Visita Pastoral à Nova Paróquia de São Marcos de Lúia, Distrito de Chifunde

Dom Diamantino Antunes, depois da abertura da Paróquia de São Marcos de Luía no passado dia 8 de Junho, realizou a primeira visita pastoral a esta nova paróquia da Diocese de Tete.

Foi dada prioridade à região norte da paróquia, ao longo da fronteira com a Diocese de Chipata, na Zâmbia.

No dia 10 de Junho visitou a zona pastoral de Mulimba na comunidade de São Domingos de Akufa. Aqui se reuniram centenas de fiéis de diferentes comunidades cristãs. Estavam também presente um grupo de católicos da Paróquia de Kafumbwe acompanhado por um sacerdote da diocese de Chipata. Durante a Missa o Bispo de Tete crismou 71 fiéis.

No dia seguinte, 11 de Junho, Dom Diamantino Antunes celebrou a Eucaristia na Comunidade Cristã de São Mateus de Nsadzu, onde administrou o Crisma a 31 fiéis. Em seguida, reuniu-se com o Conselho pastoral da Área Pastoral de Cassacatiza. Encorajou os animadores e catequistas a estarem unidos entre si e com a Diocese e juntos colaborarem para o crescimento e consolidação da nova paróquia da qual fazem parte. apesar da distância de sede paroquial de Luía, cerca de 130 km, eles devem sentir a paróquia como sua e senti-la como próxima. Da parte da tarde, Dom Diamantino Antunes visitou e abençoou algumas  familias em suas casas na localidade fronteiriça de Cassacatiza.

A visita pastoral terminou no dia 12 de Junho com Missa e celebração do crisma na Comunidade de São Lucas de Cazimule, a qual fica no meio entre Cassacatiza e Luia.

Durante a visita pastoral, o Bispo de Tete foi acompanhado pela equipa missionária de Manje e Luia, os Padres Sérgio Pedro e Eliseu Bonifácio, do clero diocesano, e as Irmãs do Sagrado Coração de Maria.


Imprimir   Email