Peregrinação do Apostolado da Oração ao Santuário do Zobué-Tete

Centenas de membros do Apostolado da Oração - Rede Mundial de Oração do Papa - de diferentes paróquias da Diocese de Tete peregrinaram este fim de semana, 24 e 25 de Junho, ao Santuário Diocesano da Imaculada Conceição do Zobuè.

A peregrinação dos membros do Apostolado da Oração é motivada pela devoção ao Sagrado Coração de Jesus e a Nossa Senhora, pelo fortalecimento da fé, pelas intenções de oração, pela comunhão fraterna e pela busca da santidade.

Os peregrinos chegaram no Sábado de manhã. Na tarde houve a celebração da Via Sacra, a Missa e a Adoração Eucarística durante toda a noite animada por turnos.

Na madrugada de Domingo, os peregrinos subiram o Monte da Esperança e recitaram o Terço junto da capelinha de Nossa Senhora da Piedade. Depois da descida do monte, seguiu-se a Missa Solene onde entre outras intenções se deu graças a Deus por mais um aniversário da independência de Moçambique e se rezou pela paz e prosperidade no país.

Foi também uma ocasião de agradecimento pelas graças alcançadas. Os peregrinos assumiram o compromisso com a oração como meio de se aproximarem de Deus nas suas vidas e de evangelização.

.No final da Eucaristia foi apresentado a nova direcção do Apostolado da Oração a nível da Diocese de Tete e o novo director diocesano, o Padre Fernando Muller, Jesuíta, pároco de Msaladzi.

A peregrinação, presidida pelo Bispo de Tete, Dom Diamantino Antunes, foi a segunda realizada pelo Apostolado da Oração.

Um agradecimento muito especial ao reitor do santuário, Padre Clayton Luís, e à Fazenda da Esperança pelo acolhimento aos peregrinos e pelo trabalho de melhoramentos no Santuário

Visita Pastoral do Bispo de Tete à Paróquia de Nossa Senhora das Graças de Tete

De 20 a 24 de Junho o Bispo de Tete, Dom Diamantino Antunes, fez visita pastoral à Paróquia de Nossa Senhora das Graças de Matema, na cidade de Tete.
 
Um programa intenso permitiu ao Bispo de Tete visitar mais uma vez as 9 comunidades cristãs da paróquia, 6 comunidades rurais (Revubue, Maziwiri, Mathinthi, Kaunge, Mphandue e Cambewe), situadas na localidade de Moatize-Sede, e as 3 comunidades urbanas (Bamba, Chingodzi e Matema), situadas na cidade de Tete, Bairo Cjingodzi.

Acompanhado pelo pároco, Padre Frederic Adzeu e  pelo vice-pároco Padre Benoit Kouakoua, Missionários de África, o celebrou a Eucaristia e o Sacramento do Crisma nas comunidades e avaliou a situação pastoral local.

No último dia visita, Dom Diamantino reuniu-se com o Conselho Pastoral Paroquial, e em seguida benzeu e colocou a primeira pedra da construção da futura igreja paroquial dedicada a Nossas das Graças. Segui-se a Eucaristia com administração de 67 crismas a fiéis da comunidade da sede.

A paróquia de Matema foi criada em 2016 e está confiada aos Missionários de África contando com a colaboração pastoral das Irmãs de São José de Cluny.

Aberttura do Ano Jubilar da Paróquia de Inhangoma - Mutarara

No domingo, 11 de Junho, a Paróquia de Nossa Senhora do Carmo de Inhangoma, distrito de Mutarara, deu início à preparação do Jubileu dos 75 anos da fundação da Paróquia de Inhangoma, a paróquia mais a sul da Diocese de Tete.

A Missão/Paróquia de Inhangoma foi fundada em 10 de Maio de 1949 na povoação de Cassano pelos Padres Francisco Schupp e Marino Vicenzo, dos Missionários de África. Devido às inundações do rio Zambeze e do rio Chire, a missão foi em seguida transferida para a povoação de Traquino onde se situa hoje.

A Missão de Inhangoma é uma das mais importantes missões da diocese de Tete. Neste ângulo de terra entre rios, a chamada ilha de Inhangoma, surgiram comunidades cristãs vivas composta por boas famílias católicas. Os missionários, as missionárias e os catequistas-professores formaram gerações de jovens que deram prestígio ontem e hoje à missão.

A Missa de abertura, presidida pelo Bispo de Tete, Dom Diamantino Guapo Antunes, foi precedida pela procissão do Corpo do Senhor. Foram centenas os católicos de Inhangoma e de suas comunidades que participaram na procissão e na celebração da Missa, durante a qual o Bispo de Tete administrou o sacramento do Crisma a 170 fiéis, a maior parte dos quais jovens.

No final da Missa o Bispo abençoou e entregou ao animador de cada comunidade cristã uma imagem, em forma de capela, da padroeira da missão: Nossa Senhora do Corpo.

Ao longo do ano do jubileu a imagem passará de casa em casa e permanecerá nos seio das famílias para um momento de oração e de bênção.

Outras iniciativas estão previstas, nomeadamente, a preparação de uma resenha histórica da Missão de Inhangoma, a celebração de matrimónios, o reforço da catequese e da formação dos catequistas, etc.

Desde 2022, a Missão de Inhangoma está confiada a uma equipa missionária formada pelas Irmãs Pobres de Jesus e os Padres e Irmãos Pobres de Jesus. A missão,além da bonita igreja, recentemente restaurada, conta com a residência dos padres, a residência das irmãs, uma Escola Secundária, Lares masculino e feminino, Centro de Saúde, Escolinha, etc.

O Jubileu está prevista ser encerrado em 11 de Junho de 2024.      

Inhangoma 1  Inhangoma 2  Inhangoma 4

Celebração do Dia Mundial da Consciencialização do Albinismo na Catedral

Embora seja no dia 13 de Junho que se celebra o Dia Mundial da Consciencialização do Albinismo, por várias razões, celebramos hoje este dia aqui na cidade e igreja Catedral de Tete por iniciativa da Associação Zé Manuel Pinto (AZEMAP) que há anos a esta parte se dedica a um trabalho de grande mérito em prol das pessoas portadoras de albinismo.

Por feliz coincidência hoje celebramos na liturgia católica a festa do Imaculado Coração de Maria. Feliz coincidência porque como recordou o Bispo de Tete na sua homilia na Missa, Maria é mãe, não só de Jesus, mas também de todos os amigos de Jesus, de todos nós, sobretudo dos mais fracos, indefesos, descriminados, necessitados como é o caso dos portadores de albinismo".

Na Missa participaram crianças, jovens e adultos portadores de albinismo, seus familiares, a direcção da AZEMAP e as autoridades civis a nível provincial. Seguiu-se depois da Missa um momento cultural no salão da catedral durante o qual foram proferidos alguns discursos e testemunhos.

O Dia Mundial da Consciencialização do Albinismo é celebrado anualmente desde 2014 e pretende erradicar os preconceitos e o estigma de que as pessoas albinas são vítimas. O tema deste ano, é «Inclusão é Força». O objetivo é garantir a inclusão das vozes das pessoas com albinismo em todos os setores da vida.

Visita Pastoral à Paróquia de Charre-Mutarara

O Bispo de Tete,  Dom Diamantino Antunes,  fez visita pastoral á paróquia de São Pedro Claver de Charre entre 8 e 10 de junho.
Visitou a comunidade de Chulu, na fronteira com o Malawi, a sede paroquial de Charre e a comunidade de Mutarara.  Em todas as comunidades o Bispo de Tete presidiu à  Santa Missa e administrou o sacramento do Crisma. 
Esta visita acontece em seguida à  criação da paróquia de Doa, desmembrada da paróquia de Charre. 
 
 

ONDE ESTAMOS

Cúria Diocesana - Tete

Rua Pe. Domingos Ferrão, 81
Caixa Postal 218. TETE

Telefone fixo:+ 258 252 22017
e-mail: diocesedetete@gmail.com

Atendimento: de 2ª a 6ª feira, das 8 às 12h.

CONTACTE-NOS