Encontro das Novas Comunidades na Diocese de Tete

De 20 e 21 de Fevereiro  aconteceu na Missão  de São José de Boroma o primeiro encontro das novas comunidades na Diocese de Tete. Com o lema “Novas comunidades e Inserção  na igreja local” esse encontro foi idealizado pelo Bispo Diocesano, Dom Diamantino Antunes , que convidou a a Comunidade Shalom para ajudar a dinamizar o encontro.  A comunidade Shalom é uma das comunidades mais antigas em Moçambique!
Esse encontro foi, nas palavras do bispo de Tete um encontro historico “Estamos a fazer história em Moçambique, hoje a Diocese de Tete é a Diocese que mais tem a presença de novas comunidades(…) esse encontro é uma forma de preservar a vossa identidade e ajudar a Diocese a vos conhecer; quem são, qual o vosso trabalho”
Na Diocese de Tete as novas comunidades são ainda uma realidade muito nova e consequentemente pouco conhecida. A primeira Comunidade a chegar foi a Canção Nova em 2019, com uma imersão missionaria na Paróquia do Zobwe.
Assim a igreja local vê as novas comunidades como institutos e congregações religiosas, e Dom Diamantino tem se preocupado em inserir na Diocese esse conhecimento.
Nesse encontro, criou-se uma coordenação Diocesana das novas comunidades, com a Obra de Maria e a Canção Nova na direção. A ideia do bispo é que esses encontros sejam anuais.
As novas comunidades que estavam presentes no encontro: Canção Nova, Fazenda da Esperança, Fraternidade o Caminho, Obra de Maria, Sementes do Verbo e o movimento dos Jovens Sarados.
O bispo de Tete apresentou aos missionários presentes no encontro o que a igreja espera das novas comunidades e a grande esperança que são  para a vida na igreja católica  de Tete.