Falecimento do Padre Vital Adriano Conala - Diocese de Tete

É com muita tristeza que o Bispo de Tete comunica a notícia da morte do Padre Vital Adriano Conala, do Clero diocesano de Tete, Vigário Geral da Diocese de Tete, pároco das Paróquias de São Pedro e de Nossa Senhora de Fátima de Chimadzi.

O falecimento ocorreu na manhã, dia 7 de Abril, na casa do clero, tendo como causa provável problemas cardiovasculares.

Padre Vital nasceu em aldeia de Khwathale, na Angónia-Tete a 1 de Janeiro de 1964. Frequentou o Seminário Propedêutico inter-diocesano da Beira, o Seminário Filosófico da Matola e o Seminário Teológico de São Pio X do Maputo. Foi ordenado sacerdote em 26 de Maio de 1996 para a diocese de Tete. Trabalhou os primeiros anos na Missão de Charre e na Missão de Inhangoma, distrito de Changara. De 2003 a 2014 esteve na Bélgica para estudos onde se doutorou em Teologia Dogmática. Depois de breve passagem pelas paróquias de Changara e Songo, foi nomeado pároco da Paróquia de São Pedro de Tete em 2016. Em 2019 foi nomeado Vigário Geral da Diocese de Tete.

Neste momento de dor, solidarizamo-nos com os seus familiares e todo o clero desta diocese, pela passagem para a Casa do Pai deste nosso irmão e sacerdote.

A Diocese de Tete está de luto. Agradecemos a Deus pelo dom da vida e da missão daquele que era o decano do clero diocesano de Tete em termos de idade.

O funeral será próxima Terça-feira, dia 9 de Abril. A Missa de corpo presente terá lugar pelas 10.30 na Catedral de Tete. O corpo será sepultado no cemitério de Mpadue, cidade de Tete no talhão reservado aos sacerdotes.

Tendo cumprido sua missão, ele foi chamado a viver na glória do Senhor.

Seja-lhe dado, agora, participar da eternidade reservada para os que, na terra, foram amigos de Deus e fizeram sua vontade.

Rezemos pela sua alma. Peço aos sacerdotes que tenham como intenção da Missa alma deste nosso Irmão.

Unidos na oração

Vital