Missionários da Diocese de Tete Recebem Condecoração do Papa Francisco

O Papa Francisco quis reconhecer e distinguir 3 missionários da Diocese de Tete: os Padres Alberto Font, David Ferreira da Silva e Sandro Faedi com a condecoração Potifícia “Pro Ecclesia et Pontefice”. A cerimónia de entrega da medalha de honra ao Padre Alberto Font realizou-se no dia 11 de Agosto na Missão de Boroma, enquanto a entrega ao Padre David e ao Padre Sandro deu-se no Domingo dia 13 de Agosto no Santuário do Zobuè por ocasião da peregrinação diocesana.

A cerimónia da entrega da medalha foi presidida por Mons. Anthony Paul, encarregado de Negócios da Nunciatura Apostólica em Moçambique. Dom Diamantino Antunes, Bispo de Tete, fez a apresentação da vida e obra destes dois missionários que estão doando as suas vidas à missão em Moçambique e particularmente na diocese de Tete.

Esta é a distinção mais importante conferida pela Igreja Católica a sacerdotes e leigos pela Igreja Católica que se distinguem pela fidelidade e pelo serviço à Igreja.

  Condecorações 1 Condecorações 3  Condecorações 2 

 

Conclusão da fase Diocesana do processo de Beatificação e Canonização dos Mártires de Chapotera Angónia

No sábado, 12 de Agosto, no Santuário Diocesano do Zobuè, Diocese de Tete, realizou-se a cerimónia de conclusão da fase diocesana do processo de beatificação e canonização dos Servos de Deus, Padres João de Deus Kamtedza e Sílvio Alves Moreira, Mártires de Chapotera.

O processo tinha iniciado no dia 20 de Novembro de 2021 com o juramento dos membros da comissão de inquérito nomeada pelo Bispo de Tete. Esta comissão de Janeiro de 2022 a Junho de 2023 interrogou as testemunhas que conheceram os Servos de Deus durante a sua vida e têm informações sobre o seu martírio e fama de martírio.

Terminada a recolha de todos os testemunhos, incluindo a documentação arquivistica, foi preparado um dossier bem documentado sobre a vida e o martírio dos dois Servos de Deus, 1.500 páginas, o qual foi entregue hoje pelo Bispo de Tete em caixas sigiladas ao responsável da Nunciatura Apostólica em Moçambique, Mons. Paul Anthony, o qual as fará chegar ao Dicastério das Causas dos Santos em Roma.

Os Servos de Deus Padre João de Deus Kamtedza e Slvio Alves Moreira, como sublinhou Dom Diamantino Guapo Antunes, na sua homilia, foram bons pastores, sofreram com o seu povo, procuraram sempre a paz e a reconciliação. Puseram ao serviço de Deus e dos homens as suas qualidades humanas espirituais, vivendo o seu ideal missionário. Foram assassinados no dia 30 de Outubro de 1985 próximo da residência missionária de Chapotera, Missão de Lifidzi, na Angónia. Os corpos foram encontrados no dia 4 de Novembro, tendo sido enterrados no cemitério de Vila Ulongwe nesse dia.

Na cerimónia de conclusão da fase diocesana do processo de beatificação e canonização participaram muitas centenas de católicos oriundos de todas as paróquias da diocese de Tete que participaram na peregrinação diocesana ao Zobuè.

 

Mártires Chapotera 2 Mártires Chapotera 3 Mártires Chapotera 1 Mártires Chapotera 6           Mártires Chapotera 5 Mártires Chapotera 4

Festa de S. João Maria Vianney Padroeiro do Seminário da Diocese de Tete

No dia 4 de Agosto, a Igreja Católica faz memória de São João Maria Vianney, padroeiro dos sacerdotes e do Seminário Propedêutico da Diocese de Tete.

Para celebrar esta data o seminário programou uma Missa de acção de graças na qual participaram os seminaristas e representantes dos professores e amigos do seminário.

A Missa foi presidida pelo Bispo de Tete, Dom Diamantino Guapo Antunes, e concelebrada por um grupo de sacerdotes.

Na homilia, Dom Diamantino sublinhou a importância do seminário para a Diocese, considerando-o a primeira paróquia da diocese pois é aqui que se formam os pastores para as comunidades cristãs. Convidou os seminaristas a deixarem-se formar no espírito e virtudes de São João Maria Vianney para serem bons ministros de Deus e pastores zelosos a exemplo dos Servos de Deus Padre João de Deus Kamtedza e Sílvio Alves Moreira, Mártires de Chapotera, cujo encerramento da fase diocesana do processo e beatificação e canonização está programada para o próximo dia 12 de Agosto, no Santuário do Zobuè.

Agradeceu à equipa formadora do seminário, aos professores e todos aqueles que apoiam o seminário e os seminaristas. Convidou os presentes a rezar pelas vocações, pelos seminaristas e pelos sacerdotes da diocese.

   Seminário 2 Seminário 3

Padre Alberto Font Recebe Condecoração do Papa Francisco em Boroma

O padre Alberto Font, Missionário espanhol, do Instituto das Missões Estrangeiras de Espanha (ex Padres de Burgos) foi condecorado no dia 12 de Agosto com a medalha “Pro Ecclesia et Pontefice” atribuída pelo Papa Francisco. É o reconhecimento a Igreja Católica a um missionário que dedicou toda a sua vida a Moçambique. Nasceu em 1931 e chegou a Moçambique em 1957. São 66 anos consecutivos ao serviço das Diocese de Tete e do povo moçambicano em diferentes missões: Uncanha-Marávia (1957-1970), Inhangoma-Mutarara (1971-1973), Changara (1976-2005) em Songo desde 2006 até hoje.

O Padre Alberto recebeu a condecoração do Papa durante a Missa presidida pelo Bispo de Tete no Santuário de São José na Missão de Boroma. Na homilia, Dom Diamantino Guapo Antunes, agradeceu ao Padre Alberto pela sua vida de dedicação aos mais pobres na diocese de Tete. Sublinhou o seu zelo apostólico, a sua caridade pastoral e o seu empenho pela libertação da terra e dos homens em Moçambique. Pelo seu empenho em favor da justiça e da paz foi expulso de Moçambique em 1973, levando consigo o relatório do massacre de Wiriyamu que depois foi divulgado a nível internacional.

O Padre Alberto recebeu das mãos do encarregado de negócios da Nunciatura Apostólica em Moçambique, Mons. Suman Paul Anthony, a condecoração do Papa Francisco.

Obrigado Padre Alberto pelo teu testemunho missionário. Que Deus te conserve em saúde ain da por muitos anos. Tatenda.

Condecoração 2  Condecoração 3 Condecoração 4

Bispo de Tete Visita Paróquia de São João de Brito de Tsangano

No dia 7 de Agosto o Bispo de Tete, Dom Diamantino Antunes, deslocou-se à Paróquia de São João de Brito de Tsangano para encontrar-se com a Superiora Geral das Irmãs Postelianas, Irmã Maria Tom, que está a fazer visita à comunidade das Irmãs da sua congregação que residem e e trabalham na paróquia desde 2022.

Foi a ocasião para fazer uma avaliação sobre a presença e actividade das missionárias nesta jovem paróquia fundada em 2020 na sede distrital de Tsangano, confiada aos Padres Diocesanos de Tete, e ao mesmo tempo traçar caminhos para o futuro. Juntos visitaram a escolinha paroquial que começou a funcionar este ano e que acolhe crianças dos 3 aos 6 anos para a sua educação e socialização.

Os católicos de Tsangano em bom número acolheram com alegria a visita. O Bispo presidiu à Missa na igreja paroquial e agradeceu o testemunho cristão e o trabalho de evangelização realizado pelas irmãs Postelianas na paróquia e suas comunidades cristãs. Os católicos de Tsangano, com a generosidade que lhes é característica, presentearam as Irmãs e o Bispo com um ofertório variado e abundante, oferecendo o fruto do seu trabalho: batata, milho, couve, etc.

Dom Diamantino Antunes aproveitou a ocasião de ver a residência dos padres que está em construção junto da igreja paroquial. Uma casa grande, bem construída e que já está na fase final da sua construção. É de destacar que são os católicos da paróquia de Tsangano que estão construindo e financiando a construção da casa para os seus padres. Cada família faz anualmente a oferta de 1 saco de milho (masika) e a comunidade faz outras colectas especiais para construção da casa. Um bom exemplo que deve ser imitado pelas outras paróquias da diocese de Tete. Quando o Povo de Deus está motivado e organizado faz milagres. Aqui está um exemplo. Parabéns católicos de Tsangano.

Tsangano 1

ONDE ESTAMOS

Cúria Diocesana - Tete

Rua Pe. Domingos Ferrão, 81
Caixa Postal 218. TETE

Telefone fixo:+ 258 252 22017
e-mail: diocesedetete@gmail.com

Atendimento: de 2ª a 6ª feira, das 8 às 12h.

CONTACTE-NOS