O Bispo de Tete, Dom Diamantino Antunes, aproveitou da sua passagem por Portugal para visitar e encontrar-se, no dia 10 de Outubro, com os seminaristas da diocese de Tete enviados a estudar no seminário maior da Arquidiocese de Évora.
Logo pela manhã visitou na Paróquia de Samora Correia, próximo de Lisboa, o Padre Ananias Cambo Milissão, sacerdote diocesano de Tete, enviado este ano para formar-se em Direito Canónico. Ele vive e colabora como vigário paroquial na Paróquia de Samora Correia. Frequenta o 1º ano no Instituto Superior de Direito Canónico na Universidade Católica de
Lisboa. Está bem integrado e com empenho consegue compatibilizar a atividade académica com a actividade pastoral.
Em seguida, Dom Diamantino Antunes, deslocou-se à cidade de Évora para se encontrar com os seminaristas de Tete que frequentam, desde o início de Setembro, o Seminário Maior de Nossa Senhora da . Dois estudam no 1º Ano de Filosofia, o Clemente Vicente Daquire, da Paróquia de Santa Teresinha de Nkhanta, distrito de Chifunde, e o Crizaldo Piloto Chitucula da Paróquia de São Pedro de Tete, e dois no 1º Ano de Teologia, o Malizane Alfanete Luís, da Paróquia de São Marcos de Luia, e o Caliano Fernando Cesário, da Paróquia de São José de Boroma.
Primeiro encontrou-se com o reitor do seminário, Padre Gustavo Quiroga, e em seguida com os seminaristas. Com eles visitou também o Instituto Superior de Teologia de Évora onde estudam. Os seminaristas vão-se integrando gradualmente na nova realidade sócio-cultural e aproveitando bem as oportunidades formativas que lhe são oferecidas pelo seminário. O Bispo
terminou a visita com a celebração da Santa Missa para toda a comunidade do seminário de São José, um dos mais antigos de Portugal, fundado em 1577.
Ao fim do dia, Dom Diamantino Antunes, encontrou-se com o Arcebispo de Évora, Dom Francisco Senra Coelho, para agradecer e reforçar a colaboração com a Diocese de Tete.