Funeral do Padre Vital Conala, Vigário Geral da Diocese de Tete

Foi a enterrar, a 9 de abril, o  corpo do Padre Vital Adriano Conala, sacerdote diocesano e vigário geral da diocese de Tete, falecido no passado Domingo, dia 7 de Abril.

A igreja Catedral de Tete foi pequena para acolher as centenas de pessoas que participaram na sua despedida. Muitos vieram de longe, sobretudo da Angónia, de onde ele era natural.

A Missa de corpo presente, presidida pelo Bispo de Tete e concelebrada por 2 bispos do Malawi, o arcebispo de Blantyre e o Bispo de Zomba, e por 51 sacerdotes foi uma ocasião para rezar pela alma do Padre Vital e para agradecer a Deus pela vida e ministério deste sacerdote dedicado e amigo de todos. 

Dom Diamantino Guapo Antunes, na sua homilia deu o seguinte testemunho: "O Padre Vital, que pude bem conhecer nestes cinco anos como bispo de Tete, durante os quais foi o meu principal colaborador e confidente, foi um vivo retrato de amabilidade, disponibilidade, trabalho, caridade e fé. A Diocese de Tete, e todos os que com ele conviveram perderam um bom sacerdote, um bom amigo, que foi e continuará a ser uma referência moral e espiritual para todos. Muito obrigado padre Vital."

As mensagens fúnebres lidas no final da Missa confirmavam estas características destacadas pelo bispo e que foram cultivadas pelo padre Vital ao longo da sua nas suas relações dentro da Igreja e na sociedade.

O Governador da Província de Tete, Dr. Domingos Viola, destacou a colaboração e o diálogo construtivo do Padre Vital, em representação da Diocese de Tete, com os organismo do Governo a vários níveis.

O corpo do Padre Vital foi sepultado no cemitério de Mpadue, na cidade de Tete, no talhão reservado aos sacerdotes.

 

 Funeral 4 Funeral 2 Funeral 1

Falecimento do Padre Vital Adriano Conala - Diocese de Tete

É com muita tristeza que o Bispo de Tete comunica a notícia da morte do Padre Vital Adriano Conala, do Clero diocesano de Tete, Vigário Geral da Diocese de Tete, pároco das Paróquias de São Pedro e de Nossa Senhora de Fátima de Chimadzi. 

O falecimento ocorreu na manhã, dia 7 de Abril, na casa do clero, tendo como causa provável problemas cardiovasculares.

Padre Vital nasceu em aldeia de Khwathale, na Angónia-Tete a 1 de Janeiro de 1964. Frequentou o Seminário Propedêutico inter-diocesano da Beira, o Seminário Filosófico da Matola e o Seminário Teológico de São Pio X do Maputo. Foi ordenado sacerdote em 26 de Maio de 1996 para a diocese de Tete. Trabalhou os primeiros anos na Missão de Charre e na Missão de Inhangoma, distrito de Changara. De 2003 a 2014 esteve na Bélgica para estudos onde se doutorou em Teologia Dogmática. Depois de breve passagem pelas paróquias de Changara e Songo, foi nomeado pároco da Paróquia de São Pedro de Tete em 2016. Em 2019 foi nomeado Vigário Geral da Diocese de Tete.

Neste momento de dor, solidarizamo-nos com os seus familiares e todo o clero desta diocese, pela passagem para a Casa do Pai deste nosso irmão e sacerdote.

A Diocese de Tete está de luto. Agradecemos a Deus pelo dom da vida e da missão daquele que era o decano do clero diocesano de Tete em termos de idade.

O funeral será próxima Terça-feira, dia 9 de Abril. A Missa de corpo presente terá lugar pelas 10.30 na Catedral de Tete. O corpo será sepultado no cemitério de Mpadue, cidade de Tete no talhão reservado aos sacerdotes.

Tendo cumprido sua missão, ele foi chamado a viver na glória do Senhor. 

Seja-lhe dado, agora, participar da eternidade reservada para os que, na terra, foram amigos de Deus e fizeram sua vontade.

Rezemos pela sua alma. Peço aos sacerdotes que tenham como intenção da Missa alma deste nosso Irmão.

Unidos na oração

Vital

P Sandro

Partida do Padre Sandro Faedi. Um Grande Obrigado da Diocese de Tete

No dia  3 de Abril, o Padre Sandro Faedi deixou a Diocese de Tete e viajou para Itália.

A Diocese de Tete, e a Igreja Católica em Moçambique, muito tem a agradecer-lhe pelos seus mais de 20 anos de vida missionária em Moçambique, nas dioceses de Inhambane e Tete.

Em Tete, o Padre Sandro trabalhou em 3 momentos diferentes: de 2013 a 2015, como ecónomo diocesano e pároco da paróquia de São José de Tete; de 2017 a 2019 como Administrador Apostólico da Diocese; de 2021 a 2024 desempenhaado as tarefas de ecónomo diocesano e pároco-fundador da paróquia de São Daniel Comboni de Chingodzi-Tete.

Com muita dedicação e competência deu um importante contributo para o crescimento e consolidação da Diocese de Tete. Amou e serviu a Diocese sem olhar a esforços, procurando sobretudo  o seu bem e progresso.

Entre as suas acções e obras pastorais, destacamos a seguintes: reorganizou a Paróquia de São José de Tete num momento delicado da sua história, fez crescer a Comunidade de Canongola e edificou a elegante igreja de São Carlos Lwanga, conseguiu do Governo a devolução da igreja paroquial de São Paulo de Tete e restaurou a paróquia; obteve a devolução do antigo lar dos Estudantes e aí instalou a Escola Secundária São Tiago Maior e a Radio Diocesana. A sua última grande obra foi acompanhar o  nascimento e a consolidação da Paróquia de São Daniel Comboni e a construção da sua magnifica igreja paroquial, recentemente consagrada e inaugurada.

Os seus paroquianos despediram-se dele no passado Domingo de Páscoa entre lágrimas, louvores e agradecimentos. Partiu com a consolação da missão cumprida e de ver os frutos do seu trabalho. 

Só nos resta agradecer por tudo o que ele fez e pelo amor que tem pela Diocese de Tete.

As portas da Diocese de Tete estão sempre abertas para um novo regresso.

Obrigado-Tatenda-Zikomo-Takhuta

Cerimónia do Compromisso de Amanda Rafaella da Obra de Maria

No dia 25 de Março, Festa da Anunciação a Maria, na Paróquia de São Paulo de Tete, a Missionária Leiga, Amanda Rafaella, da Comunidade "Obra de Maria" emitiu o seu compromisso definitivo com a sua comunidade.

Presidiu à Missa o Bispo de Tete, concelebrada por um bom grupo de sacerdotes de diferentes paróquias da Diocese de Tete, juntamente com muitos fiéis da paróquia e outras pessoas convidadas.

Na homilia, Dom Diamantino Antunes dirigindo-se à Amanda disse: "A exemplo de Maria, também tu nesta Eucaristia vais pronunciar o teu SIM a Deus fazendo o teu compromisso definitivo na comunidade “Obra de Maria” de modo a que o Filho de Maria, Jesus seja conhecido e amado. Este é o teu compromisso: ser missionária como Maria. Tomada pela mão da Virgem Mãe e Missionária e sob o seu olhar, possas continuar a anunciar aos nossos irmãos, sobretudo os mais afastados da vida cristã, as misericórdias do Senhor. És chamada e confirmada assim a partilhar com todos o Evangelho da esperança e da paz".

A celebração foi também uma oportunidade de conhecer melhor a comunidade “Eis aí tua mãe – Obra de Maria”. Ela foi fundada em 1985, por Gilberto Gomes Barbosa, em Recife no Brasil, presente já a alguns anos em Moçambique e em Tete desde 2023.

A Comunidade Obra de Maria é constituída de missionários padres e leigos (celibatários, solteiros, casados) chamados a “Evangelizar de todas as formas com alegria” por meio de trabalhos de evangelização, retiros, peregrinações, Cenáculo Eis aí tua Mãe, chamados, também, de grupos de oração nas famílias e diversas atividades de cunho social, educacional, cultural, artísticas e desportivas.

A “Eis aí tua mãe – Obra de Maria” foi se configurando com as espiritualidades Carismática e Mariana.

Parabéns Amanda, parabéns Comunidade Obra de Maria. Que Deus vos cumule com todas as bênçãos e não vos canseis de testemunhar Jesus nesta cidade de Tete, entre os jovens, nas famílias, indo ao encontro de todos, sobretudo aqueles que estão mais afastados de Cristo e da sua Igreja.

Páscoa: Crismas e Abertura do Jubileu da Paróquia de São José de Tete

O Bispo de Tete, Dom Diamantino Guapo Antunes, depois de ter celebrado a Vigília Pascal na igreja Catedral de Tete, celebrou a Missa do Domingo de Páscoa na Paróquia de São José de Tete.

Foi a ocasião para abrir a celebração do Jubileu dos 50 anos da fundação desta paróquia situada na periferia de Tete, no Bairro Chipswede.

Na homilia, depois de ter falado sobre o significado da Páscoa, fez memória da história da Paróquia de São José, a qual foi criada por portaria de Dom Augusto César Alves Ferreira da Silva, segundo Bispo de Tete, no dia 21 de Dezembro de 1974, desmembrada da Paróquia de São Pedro de Tete e confiada aos Padres de Burgos. O primeiro pároco foi o Padre Vicente Berenguer Llopis. Nasceu no período de transição, e não teve vida fácil nos seus primeiros anos. Com a saída dos Padre Vicente, a Paróquia de São José foi confiada ao Padre Domingos Ferrão, do clero diocesano de Tete, que foi seus pároco até à sua morte em 2002. Desde 2014 a paróquia de São José de Tete passou do clero diocesano para os Padres Oblatos de São José.

Dom Diamantino congratulou-se com o rico programa das celebrações que vão decorre ao longo do ano, e motivou todos os fiéis, de modo particular os jovens, a aderirem a todas as iniciativas e serem os protagonista do hoje desta paróquia.

Antes do início da Missa, foi benzida a primeira pedra da gruta que será construida em honra de Nossa Senhora. Durante a Santa Missa, cuja liturgia foi animada pelo coro de Santa Cecília e o coro da comunidade católica anglófona, Dom Diamantino Antunes administrou o Santo Crisma e 50 fiéis, entre jovens e adultos. 50 crismados, tantos quantos os anos de existência e missão das Paróquia de Sáo José.

ONDE ESTAMOS

Cúria Diocesana - Tete

Rua Pe. Domingos Ferrão, 81
Caixa Postal 218. TETE

Telefone fixo:+ 258 252 22017
e-mail: diocesedetete@gmail.com

Atendimento: de 2ª a 6ª feira, das 8 às 12h.

CONTACTE-NOS