo de leigos e acólitos visitou as famílias dos núcleos de Maria Auxiliadora, Nossa Senhora do Rosário e São Francisco Xavier, num total de 130 famílias visitadas. No final do dia celebrava a família na casa do animador de um dos núcleos.

Outras equipas de visitadores, da qual faziam parte o pároco, Padre Agnano João, o vigário paroquial, Padre Sérgio Pedro, e missionários e missionárias das Comunidades Sementes do Verbo e Obra de Maria, visitaram as famílias da Comunidade de São Martinho de Lima no Bairro Mpadue. A visita pastoral terminou na sexta-feira, 13 de Setembro, com a celebração da Santa Missa no terreno da futura igreja  de Mpadue. Na homilia, Dom Diamantino Antunes encorajou os fiéis católicos residentes no novo Bairro de Mpadue a se organizarem pastoral e materialmente para a criação de uma paróquia católica neste bairro em crescente expansão. A Comunidade de São Martinho de Lima de Mpadue é constituído por 3 núcleos - Santa Cecília, São João Baptista e Santo Agostinho -  e conta por agora com 175 famílias católicas ali residentes.

Visita ad Limina Apostolorum dos Bispos de Moçambique

No dia 25 de Setembro, os Bispos de Moçambique completaram o 3º dia da visita “ad limina apostolorum” em Roma.Segundo o calendário, celebraram a Missa na Basílica de Santa Maria Maior, realizaram a visita a 3 dicastérios da Cúria Romana: Culto Divino e Sacramentos, Evangelização e Comunicação.

Iniciámos o dia, eram 7.00, com a celebração da Santa Missa na Basílica de Santa Maria Maior presidida por Dom Claúdio Dalla Zuanna, arcebispo da Beira.

A Basílica de Santa Maria Maior é uma das quatro basílicas, e a maior igreja mariana de Roma. Foi a primeira igreja do Ocidente dedicada a Maria em honra a Jesus Cristo.

Foi erigida logo depois do Primeiro Concílio de Efeso (431), que proclamou Maria como “Mãe de Deus”. Invocámos a protecção de Nossa Senhora sobre Moçambique, o seu povo e a sua Igreja.

Nos discatérios da Curia Romana que visitámos tratámos de alguns temas de grande importância para a evangelização em Moçambique: Liturgia e culto divino em Moçambique, seminários e formação do clero, auto-suficiência económica, Pontifícias Obras Missionárias, melhoria da pastoral da comunicação, etc.

À tarde fizemos uma visita de cortesia ao embaixador de Moçambique junto da Santa Sé. Depois, juntos nos deslocámos à Casa Geral dos Missionários Combonianos, para um encontro com a comunidade moçambicana em Roma, constituída por leigos, sacerdotes, religiosas e seminaristas. Estão constituídos em associação chamada MOCATI (Moçambicanos Católicos em Itália). Houve uma partilha sobre a situação de Moçambique e o caminho eclesial que estamos percorrendo no contexto da visita ad limina que estamos efectuando. Seguiu-se o jantar partilhado com a presença de todos.

Inauguração do Centro de Saúde da Paróquia de Msaladzi

No dia 13 de Setembro, decorreu a cerimónia de bênção e a entrega formal do Centro de Saúde e Maternidade Regina Coeli da Paróquia de Msaladzi, Diocese de Tete. Na presença da equipa missionária, Padres Jesuítas e Irmãs de Mary Ward, das autoridades administrativas, entre os quais o Governado de Tete, Domingos Viola, autoridades comunitárias e muita população, Dom Diamantino Antunes procedeu à bênção do Centro de Saúde e Maternidade. Seguiu-se a Missa na qual o Bispo de Tete agradeceu o Jesuítas por mais este contributo para o desenvolvimento humano da população.

Esta infra-estrutura sanitária irá contribuir para alargar o acesso a cuidados de saúde de qualidade a milhares de pessoas que habitam esta região do distrito de Tsangano. Para a população de Msaladzi é o início de uma outra página, a assistência sanitária está mais perto. A partir de hoje, já não precisarão de percorrer longas distâncias a procura de serviços de saúde. Esta unidade sanitária que possui um bom número de enfermeiros, serviços de maternidade, pediatria, laboratório, internamento, residências para os enfermeiros entre outros, irá reduzir o tempo de espera para o atendimento. Com blocos novos e modernos serviços devidamente equipados, o centro dispõe da zona de tratamento de lixo hospitalar, sistemas de abastecimento de água e energia.

O Centro de Saúde fica perto da Escola Secundária Santo Inácio de Loyola (ESIL) fundada pelos Jesuítas em 2016.

 

ONDE ESTAMOS

Cúria Diocesana - Tete

Rua Pe. Domingos Ferrão, 81
Caixa Postal 218. TETE

Telefone fixo:+ 258 252 22017
e-mail: diocesedetete@gmail.com

Atendimento: de 2ª a 6ª feira, das 8 às 12h.

CONTACTE-NOS