Diocese de Tete: Missa Crismal e Início do Tríduo Pascal

A Igreja Católica inicia hoje o Tríduo Pascal, celebração central do calendário litúrgico católico ligado à paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

Anualmente, em Quinta-feira Santa ou Missa Crismal, os presbíteros renovam as promessas sacerdotais, consagra-se o azeite com o perfume da Confirmação, conhecido por óleo crisma e que serve também para a ordenação dos Presbíteros e dos Bispos, para a dedicação da igreja e do altar e benzem-se o azeite da unção pré-baptismal dos catecúmenos e o azeite para a unção dos enfermos.

Na celebração da Missa Crismal, põe-se também em relevo a unidade eclesial à volta do bispo e a origem pascal de todos os sacramentos. A Missa crismal teve lugar na Catedral de Tete Terça-Feira à noite para dar a possibilidade aos sacerdotes, sobretudo os que residem em paróquias distantes de Tete, poderem estar presentes hoje para a celebração da Missa da Última Ceia.

O clero da Diocese esteve presente em grande número, 55 sacerdotes, que trabalham nas 36 paróquias existentes. Na homilia, Dom Diamantino Guapo Antunes, agradeceu o trabalho realizado pelos sacerdotes e convidou-os a servir o Povo de Deus com zelo celebrando dignamente a Santa Liturgia. Afirmou o Bispo de Tete: “Nós, sacerdotes, que fomos chamados, consagrados, ungidos e sempre enviados, renovemos o coração para o dom sempre novo e sejamos dom inestimável no presbitério e para quem servimos na comunhão e na missão que nascem do mistério celebrado na liturgia. Precisamos de o repetir muitas vezes para ser cada vez mais verdade na vida de cada um de nós: Presidir em nome de Cristo e em nome da Igreja significa SERVIR”.

A Missa Crismal foi celebrada na igreja Catedral de Tete, igreja mãe e mestra da diocese, que agora apresenta uma beleza interior muito rica depois de um trabalho de pintura e decoração realizado com muita mestria e dedicação pelas Irmãs da Comunidade Semente do Verbo.

 IMG 20230405 WA0013 IMG 20230405 WA0008 IMG 20230405 WA0031 IMG 20230405 WA0094

Centenário do Nascimento de Dom Luís Gonzaga Ferreira da Silva, Bispo de Lichinga

Hoje, dia 2 de Abril, passam 100 anos do nascimento de Dom Luís Gonzaga Ferreira da Silva, segundo bispo de Lichinga, e grande missionário jesuíta na diocese de Tete.

Nascido a 2 de Abril de 1923 em Rebordões, Portugal e falecido a 7 de Agosto de 2013 na Missão de Lifidzi, diocese de Tete, D. Luís  deu ao longo da sua longa vida missionária um grande testemunho de dedicação para com Deus e com o seu povo, nunca deixando de ir ao encontro dos seus irmãos.

Missionário em Moçambique desde 1955. Foi pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima da Beira, superior das missões de Boroma e Lifidzi e reitor do seminário diocesano de Zóbuè, na Diocese de Tete. Foi eleito bispo de Vila Cabral no dia 10 de Novembro de 1972, consagrado em 17 de Dezembro. Deu entrada na diocese em 20 de Dezembro do mesmo ano. Em 26 de Julho de 1976 a diocese de Vila Cabral passa a chamar-se diocese de Lichinga. Depois de ter resignado em 2003, voltou à diocese de Tete para voltar à Angónia onde serviu até aos seus últimos dias na Missão de Lifidzi e na Missão de Domuè.

Grande evangelizador, mais com o exemplo do que com as palavras, foi um testemunha corajoso nos tempos difíceis da revolução e da guerra. Despojado, amigo dos pobres, ajudou muita gente sem pedir nada em troca. Um missionário de fé, caridade e coragem.

Há alguns meses atrás, em acto de homenagem e gratidão, um grupo de antigos alunos e amigos arranjou a sua campa no cemitério da Missão de LIfidzi

 IMG 20221218 WA0027.IMG 20221218 WA0024

 

 

Missionários de Inhamgoma e Charre Apoiam Deslocados da Tempestade Tropical "Freddy"

A tempestade tropical "Freddy" também causou danos materiais e sofrimento na Província/Diocese de Tete, nomeadamente no Distrito de Mutarara. O ciclone passou como depressão tropical tendo chovido ininterruptamente entre 11 e 14 de Março.

Os missionários e as missionárias das Paróquias de Charre e Inhangoma viveram de perto o drama das inundações e mantiveram informada a Diocese de Tete. Graças a Deus as vítimas humanas são poucas. Os prejuízos matérias foram grandes. Campos agrícolas alagados, casas desmoronadas, queda de pontes e corte de estradas. A circulação entre Mutarara e Tete ainda está interrompida devido ao corte da estrada e da linha férrea na zona de Doa. Também a circulação entre Mutarara e Vila Nova Fronteira, na fronteira com o Malawi está ainda interrompida.

A situação mais dramática viveu-se na Paróquia de Inhangoma. As águas do rio Shire invadiram terrenos e casas na zona de Kanyungwe, Nyaeka, Goba, Minhemba e Jardim. O povo diz que é pior da cheia desde o ano 2000. Os/as missionários/as de Charre e Inhangoma estão acompanhando e ajudando as vítimas, sobretudo os deslocados que ficaram sem casa, com a destribuição de sementes para a segunda época e com o apoio em alimentos, sobretudo o apoio às crianças desnutridas. Vamos acompanhando com a nossa oração e solidariedade estes nossos irmãos que sofrem as consequências desta tempestade tropical.

freddy 4 freddy 1  freddy 5

Domingo de Ramos: Início da Semana Santa na Diocese de Tete

Nas 1.1157 comunidades cristãs da Diocese de Tete, neste Domingo 2 de Abril, os católicos deram início à Semana Santa celebrando o Domingo de Ramos. Da mais humilde capela até à catedral de Tete, igreja mãe e mestra, da diocese de Tete milhares de católicos de palmas nas mãos, percorreram o cortejo de Ramos com Cristo cantando hossanas. Entrámos na semana santa da nossa vida, acompanhados por Cristo que se oferece por cada um de nós.

No centro da cidade de Tete, os católicos da paróquia de São Tiago-Catedral e da Paróquia de São Paulo (Bairro Francisco Manyanga) reuniram-se para a bênção dos Ramos e a leitura do Evangelho da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Presidiu ao rito o Bispo de Tete, Dom Diamantino Guapo Antunes. Depois, percorrendo a avenida Eduardo Mondlane, em sentidos diferentes, os fiéis dirigiram-se para as suas igrejas para a  celebração da Santa Missa.

Os fiéis da Catedral puderam, ao entrar na igreja contemplar a beleza da obra de decoração do templo levado a cabo nestes dias pelas Irmãs das Sementes dos Verbos. Um trabalho que veio dar mais beleza e dignidade litúrgica à igreja catedral.

Na homilia, o Bispo de Tete convidou os presentes a viver intensamente a Semana Santa contemplado Cristo crucificado para a a nossa salvação. A um certo ponto da sua homília, Dom Diamantino, afirmou: "Toda a humanidade em sofrimento vai cumprindo a Paixão de Cristo. Vamos todos atrás de Jesus. Aprendamos d’Ele. Vem da sua Pessoa o atrativo irresistível que desperta renúncias e doação total. A sua entrega salvará o mundo. E a oferta da nossa vida também. Que nada nos impeça de encontrar n’Ele a fonte da verdadeira alegria, pois só Jesus nos salva das amarras do pecado, da morte, do medo e da tristeza”.

Desejamos todos uma fecunda Semana Santa.

Ramos 1 Ramos 2 Ramos 4 Ramos 5

Tempestade Tropical Freddy afecta Extremo Sul da Diocese de Tete

A tempestade tropical "Freddy" causou danos materiais e sofrimento na Província/Diocese de Tete, nomeadamente no Distrito de Mutarara.

O ciclone, que passou como depressão tropical, provocou chuvas intensas e quase ininterruptas entre sábado à tarde e Quarta-feira à noite.

Os missionários de Charre e Inhangoma enviaram a seguinte informação ao Bispo de Tete: "Não se registam vítimas, mas muitas casas caíram (sobretudo palhotas). Estamos isolados de todos os lados. Quer para Doa (também a linha férrea Beira-Tete cortou-se), quer para Vila Nova da Fronteira (caíram as únicas duas pontecas). Hoje chegou a cheia do rio Chire. Chegou com muita força e de repente. Hoje à tarde subi um pouco na montanha: dá para ver um mar de água de Charre até ao Morrumbala. O povo daqui diz que é pior da cheia do ano 2000-2001. A zona mais afectada deveria ser Inhangoma, em particular a zona de Kanyungwe (com as comunidades de Nyaeka, Goba...).

Vamos acompanhando com a nossa oração e solidariedade estes nossos irmãos que sofrem as consequências desta terrível tempestade tropical.

Freddy 1  Freddy 2   Freddy 4

ONDE ESTAMOS

Cúria Diocesana - Tete

Rua Pe. Domingos Ferrão, 81
Caixa Postal 218. TETE

Telefone fixo:+ 258 252 22017
e-mail: diocesedetete@gmail.com

Atendimento: de 2ª a 6ª feira, das 8 às 12h.

CONTACTE-NOS