Abertura da Nova Paróquia de São Marcos de Luia, Distrito de Chifunde

No sábado, 8 de Junho, Dom Diamantino Guapo Antunes inaugurou a nova Paróquia de São Marcos de Luia, na sede distrital de Chifunde, na região norte da Diocese Tete, a caminho da fronteira com a Zâmbia.

Antes da leitura do decreto da criação da Paróquia, o Bispo de Tete benzeu a igreja paroquial, um amplo edifício, que embora não esteja totalmente terminado, já acolhe as centenas de fiéis da vila de Luia.

A construção da igreja, junto à Estrada Nacional N 9, que liga Tete à Zâmbia, teve início em 2022 e é fruto do trabalho conjunto dos fiéis da nova paróquia e da Diocese de Tete. 

Durante a Santa Missa, foram crismados 61 fiéis, a quem o Bispo chamou à atenção para a sua responsabilidade enquanto primeiros frutos de uma paróquia em formação.

A Paróquia do Luía foi desmembrada da Paróquia de Santa Maria de Manje, distrito de Chiuta, e conta com 40 comunidades cristãs organizadas em 5 zonas pastorais: Luia, Chifunde, Cazimula, Cassacatiza e Mulimba.

Faz limite a Norte com a Zâmbia, Diocese de Chipata, a Oeste com as paróquias de Uncanha, Fingoè, no distrito da Marávia, a Sul com a Paróquia de Manje, e a Este com as paróquias de Chiritse, Furancungo e Nkantha.

Está confiada à cura pastoral do clero diocesano de Tete.

A partir de hoje, no distrito de Chifunde passam a existir 2 paróquias, Santa Teresinha do Menino Jesus de Nkantha, fundada em 2019, e São Marcos de Luia.

Com a criação da Paróquia de Luia a Diocese de Tete conta com 41 paróquias, sendo esta a 11ª paróquia criada por Dom Diamantino Antunes em 5 anos de episcopado em Tete.

Peregrinação da Legião de Maria ao Santuário Diocesano do Zobuè

Centenas de Legionários e Legionárias de diferentes paróquias da Diocese de Tete peregrinaram no fim de semana, de 25 a 26 de Maio, ao Santuário da Imaculada Conceição do Zobuè, para celebrar a conclusão do Mês de Maio, dedicado a Nossa Senhora. A peregrinação teve como lema: "Como Maria sejamos, discípulos e missionários do Evangelho". Na tarde de sábado realizou-se a Via Sacra, seguida da Santa Missa presidida pelo Bispo de Tete, Dom Diamantino Antunes. Durante a Missa o Bispo de Tete administrou o Sacramento da Confirmação a 12 jovens em recuperação na Fazenda da Esperança do Zobuè. Depois do jantar houve a recitação do Terço com procissão das velas. A noite foi passada em vigília de adoração ao Santíssimo Sacramento. Houve oportunidade para os peregrinos se confessarem com os sacerdotes presentes e falarem e se aconselhar com as missionárias que se disponibilizaram para o atendimento e o diálogo. No Domingo, de madrugada os peregrinos subiram o monte da Esperança e rezaram o terço junto da capelinha de Nossa Senhora da Piedade. A Missa conclusiva da Peregrinação foi presidida pelo Padre Filipe Ajuda Ernesto, director espiritual da Legião de Maria, em substituição do Bispo de Tete que se deslocou à Paróquia de Domuè para presidir à Eucaristia onde a Irmã Brigida Marcos, das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Victorias emitiu os seus votos perpétuos. A próxima peregrinação ao Santuário do Zobué será no dia 15 e 16 de Junho e nela participarão os membros do Apostolado de Oração-Rede Mundial de Oração do Papa. Agradecemos à Comunidade da Fazenda da Esperança do Zobuè pelo acolhimento prestado aos peregrinos e aos missionários e missionárias presentes neste evento eclesial.

 

445104412 980681710132745 7330957707318854665 n

Tomada de Posse do Novo Pároco de Matundo,Cidade de Tete

No passado Domingo, dia 14 de Abril, o Bispo de Tete deu posse ao novo pároco da Paróquia dos Santos Mártires da Uganda de Matundo, na cidade de Tete.

Trata-se do padre James Milward Kasitomu, mais conhecido por Padre Jaime, Missionário Comboniano natural do Malawi.

A cerimónia teve lugar durante a Eucaristia, com a participação de muitos fiéis. Depois da leitura da provisão de nomeação como pároco, o Padre Jaime fez a sua profissão de fé e juramento de fidelidade perante o Bispo de Tete. Dom Diamantino Antunes fez em seguida a entrega das chaves da igreja e do sacrário, sinais da tomada de posse da paróquia e compromisso de responsabilidade para bem servir e amar a comunidade paroquial que lhe foi confiada.

O padre Jaime, que trabalhou como missionário no Brasil Malawi e Zâmbia,  sucede ao padre Guilherme Chacón Rodriguez que foi pároco de 2021 a 2024. O Bispo de Tete na homilia desejou um fecundo trabalho pastoral ao novo pároco, apelando à colaboração leal e pronta de todos com ele para o bem da Paróquia de Matundo.

A Paróquia de Matundo, fundada em 1950, apesar de sucessivas divisões, continua a ser a maior paróquia da cidade de Tete e está em pleno crescimento. Além dos missionários Combonianos, fazem parte da equipa Missionária as irmãs Vicentinas.

Depois da Missa houve reunião do Bispo com o Conselho Pastoral Paroquial durante o qual se passou em resenha aqueles que são os desafios mais importantes que a paróquia tem pela frente, mormente a auto-sustentabilidade económica.

 

 

Publicação do Catecismo em Língua Cinynguè "Mapfunziso ya Moyo"

Depois da publicação em 2022 do Missal Dominical e das Festas em língua Cinyunguè, e em 2023 o livro com o Ritual dos sacramentos, sacramentais, bênçãos e Orações em língua cinyunguè; a Diocese de Tete acaba de publicar o Catecismo dos Adultos em língua Cinyungue "Mapfunzido ya Moyo". O catecismo imprimido pela Gráfica Almondina, em Portugal, tem uma tiragem de 4.000 exemplares e destina-se sobretudo à catequese dos "catecúmenos" em preparação ao Baptismo. A gtradução do catecismo foi feita por Mons. Domingos Ferrão e a sua última edição foi feita há 25 anos. O catecismo já se encontrava esgotado há bastante tempo. O catecismo foi actualizado com novos temas e é ilustrado com gravuras e desenhos realizados em Moçambique. Contêm 72 lições, acrescidas de um apêndice com as principais orações e formulas do Catecismo. A nova edição, há muito esperada, será de grande utilidade para os catequistas e catecúmenos das comunidades de língua cinyunguè, que precisam de um texto de Catequese adaptado à sua idade e cultura.

Na apresentação do livro, o Bispo de Tete, Dom Diamantino Guapo Antunes, faz votos que este catecismo sirva de instrumento valioso para apoio da catequese individual, familikar e comunitária dos nosso irmãos de lingua cinyunguè".

Missa Crismal na Catedral de Tete

MISSA CRISMAL NA CATEDRAL DE TETE

Terça-Feira, 26 de Março, pelas 18.00, na Sé Catedral de Tete, Dom Diamantino Guapo Antunes, presidiu à Santa Missa Crismal.

Concelebraram com o Bispo de Tete a quase totalidade dos 70 sacerdotes, entre diocesanos e missionários, que trabalham na Diocese de Tete.

Houve uma grande participação de fiéis das paróquias da cidade de Tete, entre quais muitos jovens que este ano receberão sacramento do Crisma.

De facto, além da renovação das promessas sacerdotais por parte dos sacerdotes, houve também o ritual da bênção dos óleos dos catecúmenos e dos enfermos e a consagração do óleo do Crisma.

Na homilia, Dom Diamantino Antunes, convidou os católicos de Tete acompanhar e apoiar os sacerdotes, com amizade: "Rezemos juntos por todos, de modo particular por aqueles sacerdotes que vivem com dificuldade e na solidão o seu trabalho pastoral de modo que se sintam ajudados e confortados pela amizade com o Senhor e com os irmãos".

Apelou aos sacerdotes para cuidarem bem dos católicos são confiados à sua cura pastoral; "Se os fiéis católicos têm o dever de cuidar bem dos seus padres, do mesmo modo os padres devem cuidar e respeitar todos os seus paroquianos.

...Meus irmãos sacerdotes não esqueçam quem faz a obra da igreja não somos nós, é o Espírito Santo de Deus. Nós somos apenas canais, aqueles que levam a Palavra de Deus para o povo de Deus para alimentá-lo e fazê-lo crescer".

Como já é habitual, o Bispo de Tete reuniu-se da parte da manhã com os sacerdotes diocesanos de Tete para uma reflexão sobre a importância da comunicação na vida comunitária e foi feita uma avaliação da situação de cada uma das comunidades sacerdotais diocesanas. À tarde reuniu-se com todos os sacerdotes em conselho presbiteral alargado onde foi feita uma avaliação da acção pastoral no primeiro trimestre deste ano pastoral dedicado à missão dos discípulos missionários. 

ONDE ESTAMOS

Cúria Diocesana - Tete

Rua Pe. Domingos Ferrão, 81
Caixa Postal 218. TETE

Telefone fixo:+ 258 252 22017
e-mail: diocesedetete@gmail.com

Atendimento: de 2ª a 6ª feira, das 8 às 12h.

CONTACTE-NOS