Domingo de Ramos

Em todas as comunidades cristãs da Diocese de Tete, da grande paróquia até à mais humilde capela, os católicos celebraram o Domingo de Ramos, também conhecido como Domingo da Paixão, o qual representa a porta pela qual entramos na Semana Santa, o centro e coração e centro do Ano Litúrgico e cristão. É a ocasião para contemplar os últimos momentos da vida de Jesus: a entrada de Jesus em Jerusalém, acolhido por uma multidão festiva e, portanto, a memória da sua Paixão.

Na vigília, os jovens foram na floresta à procura dos ramos para enfeitar as igrejas e as capelas e para que todos o pudessem receber neste Domingo, o qual depois de abençoado foi levado em procissão aclamando cânticos de hossana.

O Bispo de Tete, como é habitual, presidiu à bênção dos Ramos e à procissão no centro da cidade de Tete, onde convergiram os fiéis das paróquias de São Tiago Maior, Catedral de Tete, e os fiéis de São Paulo Apóstolo. Depois da bênção cada assembleia peregrinou em direção para a sua paróquia para a celebração da Santa Missa. Este ano, Dom Diamantino Antunes, peregrinou até à Paróquia de São Paulo onde celebrou a Santa Missa.

No início da homilia, o bispo de Tete recordou aos fiéis que o “fim da Quaresma, a celebração do Domingo de Ramos e o Tríduo Pascal que devemos viver, com intensidade espiritual, são o melhor estímulo para realizar a “Peregrinação Jubilar de Esperança” até à Páscoa. Cristo Ressuscitado é o Homem novo que caminha

1º ano do falecimento do Padre Vital Adriano Conala, diocesano de Tete

No dia 7 de Abril passou o 1º ano do falecimento do Padre Vital Adriano Conala. A Diocese de Tete fez memória da vida, missão e testemunho do Padre Vital. Na Sexta Feira, dia 11 de Abril, pelas 18h00, na Igreja Catedral de Tete, Dom Diamantino Antunes presidiu à Missa pela alma do sacerdote, a qual foi concelebrada por um grupo de sacerdotes do clero diocesano, com a boa participação de fiéis da Catedral e das paróquias de São Pedro e de Chimadzi, das quais era pároco. estavam prsentes os seus irmãos e alguns familiares que vieram da Angónia para participar na cerimónia. A oração e deposição de flores junto da sua sepultura teve lugar no Sábado de manhã, 12 de Abril, no talhão da Diocese, no cemitério de Mpadue. O grupo das Mães Católicas, movimento por ele fundado, teve uma presença muito activa e colaborou nos diferentes momentos da cerimónia. Neste momento de oração e lembrança, familiares, amigos e a comunidade cristã prestararam uma merecida homenagem à vida e missão do padre Vital, o qual foi um sacerdote dedicado ao serviço da Igreja e ao bem do próximo.

Dá-lhe Senhor o eterno descanso.

Radio Diocesana de Tete Recebe Novo Equipamento e será Radio Maria Tete

Chegou a Tete um contentor com novo equipamento para a Radio Diocesana de Tete. Na tarde de Domingo de Ramos, 13 de Abril, com a ajuda dos jovens da paróquia de São Paulo e dos seminaristas do Seminário Diocesano, foi possível descarregar toda a mercadoria. O equipamento foi oferecido pela Família Mundial da Radio Maria. Depois dos trabalhos de montagem do material e renovação do estúdios, a Radio Diocesana de Tete passará a entregar a Família Mundial de Radio Maria e consequente será denominada Radio Maria Tete. Com este novo equipamento a qualidade de transmissão e o raio de cobertura radiofónica aumentará de modo significativo passando a radio a ser sintonizada em lugares distantes da diocese de Tete.

A Radio Diocesana, denominada Mwadiya, está a funcionar desde 134 de Maio de 2020. Nasceu em plena período das pandemia para ser veiculo de informação e formação na cidade de Tete e fora da cidade de Tete. A Radio diocesana a pouco e pouco foi ganhando o seu espaço e audiência. Transmite a sua programação em português em cinyungwe e tem a sua sede na Rua Padre Domingos Ferrão, no Bairro Francisco Manyanga, junto da Escola Secundária de São Tiago Maior de Tete.

A Diocese de Tete agradece a Radio Maria Internacional, com sede em Itália, pela oferta deste valioso e importante equipamento e por acolher a nossa radio diocesana na grande família da Radio Maria Mundial. Em Tete, sobretudo na Angónia, Tsangano, Macanga, Chifunde, Chiuta e Moatize é muito escutada a Radio Maria Malawi, a qual faz parte da Radio Maria Mundial. 

Missa Crismal na Diocese de Tete

Vivendo a Semana Santa em preparação para a Páscoa do Senhor, a Diocese de Tete, como já é habitual, antecipou para esta Terça-feira, dia 15 de Abril, a celebração da Missa Crismal.  Na Missa Crismal, presidida pelo Bispo de Tete e concelebrada por quase todos os sacerdotes que trabalham na diocese, teve lugar pelas 18.00 na Catedral de Tete. Na Missa foram abençoados o óleo dos catecúmenos e dos enfermos e consagrado o Santo Crisma. Os sacerdotes, renovaram as promessas sacerdotais pronunciadas no dia da ordenação, e celebraram o seu Jubileu. Na homilia Dom Diamantino Antunes, pediu aos fiéis que rezassem pelos seus pastores e agradecessem a Deus pelo seu serviço ministerial. Convidou os sacerdotes a ser bons pastores a exemplo de Jesus Cristo, bom pastor, disponíveis e capazes de procurar, acolher e alegrar-se com todos os seus fiéis: “Agradeço-vos pelo vosso "sim", e por tantos "sins" diários, escondidos, que só o Senhor conhece. Agradeço-vos pelo vosso "sim" a doar a vida unidos a Jesus: aqui está a fonte pura da nossa alegria”.

A presença de tantos sacerdotes, provenientes de todas as paróquias da Diocese, a participação activa e numerosa dos católicos das paróquias de Tete, incluindo os crismandos, tornou a Missa Crismal a expressão da comunhão diocesana em torno do mistério pascal de Cristo, constituindo um momento forte de comunhão eclesial, de participação intensa das comunidades e de valorização dos sacramentos da vida da Igreja.

Durante todo o dia, Dom Diamantino Antunes esteve reunido com os sacerdotes. De manhã, com o clero diocesano e à tarde com todos os sacerdotes que trabalham na diocese de Tete.

Encontro dos Eleitos ao Baptismo com o Bispo de Tete

Como já está a ser tradição, o Bispo de Tete reuniu-se no Sábado, 12 de Abril, com os eleitos ao baptismo das paróquias da cidade de Tete. O encontro teve lugar na Catedral de Tete. Foi também a ocasião para juntos atravessarem a Porta Santa. Acompanhados pelos seus catequistas, cerca de 500 jovens e adultos, escutaram uma catequese sobre o Baptismo e as exigências de ser cristão na Igreja Católica, Família de Deus. Foi sublinhada a identidade cristã, o sentido de pertença à Igreja comunidade e o compromisso que o Senhor espera de todos aqueles que Ele escolheu e que aderiram a Ele livremente pela fé.

A formação foi dada por Dom Diamantino Antunes e pelo padre Elton João, pároco da Catedral. Colaboraram na animação litúrgica as Missionárias da Obra de Maria.

Os eleitos, depois de 4 anos de catequese, receberão o Baptismo na Vigília Pascal deste ano. O Rito da Eleição, realizado no Primeiro Domingo de Quaresma,  corresponde a um tempo de purificação e de iluminação, em ordem aos Sacramentos de iniciação cristã: Batismo, Confirmação e Eucaristia. Os catecúmenos são eleitos para o Baptismo depois de serem considerados para receber o sacramento.

Além da formação, o encontro foi uma ocasião para os Eleitos das 10 paróquias da cidade de Tete se encontrarem entre si e juntos experimentar o ser igreja diocesana com o bispo e na Igreja mãe da diocese, a Catedral. No final, Dom Diamantino, convidou a todos a viverem seriamente a Semana Santa como preparação imediata ao Baptismo.

ONDE ESTAMOS

Cúria Diocesana - Tete

Rua Pe. Domingos Ferrão, 81
Caixa Postal 218. TETE

Telefone fixo:+ 258 252 22017
e-mail: diocesedetete@gmail.com

Atendimento: de 2ª a 6ª feira, das 8 às 12h.

CONTACTE-NOS