Páscoa: Crismas e Abertura do Jubileu da Paróquia de São José de Tete

O Bispo de Tete, Dom Diamantino Guapo Antunes, depois de ter celebrado a Vigília Pascal na igreja Catedral de Tete, celebrou a Missa do Domingo de Páscoa na Paróquia de São José de Tete.

Foi a ocasião para abrir a celebração do Jubileu dos 50 anos da fundação desta paróquia situada na periferia de Tete, no Bairro Chipswede.

Na homilia, depois de ter falado sobre o significado da Páscoa, fez memória da história da Paróquia de São José, a qual foi criada por portaria de Dom Augusto César Alves Ferreira da Silva, segundo Bispo de Tete, no dia 21 de Dezembro de 1974, desmembrada da Paróquia de São Pedro de Tete e confiada aos Padres de Burgos. O primeiro pároco foi o Padre Vicente Berenguer Llopis. Nasceu no período de transição, e não teve vida fácil nos seus primeiros anos. Com a saída dos Padre Vicente, a Paróquia de São José foi confiada ao Padre Domingos Ferrão, do clero diocesano de Tete, que foi seus pároco até à sua morte em 2002. Desde 2014 a paróquia de São José de Tete passou do clero diocesano para os Padres Oblatos de São José.

Dom Diamantino congratulou-se com o rico programa das celebrações que vão decorre ao longo do ano, e motivou todos os fiéis, de modo particular os jovens, a aderirem a todas as iniciativas e serem os protagonista do hoje desta paróquia.

Antes do início da Missa, foi benzida a primeira pedra da gruta que será construida em honra de Nossa Senhora. Durante a Santa Missa, cuja liturgia foi animada pelo coro de Santa Cecília e o coro da comunidade católica anglófona, Dom Diamantino Antunes administrou o Santo Crisma e 50 fiéis, entre jovens e adultos. 50 crismados, tantos quantos os anos de existência e missão das Paróquia de Sáo José.