Dom Diamantino Antunes Preside à Tomada de Posse do Novo Pároco de Zóbué

No domingo, 6 de Agosto, O Bispo de Tete deu posse ao novo pároco da Paróquia da Imaculada Conceição do Zobuè. Trata-se do Padre Gilmar Soares de Abreu da Comunidade Canção Nova.

Foram muitos os católicos de Zobuè que participaram na Missa durante a qual o novo pároco, na presença do Bispo fez a sua profissão de fé e o juramento de fidelidade. Recebeu das mãos de Dom Diamantino Antunes as chaves da Igreja paroquial e do sacrário, sinais do cuidado que o pároco deve ter para com a comunidade cristã e a Eucaristia.

Na homilia, o Bispo de Tete pediu ao Padre Gilmar para continuar o trabalho pastoral realizado pelos párocos anteriores com o mesmo zelo e ardor missionário. Convidou a pautar a sua acção pastoral pela escuta e cooperação apostólica com todos. Insistiu para cuide bem de todas as comunidades cristãs e fiéis, de modo particular os jovens, que são a garantia de futuro da paróquia do Zobuè.

A Paróquia do Zobue foi fundada em 1949 e este ano vai iniciar a preparação para a celebração do jubileu dos 75 anos da sua fundação que será celebrado em 2014. A Comunidade Canção Nova assumiu a Paróquia de Zobuè em 2019. A mesma comunidade é responsável pela cura pastoral do Santuário diocesano do Zobuè. A paróquia contam também com a colaboração das Irmãs Mercedárias Missionárias, presentes em Nkondezi, e com a Comunidade Fazenda da Esperança que se dedica a recuperação de jovens das drogas e alccol.

Para 2024 é prevista a chegada das Missionárias da Canção Nova para Zobuè.

Desejamos ao Padre Gilmar um fecundo apostolado missionário.

Zóbue posse 1   Zóbue posse 4  Zóbue posse 3 

Ministros Extraordinários da Distribuição da Comunhão da Vigaria de Tete fazem Peregrinação ao Santuário de São José de Boroma

Os Ministros Extraordinários da Distribuição da Sagrada Comunhão das Paróquias da Vigararia de Tete (cidade de Tete, Moatize, Changara e Boroma) peregrinaram de 29 a 30 de Julho ao Santuário de São José de Boroma. Os 110 ministros leigos presentes, além dos  momentos de oração (Via Sacra, Terço, Adoração Eucarística e Missa) foi uma ocasião para formação e partilha de experiências sobre a vivência deste importante serviço nas diferentes comunidades cristãs. O Ministério Extraordinário da Santa Comunhão nasceu depois do Concílio Vaticano II (1962-1965) pela necessidade de apoio aos ministros ordinários (bispos, presbíteros e diáconos) na missão tão ampla de evangelização, como faziam as primeiras comunidades cristãs (At 6, 3).

O Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão é um leigo ou leiga a quem é dada a permissão, temporária ou permanente, de distribuir a comunhão aos fiéis na missa e em outras circunstâncias, tendo também outras funções.

A faculdade de escolher ministros extraordinários da Sagrada Comunhão foi dada pelo Papa Paulo IV com a instrução Immensae Caritatis, de 1973. Os leigos podem a partir dessa data além da distribuição da Eucaristia dentro e fora da Missa,  fazer a Exposição do Santíssimo Sacramento e presidir a celebração da Palavra. 

A peregrinação foi participada pelo Bispo de Tete,Dom Diamantino Guapo Antunes. Na sua intervenção, além de invocar a comemoração dos 50 anos da instituição do Ministério da distribuição da Sagrada Comunhão, recordou os critérios para a a selecção, preparação e provisão dos ministros leigos. Agradeceu igualmente a colaboração e o trabalho realziado nas comunidades cristãs por todos os ministros presentes na peregrinação.

Peregrinação Diocesana e Encerramento da Fase Diocesana do Processo de Beatificação dos Mártires de Chapotera-Angónia

Informam-se os fiéis da nossa Diocese da conclusão da fase diocesana do processo de beatificação e canonização dos Servos de Deus, Padres João de Deus Kamtedza e Sílvio Alves Moreira, Mártires de Chapotera.

O processo iniciou no dia 20 de Novembro de 2021, no Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Conceição de Zobuè, com o juramento dos membros da comissão de inquérito nomeada por mim.

Esta comissão de Janeiro de 2021 a Junho de 2023 interrogou as testemunhas que conheceram os Servos de Deus durante a sua vida e têm informações sobre o seu martírio e fama de martírio.

Terminada a recolha de todos os testemunhos, incluindo a documentação arquivistica, foi preparado um dossier bem documentado sobre a vida e o martírio dos dois Servos de Deus o qual será enviado, através da Nunciatura Apostólica em Moçambique, ao Santo Padre através da Congregação da Causa dos Santos, em Roma.

O encerramento da fase diocesana do processo (sessão de clausura) terá lugar no dia 12 de Agosto de 2023, no Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Conceição, no Zobuè, por ocasião da peregrinação diocesana.

Aproveito a ocasião para informar-vos que no dia 13 de Agosto, sempre no Santuário do Zobuè, será conferida ao Padre David Ferreira da Silva SJ e ao Padre Sandro Faedi IMC a Medalha “Ecclesia et Pontefice”, pedida ao Santo Padre pela Diocese de Tete, pelos serviços relevantes prestados à Igreja. Também o Padre Alberto Font receberá a mesma condecoração a qual será entregue no dia 11 de Agosto no Santuário de São José de Boroma.

Para o encerramento do processo dos Mártires de Chapotera e para a entrega da medalha “Ecclesia et Pontifice” contaremos com a presença do encarregado de negócios (representante do Papa) da Nunciatura  Apostólica em Moçambique.

 

Missão de Boroma: Profissões Religiosas na Comunidade Sementes do Verbo

A Missão/Santuário de São José de Boroma viveu neste Domingo, 30 de Julho, a cerimónia da Profissão religiosa de 2 Irmãos, a Profissão Perpétua de 4 Irmãs e a Consagração na Ordem das Virgens de 4 Irmãs. Trata-se de um grupo de religiosos e religiosas da Comunidade Sementes do Verbo que desde Fevereiro de 2023 residem e trabalhem na Missão de Boroma.

A cerimónia ocorreu durante a celebração da Santa Missa presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém e concelebrada por Dom Diamantino Guapo Antunes, Bispo de Tete.

Os membros da comunidade Semente do Verbo realizam um caminho de compromisso comunitário com várias etapas. Na ocasião da cerimônia, três professaram os primeiros votos (Irmão João Elias e Irmão Jeremias), que receberam o Hábito Religioso da Comunidade Sementes do Verbo, momento conhecido como Tomada de Hábito. Quatro Irmãs se consagraram a Ordem das Virgens Consagradas e quatro Irmãs professaram os votos perpétuos. A Superiora Geral das Sementes do Verbo, Irmã Maria Sarah, participou da cerimônia.

A consagração na Ordem das Virgens das Irmãs constitui uma cerimónia original na diocese de Tete e em Moçambique. As Irmãs Maria Filomena, Noemi, Maria Verónica e Thalita prostraram-se em frente do altar. Este acto simboliza a humildade e a súplica a Deus daqueles que se reconhecem como pequenos diante da grandeza de Deus. É a entrega do corpo e da alma. Durante a prostração a assembleia cantava as ladainhas pedido a intercessão de Nossa Senhora e dos Santos para que os dons e graças possam ser derramadas. O Bispo nesse momento fez a oração de consagração e entrefa da Aliança às irmãs, simbolizando o Casamento entre Deus e a Igreja, o amor e a fidelidade.

No início da celebração, o Bispo de Tete, Dom Diamantino Antunes, disse aos inúmeros fiéis presentes que esta celebração que testemunhariam era mais um sinal de ressurreição da  histórica Missão de Boroma, pois aqui em 1885 chegaram os primeiros religiosos, Jesuítas, e as primeiras Irmãs religiosas em Moçambique, as Irmãs de São José de Cluny, em 1890.

A missão que acolheu a vida religiosa em Moçambique há tantos anos, rejubilou por esta cerimónia de consagração religiosa.

IMG 20230730 WA0054 IMG 20230730 WA0061 IMG 20230730 WA0058 IMG 20230730 WA0035

Irmãs Missionárias do Precioso Sangue Celebram 100 anos de Presença em Moçambique e 25 anos em Tete

No Domingo, 24 de Julho, a Catedral de São Tiago de Tete,  foi pequena para acolher todos aqueles que participaram na Missa da abertura do centenário da presença das Irmãs Missionárias do Precioso Sangue em Moçambique e os 25 anos da fundação da sua comunidade religiosa na cidade de Tete. Além dos fiéis da paróquia da Catedral, marcaram presença um bom grupo de Irmãs de diferentes congregações e as autoridades do Estado, nomeadamente a Secretária de Estado e o Governador da Província de Tete.

Na homilia, o bispo de Tete, Dom Diamantino Guapo Antunes, agradeceu a presença e trabalho das Irmãs do Precioso Sangue em Moçambique e em particular em Tete. Convidos as Irmãs a fazer memória e a reler a história fascinante da sua vida e missão em Moçambique. Uma história marcada pela presença da mão bondosa de Deus. 

As Irmãs do Precioso Sangue foram fundadas pelo Abade Trapista Franz Pfanner, em 8 de Setembro de 1885 no Natal, África do Sul,. O fundador queria que as Irmãs fossem colaboradoras na obra de evangelização e na promoção integral da mulher africana. Quarenta anos depois da sua fundação, no dia 15 de Junho de 1924, chegou o primeiro grupo de Irmãs à Missão de São José de Boroma, actual diocese de Tete. As dificuldades por que passava a missão, o calor, a malária e outras adversidades tornaram a sua presença em Boroma difícil, sacrificada e efémera. Em 1925 faleceu de malária a superiora, Irmã Leboina Klempt. Em 2 de Maio de 1926, dois anos depois da vossa chegada, o Bispo achou melhor transferir-vos para Lourenço Marques (Maputo) onde iniciastes a fundação do Colégio Europeu.

Em 1998, há 25 anos, as Irmãs do Precioso Sangue voltaram a trabalhar em Tete, para assumir a direcção do Lar Beata Anuarite destinada a jovens universitárias e no ano 2006 abriram no Bairro Filipe Samuel Magaia, sempre na cidade de Tete, o Centro Chikulupiro para o apoio aos mendigos (idosos/as) e crianças pobres. Colaboram pastoralmente na paróquia da Catedral e na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima de Boroma. 

O carisma das Irmãs do Precioso Sangue, dom do Espírito à Igreja, nasceu em resposta ao clamor dos mais pobres. É semente que encontrou solo fecundo no coração dos moçambicanos.

 

Precioso Sangue 2 Precioso Sangue 3  Precioso Sangue 4

ONDE ESTAMOS

Cúria Diocesana - Tete

Rua Pe. Domingos Ferrão, 81
Caixa Postal 218. TETE

Telefone fixo:+ 258 252 22017
e-mail: diocesedetete@gmail.com

Atendimento: de 2ª a 6ª feira, das 8 às 12h.

CONTACTE-NOS