No Domingo, 2 de Novembro, foi erigida oficialmente a nova Paróquia de Santo Estevão de Lizulu-Ngundadzuwa, na Angónia. A cerimónia da abertura da Paróquia decorreu durante a Missa presidida pelo Bispo de Tete, Dom Diamantino Antunes, e concelebrada por um bom grupo de sacerdotes das diferentes paróquias de Angónia e Tsangano. Na mesma celebração, o Bispo de Tete deu posse ao primeiro pároco de Lizulu, o reverendo Padre Altino Marcos Chimalira, do clero diocesano de Tete. A celebração contou com a presença de centenas de fiéis católicos das comunidades cristãs da região. A Paróquia de Santo Estevão foi desmembrada da paróquia de Cristo rei de Mpenha. O seu território situa-se na fronteira com o Malawi, entre Njere, a norte, próximo do posto fronteiriço de Calomuè, e Mulangeni a sul. Uma faixa de 40 km ao longo da estrada nacional n. 1 do Malawi que liga Lilongwe a Blantyre. A Paróquia de Lizulu é constituída por 22 comunidades cristãs organizadas em 8 zonas pastorais. Trata-se de uma zona com grande densidade populacional e com uma grande percentagem de católicos. Na mesma ocasião Dom Diamantino Antunes apresentou aos fiéis as irmãs Missionárias que irão residir na Paróquia de Lizulu. Trata-se da congregação das Irmazinhas da Imaculada Conceição, uma congregação presente em Moçambique há largos anos e que começa agora a trabalhar na Diocese de Tete.
A criação da Paróquia de Lizulu responde a uma verdadeira necessidade pastoral de dar uma assistência religiosa mais próxima e continuada na região fronteiriça com o Malawi.
De 30 de Outubro a 2 de Novembro, Dom Diamantino Antunes fez visita pastoral à nova paróquia. Celebrou a Santa Missa e administrou o Sacramento do Crisma nas comunidades de Njere, Mulangueni, e Santa Maria de Nachilowe. No dia 1 de Novembro visitou as famílias na comunidade sede de Lizulu.
Desejamos à Paróquia de Santo Estevão de Lizulu e à sua equipa missionária uma fecunda acção pastoral.