Visita dos Bispos Católicos do Malawi à Diocese de Tete

A convite de Dom Diamantino Guapo Antunes, visitaram a Diocese de Tete de 19 a 22 de Março 4 bispos do Malawi: Dom George Tambala, arcebispo de Lilongwe, Presidente da Conferência Episcopal do Malawi, Dom Thomas Msusa, arcebispo de Blantyre, Dom Peter Chifukwa, Bispo de Dedza, e Dom Alfred Chaima, bispo de Zomba. O programa da visita foi muito intenso e variado.

O primeiro dia foi dedicado à Vigararia Angónia, tendo visitado as paróquias de Chabwalo, Lifidzi, Vila Ulonguè e Msaladzi. Peregrinaram também em romagem a Chapotera, visitando o local onde foram assassinados os Servos de Deus Padres João de Deus Kamtedza e Sílvio Alves Moreira, tendo também rezado e feito deposição de flores nas suas sepulturas no cemitério de Vila Ulonguè. Nesse dia pernoitaram na Fazenda da esperança do Zobuè onde celebraram a Eucaristia e tiveram um encontro com os missionários e os jovens em terapia na Fazenda da Esperança de São João de Brito.

O segundo dia da visita, dia 20 de Março, foi dedicado a visitar a cidade de Tete. À  tarde visitaram a Missão de São José de Boroma onde celebraram a Eucaristia com a equipa missionária, catequistas, alunos e comunidade local.

No terceiro dia, 21 de Março, visitaram a Paróquia do Songo e a Hidroelétrica de Cahora-Bassa. Há noite, na Catedral de Tete houve Eucaristia presidida pelo arcebispo de Lilongue e concelebrada pelos restantes bispos, com  participação de uma grande assembleia litúrgica onde marcaram presença os movimentos laicais existentes nas paróquias da cidade de Tete. Seguiu-s eo jantar oferecido pelo movimento Mães Católicas.

O último dia da visita, 22 de Março, visitaram a Paróquia de Tsangano, onde celebraram a Santa Missa com a comunidade local, e a Paróquia de Fonte Boa. em todos os lugares visitados os bispos foram acolhidos com muito carinho e simpatia pelos missionários e pelos fiéis católicos.

Esta visita histórica, pois foi a primeira vez que aconteceu, é de grande importância para a consolidação do caminho de colaboração entre a Diocese de Tete e as dioceses vizinhas do Malawi. Existe disponibilidade em aprofundar os laços históricos existentes e que são muito vivos entre os católicos dos dois países.