Tomada de Posse do Novo Pároco da Paróquia de Changara

No Domingo, 5 de Fevereiro, o Bispo de Tete, deu posse ao novo pároco da Paróquia de Maria Auxiliadora de Changara. Trata-se do Padre Manuel Armando Jemussene que substitui o Padre Oliveira Almone, ambos do clero diocesano de Tete. Testemunharam o acto um grupo de sacerdotes do clero diocesano, a administradora de Changara e muitos fiéis de Changara e das suas comunidades cristãs. Da Missão de Santa Maria de Mukumbura, distrito de Mágoe, onde até agora trabalhava o Padre Manuel veio o pároco juntamente com um grupo da Legião de Maria.

Na homilia, o Bispo de Tete agradeceu o trabalho realizado pelo Padre Oliveira nos seis anos que pároco de Changara e desejou ao novo pároco um fecundo trabalho pastoral em colaboração e comunhão com todos.

À luz das palavras do Evangelho deste Domingo - "Vós sois o sal da terra. Vós sois a luz do mundo"- Dom Diamantino explicou que essa é a identidade e missão de todo o cristão, de modo particular dos sacerdotes:" Afirmou: "O sal dá sabor e não deixa corromper. É sinal de sabedoria, amizade e disponibilidade para o sacrifício. Perde-se no meio dos alimentos para lhes dar sabor. Assim, deve ser e agir o padre no meio das pessoas. Misturado no meio das pessoas, o padre não pode esquecer esta missão sagrada que Jesus nos confiou: ser sal da terra e luz do mundo".

Changara 2

Bispo de Tete Visita Comunidade Mãe de África no Bairro de Matundo

O Bispo de Tete, Dom Diamantino Antunes, visitou no domingo, 29 de Janeiro, a Comunidade de Maria, Mãe de África, da Paróquia dos Mártires de Uganda do Matundo.

A comunidade visitada foi criada em finais de 2021 na zona de expansão do Bairro de Matundo, situada na Unidade Isaura Nyussi, a cerca de 4 quilómetros da sede paroquial de Matundo. A população, recém chegada, está construindo a pouco e pouco as suas residências e o Município está colocando em funcionamento as estruturas fundamentais ao serviço da população: energia, escola, posto policial, etc.

Os católicos, à semelhança dos demais residentes, são de proveniência diversificada: habitantes da cidade de Tete, outros oriundos dos distritos e pessoas de outras províncias.

Na comunidade existe a celebração dominical e funciona a catequese. Já foram realizados os primeiros baptismos e casamentos. Ainda não existe um edifício que sirva de igreja. Construiram com material local um alpendre para se repararem do sol e da chuva. Já se trabalha para a construção para um alpendre-capela em alvenaria e coberto com chapas de zinco.

Dom  Diamantino na homilia convidou os católicos a estarem unidos e a serem missionários.  Para tal é necessário, sublinhou o bispo,  que todos se sintam responsáveis em tudo, numa igreja família de Deus de todos e para todos.

img 1 1675155681902

Celebração dos 25 Anos de Vida Religiosa da Irmã Maria Deboan

No dia  8 de Janeiro, Solenidade da Epifania, foram muitos os fiéis que se reuniram na a Paróquia do Imaculado Coração de Maria de Fonte Boa, distrito de Tsangano, para participar na celebração da festa dos 25 anos de vida religiosa da Irmã Maria Debona, religiosa da congregação das Irmãs Beneditinas da Divina Providência.

Durante a Eucaristia, presidida pelo Bispo de Tete e concelebrada por um bom grupo de sacerdotes da Vigararia da Angónia e de Tete, a Irmã Maria renovou os seus votos religiosos e todos com ela e por ela deram graças a Deus pelo dom da sua vocação, missão e testemunho de fidelidade a Deus e ao seu povo.

Na homilia, Dom Diamantino Antunes agradeceu o testemunho e dedicação da Irmã Maria, a qual vive uma parte significativa da sua vida religiosa-missionária ao serviço da Diocese de Tete, primeiro na Paróquia da Marara e agora na Paróquia de Fonte Boa.

Esta celebração jubilar, coincidiu com numa solenidade muito importante na Igreja: a Epifania, a manifestação de Cristo a todos os povos.  "A Igreja, recordou o bispo, "convida-nos neste dia a renovar o nosso compromisso missionário. Quem verdadeiramente encontrou a Cristo, não pode guardá-lo só para si, mas deve anunciá-lo a quem ainda não o encontro. Nem todos conseguem ver a luz de Cristo. Nós temos a missão estupenda e exigente de ser o seu “reflexo”.

IMG 20230109 WA0003 IMG 20230108 WA0012 IMG 20230109 WA0013

Tomada de Posse do Novo Pároco da Missão de São José de Boroma

Domingo, dia 22 de Janeiro 2023 tomou posse o novo pároco de Boroma, o reverendo Padre José Mateus Cabango, do clero diocesano.

A Missa da tomada de posse, presidida pelo Vispo de Tete foi muito participada e bem animada. A histórica e artística igreja de Boroma estava cheia de fiéis que acolheram com alegria e esperança o novo pároco. Na homilia, Dom Diamantino Antunes, agradeceu ao pároco cessante, Padre Altino Marcos Chimalira, pelo trabalho realizado na paróquia de Boroma e suas comunidades nestes últimos 7 anos. Pediu aos católicos de Boroma para colaborarem com o novo pároco em tudo de modo que a paróquia possa renovar-se e ser aquilo que foi no passado: mãe e mestra das missões da Diocese de Tete.

Marcaram presença e concelebrou um grupo de sacerdotes diocesanos: Padres Angelino Augusto, Joel Finiasse, Manuel Armando, Quemo, do clero diocesano da Beira.

Não foi fácil ao bispo e aos seus acompanhanteschegar a Boroma. Devido às fortes chuvas que se abatiam sobre Tete, o rio Mufa, afluente do rio Zambeze situado a a 5 quilómetros da missão, estava cheio e não dava passagem para o carro. A única maneira para vencer este obstáculo natural foi descalçar os sapatos e fazer a travessia a pé com a água pela cintura. Felizmente correu tudo bem.

A Missão de Boroma, fundada em 1884, está num processo de reestruturação e a reabilitação dos seus edifícios históricos para adaptá-los para diferentes serviços de índole pastoral e social da diocese de Tete. No início de Fevereiro vão chegar as missionárias da Fazenda da Esperança e as missionárias/os da Comunidade Sementes do Verbo para trabalharem na Missão de Boroma e iniciar o trabalho de restauro do interior da igreja e desenvolver actividades pastorais e sociais.

Boroma é uma Missão com futuro!

IMG 20230123 WA0046      IMG 20230123 WA0044 IMG 20230123 WA0018

Angónia: Posse do Novo Pároco de Mpenha

No sábado, 7 de Janeiro, o Bispo de Tete, Dom Diamantino Antunes, deu posse ao novo pároco da Paróquia de Cristo Rei de Mpenha, na Angónia. O Padre José Floriano pertence ao clero diocesano de Tete e era até agora vigário paroquial de Tsangano e Mpenha. Sucede agora no cargo ao Padre Angelino Augusto, actual paróco de Tsangano.

A partir de hoje a Paróquia de Mpenha passa a ter dois sacerdotes residentes na paróquia, o pároco e novo vice-pároco, Padre Altino Marcos. A Missa foi concelebrada pelos padres Angelino Augusto, José Floriano, Eusébio Inocêncio, Justino César, Joaquim Mavuto, Constantino Miguel, do Clero Diocesano, e do Padre Rangit Lakra, missionário Franseliano, pároco de Domuè. Além dos fiéis de Mpenha, participaram na cerimónia uma delegação das Paróquias de Tsangano e Domuè.

Na homilia, Dom Diamantino Antunes, convidou os católicos de Mpenha a serem generosos com os seus pastores e esforçarem-se por colaborar com eles em tudo, também através da ajuda material para que possam cumprir cabalmente com a sua missão.

No final da Missa, o Bispo de Tete inaugurou a gruta de dedicada a Nossa Senhora de Fátima recentemente edificada e que pretende ser um local de oração e recolhimento.

A Paróquia de Mpenha, situada na fronteira com o Malawi, Diocese de Dedza, foi fundada em 1965 e actualmente é constituída por 38 comunidades cristãs cada uma com a sua respectiva capela . Desejamos aos sacerdotes de Mpenha um fecundo e generoso apostolado.

Mpenha 1 Mpenha 2

ONDE ESTAMOS

Cúria Diocesana - Tete

Rua Pe. Domingos Ferrão, 81
Caixa Postal 218. TETE

Telefone fixo:+ 258 252 22017
e-mail: diocesedetete@gmail.com

Atendimento: de 2ª a 6ª feira, das 8 às 12h.

CONTACTE-NOS