Seminaristas Maiores da Diocese de Tete Recebem Ministérios na Paróquia de Manje

No primeiro Domingo de Advento, dia 27 de Novembro, na Paróquia de Santa Maria de Manje, Distrito de Chiuta, um grupo de seminaristas da Diocese de Tete que frequentam o Seminário de São Pio X do Maputo fizeram a sua admissão aos ministérios do Leitorado e do Acolitado.

A cerimónia teve lugar durante a Missa presidida pelo Bispo de Tete, Dom Diamantino Antunes, concelebrada pelos padres responsáveis do Seminário de Tete (Padre Agnano e Padre Ananias), os Padres de Manje (Padre Sergio e o Padre Eliseu) e pelo Padre Isaías, Redentorista da Paróquia de Furancungo e foi testemunhada por uma vasta assembleia de fiéis de Manje.

Ao todo, foram 6 seminaristas que deram mais um passo rumo ao sacerdócio, destes, dois receberam o Ministério do Leitorado, quarto o Ministério do Acolitado. A Instituição dos ministérios da Palavra e do Serviço do Altar é uma etapa importantíssima da caminhada de cada um deles, pois trata-se de uma verdadeira confirmação da Igreja acerca do discernimento vocacional de cada um. Os seminaristas do 3° ano de Teologia - Dimione Mlauze (Paróquia do Zumbo), Frank Banda (Paróquia de Tsangano), Hermínio Vasco (Paróquia de Changara) e Coutinho Sebastião (Paróquia de Vila Ulonguè) - receberam o Ministério do Acolitado, o tornaram-se aptos para auxiliar o sacerdote nas ações litúrgicas, e Santa Missa, como distribuir a Sagrada Comunhão.

Os seminaristas que passaram para o 2° ano de Teologia – Stivin Elias (Paróquia de Fingoè) e Jaime Joaquim (Paróquia de Inhangoma) receberam o Ministério do Leitorado e passam a poder fazer a leitura da Palavra na durante a liturgia, tanto na missa como nos outros atos sagrados.

Estes são passos que todos os seminaristas seguem para a chegada do tão sonhado dia da ordenação presbiteral. Neste momento os seminaristas da Diocese de Tete estão de férias nas suas paróquias de origem onde desenvolverão actividade pastoral.

IMG 20221127 WA0044 IMG 20221127 WA0038


Imprimir   Email