No primeiro Domingo de Advento, dia 27 de Novembro, na Paróquia de Santa Maria de Manje, Distrito de Chiuta, um grupo de seminaristas da Diocese de Tete que frequentam o Seminário de São Pio X do Maputo fizeram a sua admissão aos ministérios do Leitorado e do Acolitado.
A cerimónia teve lugar durante a Missa presidida pelo Bispo de Tete, Dom Diamantino Antunes, concelebrada pelos padres responsáveis do Seminário de Tete (Padre Agnano e Padre Ananias), os Padres de Manje (Padre Sergio e o Padre Eliseu) e pelo Padre Isaías, Redentorista da Paróquia de Furancungo e foi testemunhada por uma vasta assembleia de fiéis de Manje.
Ao todo, foram 6 seminaristas que deram mais um passo rumo ao sacerdócio, destes, dois receberam o Ministério do Leitorado, quarto o Ministério do Acolitado. A Instituição dos ministérios da Palavra e do Serviço do Altar é uma etapa importantíssima da caminhada de cada um deles, pois trata-se de uma verdadeira confirmação da Igreja acerca do discernimento vocacional de cada um. Os seminaristas do 3° ano de Teologia - Dimione Mlauze (Paróquia do Zumbo), Frank Banda (Paróquia de Tsangano), Hermínio Vasco (Paróquia de Changara) e Coutinho Sebastião (Paróquia de Vila Ulonguè) - receberam o Ministério do Acolitado, o tornaram-se aptos para auxiliar o sacerdote nas ações litúrgicas, e Santa Missa, como distribuir a Sagrada Comunhão.
Os seminaristas que passaram para o 2° ano de Teologia – Stivin Elias (Paróquia de Fingoè) e Jaime Joaquim (Paróquia de Inhangoma) receberam o Ministério do Leitorado e passam a poder fazer a leitura da Palavra na durante a liturgia, tanto na missa como nos outros atos sagrados.
Estes são passos que todos os seminaristas seguem para a chegada do tão sonhado dia da ordenação presbiteral. Neste momento os seminaristas da Diocese de Tete estão de férias nas suas paróquias de origem onde desenvolverão actividade pastoral.