No sábado, 8 de Junho, Dom Diamantino Guapo Antunes inaugurou a nova Paróquia de São Marcos de Luia, na sede distrital de Chifunde, na região norte da Diocese Tete, a caminho da fronteira com a Zâmbia.
Antes da leitura do decreto da criação da Paróquia, o Bispo de Tete benzeu a igreja paroquial, um amplo edifício, que embora não esteja totalmente terminado, já acolhe as centenas de fiéis da vila de Luia.
A construção da igreja, junto à Estrada Nacional N 9, que liga Tete à Zâmbia, teve início em 2022 e é fruto do trabalho conjunto dos fiéis da nova paróquia e da Diocese de Tete.
Durante a Santa Missa, foram crismados 61 fiéis, a quem o Bispo chamou à atenção para a sua responsabilidade enquanto primeiros frutos de uma paróquia em formação.
A Paróquia do Luía foi desmembrada da Paróquia de Santa Maria de Manje, distrito de Chiuta, e conta com 40 comunidades cristãs organizadas em 5 zonas pastorais: Luia, Chifunde, Cazimula, Cassacatiza e Mulimba.
Faz limite a Norte com a Zâmbia, Diocese de Chipata, a Oeste com as paróquias de Uncanha, Fingoè, no distrito da Marávia, a Sul com a Paróquia de Manje, e a Este com as paróquias de Chiritse, Furancungo e Nkantha.
Está confiada à cura pastoral do clero diocesano de Tete.
A partir de hoje, no distrito de Chifunde passam a existir 2 paróquias, Santa Teresinha do Menino Jesus de Nkantha, fundada em 2019, e São Marcos de Luia.
Com a criação da Paróquia de Luia a Diocese de Tete conta com 41 paróquias, sendo esta a 11ª paróquia criada por Dom Diamantino Antunes em 5 anos de episcopado em Tete.