Peregrinação de Grupos Corais da Diocese de Tete ao Santuário do Zobue

De 13 a 15 de Outubro os grupos corais das paróquias da Diocese de Tete realizaram a sua primeira peregrinação ao Santuário da Imaculada Conceição do Zobuè. Tratou-se da primeira peregrinação dos cantores ao Santuário Diocesano. Alguns grupos vieram de muito longe, como foi o caso do grupo coral da paróquia de Uncanha (Marávia-Zumbo), de Fingoè (Marávia) e de Nkhanta (Chifunde). A peregrinação foi organizada pela Comissão Diocesana de Liturgia e contou também com a participação do Bispo de Tete, de alguns sacerdotes e irmãs religiosas. Foram centenas os peregrinos que se deslocaram ao Zobuè, alguns pela primeira vez.

No programa da peregrinação constavam a celebrações habituais: Missa, Terço, Via-Sacra, subida ao Monte da Esperança, confissões, adoração eucarística, etc. A manhã do 14 de Outubro foi dedicada ao festival dos coros.  O tema do festival era o Evangelho de São Mateus e o lema era: "O Bom Pastor dá a vida pelas suas ovelhas". Durante meses os membros dos grupos corais, a nível diocesano, leram o Evangelho de São Mateus e compuseram as letras e a melodia dos cânticos. Houve festivais a nível das paróquias por Vigararias para a selecção dos coros que participariam no festival diocesano.

Perante uma numerosa plateia, no sábado, dia 15 de Outubro, os 22 coros finalistas, oriundos das vigararias de Tete, Angónia, Mange e Uncanha-Marávia cantaram e encantaram os presentes. Foi uma longa maratona sinfónica e polifónica que mostrou quanto o cântico litúrgico é amado e bem cultivado pelos católicos da diocese de Tete.

Um Júri composto por diferentes membros , analisou de forma rigorosa o desempenho de cada grupo coral tendo em consideração vários itens da actuação: musica, letra, apresentação, etc. Venceu o Coro de São Pedro e São Paulo de Chipindu, a nova paróquia fundada no passado mês de Setembro. 

Na Missa conclusiva da peregrinação, o Bispo de Tete, Dom Diamantino Antunes, agradeceu o importante ministério litúrgico-catequético desenvolvido pelos grupos corais nas comunidades cristãs da diocese de Tete.

Grupos corais 2 Grupos corais 5 Grupos corais 1 Grupos corais 3

Falecimento da Irmã Isabel Malizane Manuel

FALECIMENTO

Hoje, dia 4 de Setembro, faleceu a Irmã ISABEL MALIZANE MANUEL, da Congregação de São José Cluny, da Comunidade de Vila Ulonguè.

A morte deu-se quando viajava de Zobuè, onde estava de férias em sua casa, para Vila Ulonguè, onde trabalhava. Provavelmente a morte teve causas do foro cardiaco.

Poucos depois de terem partido para a Casa do Pai dois missionários jesuítas que trabalhavam na Angóra, agora Deus chamou a Si aIrmã Isabel.

Tendo cumprido sua missão ao lado dos seus, ela foi chamada a viver na glória do Senhor.

Seja-lhe dada, agora, participar da eternidade reservada para os que, na terra, foram amigos de Deus e fizeram a sua vontade.

Rezemos pelo eterno descanso da sua almaa. Manifestamos a nossa solidariedade e proximidade  à sua família de sangue,  às Irmãs de São José de Cluny e oa smisionários e missionárias da Angónia.

Que Deus Pai, fonte de todas as consolações, a todos conforte neste momento de dor.

Unidos na oração

Óbito: Irmã Maria Zilda de Oliveira Filipe

No passado Domingo, dia 29 de Janeiro, faleceu em Portugal a Irmã Maria Zilda de Oliveira Filipe, Missionária Doroteia portuguesa que trabalhou muitos anos em Moçambique, particularmente na Diocese de Tete. Tinha 93 anos de idade. Nasceu a 9 de Junho de 1929, em Abrantes (Portugal), ingressou no Instituto de Santa Doroteia (Doroteias) onde professou de votos perpétuos em 6 de Fevereiro de 1960. Missionária em Moçambique, chegou à diocese de Tete a 6 de Setembro de 1969. Trabalhou como professora na Escola de Formação de Professores de Vila Coutinho (actual Vila Ulonguè) e na Escola Secundária Mártires de Wiriyamu, em Tete, onde foi professora de português de matemática.

Ao longo da sua fecunda vida missionária na diocese formou muitos jovens na dimensão intelectual, humana e religiosa. Deu-se com muita caridade ao serviço da pastoral e da promoção humana. Estando em Portugal, e com idade avançada, manteve-se sempre interessada pela situação em Moçambique e pela diocese de tete em particular.

O funeral da Irmã Zilda será amanhã, quarta-feira em Lisboa.

Rezemos pela sua alma e agradecemos a Deus pelo dom da sua vocação e serviço missionário em terras de Tete.

Diamantino Antunes

Formação dos Assessores da Infância Missionária na Vigararia de Tete

Realizou-se de 27 a 29 de Janeiro um curso de formação para assessores da Infância e Adolescência Missionária das Paróquias da Vigararia de Tete.

A formação decorreu na Paróquia dos Santos Mártires de Uganda de Matundo e foi organizada pela Comissão Diocesana da das Pontifícias Obras Missionárais, que tem como responsável o Padre Sérgio Pedro Jassitene, pároco de Manje.

Participaram 46 jovens que já fizerem uma caminhada na Infância missionária e que agora assumem a responsabilidade de animar este movimento missionários nas suas paróquias.

Trata-se de ajudar as crianças e adolescentes a serem missionários entre elas seguindo o lema: "criança evangeliza criança".

A formação concluiu-se com a Santa Missa presidida pelo Bispo de Tete, Dom Diamantino Antunes. Ele apelou aos novos assessores da Infância missionária que sejam generosos e activos no seu serviço de animação missionária nas suas comunidades, sobretudo entre os mais novos de modo a sermos uma igreja de baptizados que são discípulos missionários. 

No fina da Missa, antes da bênção, Dom Diamantino Antunes entregou a cada um dos participantes na formação um diploma e uma cópia do Evangelho de São Mateus.

IMG 20230130 WA0108 IMG 20230130 WA0167

Graduação das Crianças das Escolinhas da Diocese

O ano escolar está a terminar. É tempo de avaliação e graduação. Também as escolinhas estão encerrando para férias.

A Diocese de Tete nas paróquias de muitas das nossas vilas e cidades tem uma cada vez maior e mais qualificada rede de ensino pré-primário.

No total são 13 escolinhas em funcionamento, de Inhangoma ao Domuè, do Fingoè até Changara e Chitima. No próximo ano está prevista a abertura das escolinhas de Tsangano, Songo e Zobuè-Fazenda da Esperança. Este conjunto de escolinhas é frequentado por mais de 1000 crianças, dos 3 aos 6 anos de idade, dos mais variados estractos sociais. Além das primeiras letras, as crianças, acompanhadas por monitoras e Irmãs Missionárias, socializam e interiorizam os valores humanos e espirituais da pedagogia católica.

Nestes dias, as escolinhas graduaram centenas de crianças que no próximo ano ingressarão no ensino primário levando consigo uma boa bagagem intelectual e humana.

O contributo da Igreja Católica à educação na província de Tete começa nestas escolinhas e prolonga-se no ensino primário, secundário, técnico e universitário

Escolinhas 4 Escolinhas 1 Escolinhas 5 Escolinhas 3

ONDE ESTAMOS

Cúria Diocesana - Tete

Rua Pe. Domingos Ferrão, 81
Caixa Postal 218. TETE

Telefone fixo:+ 258 252 22017
e-mail: diocesedetete@gmail.com

Atendimento: de 2ª a 6ª feira, das 8 às 12h.

CONTACTE-NOS