Inauguração das Novas Instalações Educativas da Fazenda Esperança do Zobue

No dia 4 de Março, Dom Diamantino Guapo Antunes, Bispo de Tete, presidiu à inauguração da Sala de Aprendizagem do Centro Infantil Chitaitai e de um bloco de 2 salas da Escola Primária na Fazenda da Esperança do Zobuè. 

O Centro Infantil, inaugurado em 9 de Agosto de 2023, acolhe 160 crianças dos 3 aos 6 anos das aldeias situadas à volta da Fazenda da Esperança do Zobuè, sobretudo da aldeia de Mwezi. O Centro, respondendo ás necessidades locais,  dá a possibilidade de um desenvolvimento educacional, protecção, alimentação e acompanhamento integral. 

Para dar continuidade ao projecto educativo de qualidade do Centro Infantil Chitaitai, os responsáveis da Fazenda Esperança, em coordenação com a Diocese de Tete e a Direcção Provincial de Educação de Tete, decidiram construir uma Escola Primária para acolher as crianças que terminam a sua formação no Centro Infantil e ingressam no ensino primário.

Hoje, foram inauguradas as primeiras 2 salas de aulas da Escola Primária. Durante a cerimónia, as autoridades administrativas presentes no evento destacaram o importante contributo dado pela Igreja Católçica na educação das crianças no Posto Administrativo do Zobuè, no distrito de Moatize.

Recordamos que o local onde está a funcionar esta importante e inovadora instituição de ensino se encontra no espaço do antigo Seminário de São João de brito do Zobuè onde, depois de recuperado pela Diocese de Tete, funciona a Comunidade Terapêutica Masculina Fazenda da Esperança e o Santuário Diocesano da Imaculada Conceição. Em 2025, o antigo Seminário do Zobuè celebrará 75 anos da sua fundação


Imprimir   Email