Santa Missa de Dia de Finados Celebrada em Tete

DIA DE FINADOS CELEBRADO NA DIOCESE DE TETE COM SANTA MISSA

O Dia de Finados, ou Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos, celebrado este ano em Moçambique no dia 3 de Novembro, é a data em que a Igreja Católica dedica suas orações, de modo especial, às almas de todos os seus fiéis.

Nesse dia, a comunidade cristã cumpre um dever de caridade, visitando cemitérios, oferecendo missas e orações em sufrágios de seus entes queridos falecidos, expressando a fé na ressurreição e a esperança do encontro eterno na Casa do Pai.

Em quase todas as paróquias da diocese de Tete foi celebrada a Santa Missa em sufrágio pelas almas, na certeza da ressurreição em Cristo.

Em Vila Ulonguè, o bispo de Tete, celebrou a Santa Missa, às 05h, no Cemitério de Ulonguè, junto das sepulturas dos Servos de Deus Padres João de Deus Kantedza e Sílvio Alves Moreira, e de outros missionários, onde aspergiu os túmulos com Água Benta e deu uma benção para todos os que estavam presentes, após a celebração.

Em sua homilia, Dom Diamantino Antunes explicou a razão da celebração do deia dos fiéis defuntos e convidou à meditação sobre a vida, a morte e a existência humana à luz da fé cristã.

Abertura da Paróquia de Santo Estevão de Lizulu-Ngundadzuwa, na Angónia

No Domingo, 2 de Novembro, foi erigida oficialmente a nova Paróquia de Santo Estevão de Lizulu-Ngundadzuwa, na Angónia. A cerimónia da abertura da Paróquia decorreu durante a Missa presidida pelo Bispo de Tete, Dom Diamantino Antunes, e concelebrada por um bom grupo de sacerdotes das diferentes paróquias de Angónia e Tsangano. Na mesma celebração, o Bispo de Tete deu posse ao primeiro pároco de Lizulu, o reverendo Padre Altino Marcos Chimalira, do clero diocesano de Tete. A celebração contou com a presença de centenas de fiéis católicos das comunidades cristãs da região. A Paróquia de Santo Estevão foi desmembrada da paróquia de Cristo rei de Mpenha. O seu território situa-se na fronteira com o Malawi, entre Njere, a norte, próximo do posto fronteiriço de Calomuè, e Mulangeni a sul. Uma faixa de 40 km ao longo da estrada nacional n. 1 do Malawi que liga Lilongwe a Blantyre. A Paróquia de Lizulu é constituída por 22 comunidades cristãs organizadas em 8 zonas pastorais. Trata-se de uma zona com grande densidade populacional e com uma grande percentagem de católicos. Na mesma ocasião Dom Diamantino Antunes apresentou aos fiéis as irmãs Missionárias que irão residir na Paróquia de Lizulu. Trata-se da congregação das Irmazinhas da Imaculada Conceição, uma congregação presente em Moçambique há largos anos e que começa agora a trabalhar na Diocese de Tete.

A criação da Paróquia de Lizulu responde a uma verdadeira necessidade pastoral de dar uma assistência religiosa mais próxima e continuada na região fronteiriça com o Malawi.

De 30 de Outubro a 2 de Novembro, Dom Diamantino Antunes fez visita pastoral à nova paróquia. Celebrou a Santa Missa e administrou o Sacramento do Crisma nas comunidades de Njere, Mulangueni, e Santa Maria de Nachilowe. No dia 1 de Novembro visitou as famílias na comunidade sede de Lizulu.

Desejamos à Paróquia de Santo Estevão de Lizulu e à sua equipa missionária uma fecunda acção pastoral.     

Dia de Festa e Acção de Graças na Escola Secundária de São José de Boroma

A Escola Secundária de São José de Boroma, Diocese de Tete, realizou no dia 28 de Outubro a festa conclusiva das actividades educativas, culturais e religiosas.

Pais, encarregados de educação, professores, equipa missionária reuniram-se para dar graças a Deus por mais um ano lectivo que se está a concluir e  no qual muito foi feito para elevar a qualidade educativa da escola, de modo a que seja, como já foi no passado, uma das escolas de referência da Província de Tete.

o Bispo de Tete presidiu à Santa Missa, animada pelos alunos da escola, e participada por um bom grupo de encarregados de educação. Durante a celebração receberam o Baptismo, Crisma e 1ª Comunhão um grupo de cinquenta alunos, dos internatos e da comunidade católica de Boroma, que se prepararam através de uma catequese organizada e adaptada para eles pela comunidade Sementes do Verbo.

Na homilia,  Dom Diamantino Antunes, recordou a todos a importância da educação integral da pessoa na sua dimensão humana, intelectual e espiritual. A escola de Boroma é uma referência neste tipo de educação que olha ao jovem em todas as suas dimensões. Apelou a todos, professores, alunos, encarregados de educação, para que cada um, segundo as suas capacidades e qualidades, contribua para o bom desempenho da escola.

No final, da celebração da Missa houve a entrega de prémios aos melhores alunos e professores, aos alunos que distinguiram ao longo do pela pontualidade, disciplina, limpeza e aprumo, frequência da biblioteca, participação nas actividades desportivas e religiosas, etc. Depois houve um almoço de convívio entre os alunos e os seus encarregados de educação.

A escola secundária comunitária de Boroma está em boas mãos. O seu nome está a reerguer-se pela seriedade e criatividade da sua gestão, na qual participa directamente a Igreja Católica através das Irmãs da Comunidade Sementes do Verbo da Missão de Boroma, que dirigem o internato masculino e feminino, e fazem parte do conselho da escola. 

--

40 Anos do Martírio dos Padres João de Deus Kamtedza e Silvio Alves Moreira

Como é habitual cada ano, centenas de católicos da Angonia reuniram-se em Chapotera, no local do martírio, para evocar o aniversário do assassinato dos padres jesuítas João de Deus Kamtedza e Silvio Alves Moreira. A Eucaristia foi presidida pelo bispo de Tete e concelebrada por um bom grupo de sacerdotes das paróquias da Vigararia da Angónia.
Os peregrinos chegaram a pé no dia anterior e passaram a noite em vigília de oração, fazendo memória agradecida da vida, missão e testemunho destes missionários que deram a vida pela fé e pelo amor ao seu povo.
Na homília, à luz da Palavra de Deus do dia, o Bispo de Tete, destacou o exemplo dos mártires de Chapotera e a actualidade do seu exemplo para os dias de hoje, de modo particular para a nação moçambicana que anseia por um diálogo inclusivo que conduza a uma paz verdadeira e duradoura. Dom Diamantino Antunes informou a assembleia sobre a fase romana do processo de beatificação e canonização que está a decorrer no Vaticano para o reconhecimento do martírio e santidade dos Servos de Deus. Convidou a todos a rezar para que o processo possa ter um bom êxito e em breve possamos ter os primeiros mártires moçambicanos reconhecidos pela Igreja Católica.

Peregrinação da Imagem de Nossa Senhora de Fátima na Cidade de Tete

Nem o forte calor da tarde do Domingo, 26 de Outubro, impediu a concentração de fiéis católicos nas 11 paróquias da cidade de Tete por onde passou a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima. A já tradicional Procissão de Nossa Senhora no último Domingo de Outubro, mês Mariano e Missionário, vai-se consolidando. 

O cortejo saiu às 13.00 da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima de Chimadzi. A imagem de Nossa Senhora de Fátima foi oferecida a esta paróquia pelo Santuário de Fátima em 2024. Montada num carro, acompanhada pelo Bispo, Vigário Geral, acólitos e alguns fiéis, a imagem de Nossa Senhora peregrinou pelas vias principais da cidade de Tete das duas margens do rio Zambeze, parando em cada uma das paróquias onde os párocos aguardavam, em um ambiente de oração e devoção, com um grupo de fiéis para uma saudação à Virgem Maria e a recitação de um mistério do Terço. Pelo caminho os católicos foram demonstrando o seu apreço e  carinho por Nossa Senhora. A peregrinação fez também uma paragem na recém criada paróquia de Nossa Senhora, Mãe de África, de Matundo-Celeste. Durante o itinerário, Padre Elton João, teve a oportunidade de fazer uma catequese mariana de modo a reavivar a consciência da riqueza do culto a Nossa Senhora e para sensibilizar os fiéis católicos e  a sociedade me geral para a o significado e importância do diálogo inclusivo que está a decorrer em Moçambique de modo a alcançar uma paz e reconciliação definitiva.A peregrinação da imagem de Nossa Senhora de Fátima terminou já depois das 18.00 na Catedral de Tete, onde Dom Diamantino Antunes fez a oração e bênção final.

Imagem WhatsApp 2025 10 26 às 18.38.01 d351af79 

--

ONDE ESTAMOS

Cúria Diocesana - Tete

Rua Pe. Domingos Ferrão, 81
Caixa Postal 218. TETE

Telefone fixo:+ 258 252 22017
e-mail: diocesedetete@gmail.com

Atendimento: de 2ª a 6ª feira, das 8 às 12h.

CONTACTE-NOS