Visita Pastoral à Paróquia de São Francisco de Sales de  Chipindu, na Angónia

Notícias da Diocese Acessos: 16

O Bispo de Tete realizou a Visita Pastoral à Paróquia de São Francisco de Sales de  Chipindu, na Angónia, de 15 a 18 de Setembro. Acompanhado pelo pároco, Padre Linus Joseph, e pela equipa missionária, Padres Franselianos e Irmãs Pequenas Missionárias da Imaculada Conceição, visitou as comunidades cristãs de Mpatsa, Chipindu, Mpandula e Camilulu. Em todas as celebrações , muito concorridas pelos fiéis católicos, Dom Diamantino Guapo Antunes, escutou os relatórios das zonas pastorais e na sua catequese falou da origem, identidade e missão da Igreja Católica e da Igreja diocesana. Informou também sobre o andaneto da criação da futura diocese de Vila Ulonguè, da qual a paróquia de Chipindu fará parte e do processo de beatificação dos Mártires de Chapotera, os Servos de Deus Padres João de Deus Kamtedza e Sílvio Alves Moreira. Seguiu-se a Eucaristia e administração do Sacramento do Crisma em cada zona pastoral visitada.

A celebração central da visita pastoral foi no dia 16 de Setembro, na sede paroquial de Chipindu, onde durante a Santa Missa o bispo de Tete instituiu 27 Ministros Extraordinário da Distribuição da Sagrada Comunhão conferiu o Sacramento do Crisma a 235 fiéis.

A Paróquia de Chipindu foi criada em 2023, com o desmembramento da Paróquia de Domuè. è composta por 72 comunidades cristãs, organizadas em 16 zonas pastorais e 3 áreas pastorais: Chipindu, Dambolongondo e Mpandula.  Devido á extensão da paróquia e o elevado número de católicos e comunidades cristãs, o bispo de Tete, em concordância com a equipa missionária e o conselho paroquial, programou para 2028 a criação da nova Paróquia de Mpandula, com o desmembramento da Paróquia de Chipindu,

Imprimir