Em todas as comunidades cristãs da Diocese de Tete, da grande paróquia até à mais humilde capela, os católicos celebraram o Domingo de Ramos, também conhecido como Domingo da Paixão, o qual representa a porta pela qual entramos na Semana Santa, o centro e coração e centro do Ano Litúrgico e cristão. É a ocasião para contemplar os últimos momentos da vida de Jesus: a entrada de Jesus em Jerusalém, acolhido por uma multidão festiva e, portanto, a memória da sua Paixão.
Na vigília, os jovens foram na floresta à procura dos ramos para enfeitar as igrejas e as capelas e para que todos o pudessem receber neste Domingo, o qual depois de abençoado foi levado em procissão aclamando cânticos de hossana.
O Bispo de Tete, como é habitual, presidiu à bênção dos Ramos e à procissão no centro da cidade de Tete, onde convergiram os fiéis das paróquias de São Tiago Maior, Catedral de Tete, e os fiéis de São Paulo Apóstolo. Depois da bênção cada assembleia peregrinou em direção para a sua paróquia para a celebração da Santa Missa. Este ano, Dom Diamantino Antunes, peregrinou até à Paróquia de São Paulo onde celebrou a Santa Missa.
No início da homilia, o bispo de Tete recordou aos fiéis que o “fim da Quaresma, a celebração do Domingo de Ramos e o Tríduo Pascal que devemos viver, com intensidade espiritual, são o melhor estímulo para realizar a “Peregrinação Jubilar de Esperança” até à Páscoa. Cristo Ressuscitado é o Homem novo que caminha