Visita Pastoral à Paróquia do Cristo Rei de Mpenha- Angónia

Dom Diamantino Guapo Antunes, de 11 a 16 de Setembro, fez visita pastoral à Paróquia de Mpenha, na Angónia.

Acompanhado pelos Padres José Floriano e Altino Marcos, do clero diocesano de Tete, responsáveis pela paróquia, o Bispo de Tete celebrou a Eucaristia e administrou o sacramento do Crisma nas comunidades de Massumbe, Alane, Yohani, Nzati, Efeso, Njiragoma, Mpenha, Lizulu e Kachere.

No dia 14 de Setembro, Festa da Exaltação da Santa Cruz, subiu com inúmeros fiéis ao Monte Mpenha onde no seu cume está fixada a cruz de Cristo que vela e abençoa a vastas planícies da Angónia até ao Malawi.

Esta é terceira visita pastoral que o Bispo de Tete efectua à Paróquia de Mpenha, fundada em 1965, pelo Padre Teodoro Rebelo, Jesuíta. Impressiona o crescimento do número de comunidades cristãs nestes últimos 4 anos fruto do trabalho bem organizado e perseverante dos sacerdotes com os catequistas e animadores. Em 2019 a paróquia era constituída por 23 comunidades cristãs organizadas em 5 zonas pastorais. Em 2023 estão a funcionar 40 comunidades cristãs organizadas em 10 zonas pastorais. Um milagre de multiplicação e crescimento de comunidades. Algumas das comunidades visitadas por Dom Diamantino Antunes são de recente fundação. Estão bem organizadas e já construiram a sua capela em tijolo e cobertas com chapas de zinco.

Perante este aumento de comunidades cristãs e devido a necessidades de melhor assistência pastoral está-se  a trabalhar para a fundação de uma nova paróquia com o desmembramento da paróquia de Mpenha. A nova paróquia situar-se em Lizulu, na fronteira com o Malawi.


Imprimir   Email