Assembleia dos Jovens da Diocese de Tete e da Arquidiocese de Harare (Zimbabwe) na Paróquia de Changara

De 13 a 16 de Dezembro decorreu na Paróquia de Maria Auxiliadora de Changara a assembleia conjunta dos Jovens da Diocese de Tete e da Arquidiocese de Harare, no Zimbabwe. Foram no total 332 jovens, 207 da Diocese de Tete e 115 da Arquidiocese de Harare, que se reuniram para partilhar as suas experiências no campo da pastoral juvenil, reflectir e preparar o Jubileu de 2025 à luz do lema "Peregrinos da Esperança", rezar juntos e conviver em  momentos musicais e culturais. O evento foi organizado pela Comissão Diocesana da Juventude que tem como responsável o Padre Manuel Armando, pároco de Changara. estiveram também presentes e colaboraram nas actividades os sacerdotes, Irmãs e leigos que trabalham na pastoral juvenil a nível diocesano, de vigararia e paroquial.

No Domingo, 15 de Dezembro, o Bispo de Tete esteve com os jovens em Changara e celebrou a Eucaristia para eles. Na sua homilia, Dom Diamantino Antunes sublinhou a importância do encontro dos jovens, um sinal positivo para a sociedade moçambicana num momento de forte convulsão social na qual os jovens são protagonistas. O facto de se encontrarem num clima de harmonia, colaboração, respeito mútuo, é sinal de que os jovens querem a paz e a convivência pacífica. O Bispo de Tete destacou a importância deste encontro que juntou jovens de Moçambique e do Zimbabwe. Apesar da diferença de raça, língua  e cultura, os une o vínculo forte da fé e a pertença à mesma Igreja.

De destacar a presença de grupos de jovens das paróquias mais distantes da Diocese, como é o caso das paróquias de Zumbo, Uncanha, Fingoè, Furancungo, Mpenha e Domwè. Os jovens assumiram o compromisso de continuar a ser uma força viva e missionária nas suas comunidades. O Bispo de Tete entregou a cada jovem um exemplar do livro dos Actos dos Apóstolos convidando cada um a se deixar guiar pelo Espírito Santo pelos caminhos da Missão, a exemplo dos Apóstolos. Entregou para a sua formação um kit de livros onde se incluía livros litúrgicos, catequéticos e de temas da pastoral juvenil

Católicos Convidados à Oração pela Paz e Harmonia em Moçambique

Os Bispos Católicos da Conferência Episcopal de Moçambique (CEM) convocaram uma “corrente ininterrupta de oração pela paz e harmonia nacional”, a partir deste domingo, de 15 a 23 de dezembro, sempre às 12h00, face aos “momentos extremamente desafiadores” que o país atravessa depois das eleições gerais do dia 9 de Outubro. Conscientes da força transformadora da oração e da espiritualidade, os Bispos convidam todos os cristãos e todas as pessoas de boa vontade, independentemente da sua crença ou tradição religiosa, a se unirem numa corrente ininterrupta de oração pela paz e harmonia nacional.

A “corrente ininterrupta de oração” começa este domingo, 15 de dezembro, e vai decorrer até ao dia 23 deste mês, às 12h00, “e por um período de 15 minutos”, cada pessoa é convidada a interromper as “suas atividades” e a rezar “um Pai Nosso, uma Ave-Maria e um Glória ao Pai”, oferecendo pela intenção da paz em Moçambique.

Apelamos a todos os católicos da Diocese de Tete a rezar pela paz e a harmonia em Moçambique em preparação ao Santo Natal e ao novo ano 2025, Ano do Jubileu da Redenção e da Independência Nacional.

Missionários de Tete em retiro no Centro de Espiritualidade de Boroma

Na semana de 2 a 6 de Dezembro, um grupo de religiosos e religiosas da Diocese de Tete participaram no Centro de Espiritualidade de São José, na Missão de Boroma, num retiro de exercícios espirituais organizado pela Delegação de Tete da Conferência dos Institutos Religiosos de Moçambique (CIRMO). O tema do retiro foi 2peregrinos da esperança" e foi orientado pelo Padre Lucas da Costa da Comunidade Sementes do Verbo de Boroma.
de Tete, está realizando o seu retiro anual dos consagrados, no distrito de Marara, no santuário São José de Boroma com o tema “Peregrinos da esperança”, sob a orientação do Padre Lucas.
O Bispo de Tete, Dom Diamantino Antunes, celebrou a Eucaristia de abertura do retiro no dia 2 de Dezembro. Na sua homilia convidou a todos a aproveitar este tempo de graça em pleno Advento para se renovarem espiritualmente e prepararem para um novo ano pastoral no qual devemos ser testemunhas de esperança para todos.
Que nossos irmãos e irmãs sejam fortalecidos e animados pelo Espírito de Deus que os chamou à missão.

Visita Pastoral do Bispo de Tete à Missão de São Miguel de Chiritse - Macanga

De de 13 a 14 de Dezembro Dom Diamantino Antunes visitou a Paróquia de São Miguel Arcanjo de Chiritse, na Macanga.

No dia anterior, dia 12 de Dezembro,  reuniu-se com as equipas missionárias das paróquias da VIgararia de Manje (Manje, Luia, Nkantha, Chiritse, Furancungo e Mavudzi Ponte) em Furancungo durante o qual houve a partilha das actividades realizadas no ano pastoral de 2024. O Bispo de Tete apresentou o Plano Pastoral Diocesano de 2025 que está focalizado na celebração do Jubileu ou Ano Santo sob o lema "Peregrinos da Esperança". À noite celebrou a Missa na igreja paroquial de Cristo Rei de Furancungo durante a qual administrou o Sacramento do Crisma a um grupo de fiéis.

No dia seguinte, 13 de Dezembro, celebrou a Missa em Cambedza, paróquia de Chiritse, visitou e rezou nos centros de saúde de Cambedza e Chizolomondo e visitou a comunidade de Mulanda. No Sábado, dia 14 de Dezembro celebrou a Missa na Missão de Chiritse onde administrou o Crisma a um bom grupo de fiéis. Esta visita pastoral, embora breve, produziu frutos pois foi programada para Janeiro de 2025 o início dos trabalhos de reabilitação da Missão de São Miguel de Chiritse, a missão mãe, das paróquias dos distritos das Macanga, Chifunde e Chiuta. A Missão depois da nacionalização e da expulsão dos missionários Jesuítas em 1977 foi a pouco pouco sendo abandonada e vandalizada. Hoje apenas a igreja está me uso, necessitado de reabilitação. Depois dos trabalhos de reabilitação, o Bispo de Tete prometeu o envio de Padres para Chiritse de modo a dar assistência à vila de Chizolomondo e às 15 comunidades cristãs existentes no território da Paróquia. A Missão de Chiritse foi fundada em 1957 pelos Padres Jesuítas da Missão de Lifidzi. Actualmente é assistida pastoral pela equipa missionária de Furancungo, Padres Redentoristas e Irmãs da Consolação.

Celebração Solene dos 75 Anos da Fundação da Paróquia de Nossa Senhora do Zobué

No Domingo, 8 de Dezembro, realizou-se a celebração solene da conclusão do Jubileu da Paróquia de Zobué.

Centenas de fiéis católicos oriundos das comunidades cristãs da Paróquia do Zobuè e também uma representação da paróquia de Mwanza, no Malawi.

A Missa foi presidido pelo Bispo de Tete, Dom Diamantino Antunes, que na mesma ocasião crismou 75 fiéis e instituiu 35 Ministros Extraordinários da Distribuição da Comunhão.  

Foi um momento de festa, de acção de graças pelo trabalho de evangelização e promoção humana da Igreja Católica nesta região fronteiriça com o Malawi.

A Paróquia de Zobuè foi fundada em 1949 pelos Missionários de África, que abriram no mesmo ano o seminário de São João de Brito do Zobué.

Desde 2020 a Paróquia está confiada à cura pastoral da Comunidade Canção Nova.

No vídeo aqui publicado podemos ter uma visão geral da Missa solene de encerramento do Jubileu da Paróquia de Zobuè.  

ONDE ESTAMOS

Cúria Diocesana - Tete

Rua Pe. Domingos Ferrão, 81
Caixa Postal 218. TETE

Telefone fixo:+ 258 252 22017
e-mail: diocesedetete@gmail.com

Atendimento: de 2ª a 6ª feira, das 8 às 12h.

CONTACTE-NOS