Visita Pastoral à Paróquia de Nossa Senhora de Vila Ulonguè

De 1 a 3 de Novembro, Dom Diamantino Antunes efectuou visita pastoral à Paróquia de Vila Ulonguè.

Visitou as zonas de Lambue, Chikudu. Manjamanda e Vila Ulonguè. Em todas as zonas visitadas celebrou a Santa Missa e administrou o sacramento do Crisma. A celebração central decorreu na sede paroquial de Vila Ulonguè, onde no sábado, 2 de Novembro, administrou o Santo Crisma a 325 fiéis, na sua maioria jovens. Uma longa e solene celebração ao ar livre que ficará na memória de muitos pela sua beleza e participação.

no dia 2 de Novembro, celebração dos Fiéis defuntos, o Bispo de  Tete celebrou bem cedo a Santa Missa no cemitério de Ulonguè em sufrágio dos defuntos. Houve deposição de flores nas campas dos missionários, entre os quais os Servos de Deus, padre João de Deus Kamtedza e padre Sílvio Alves Moreira, e bênção das sepulturas do cemitério.

Durante a visita pastoral, o Bispo de Tete este acompanhado pelo pároco, padre José Alone, e pelo vigário, padre Batissone Jorge, ambos do clero diocesano. Também as Irmãs de São José de Cluny e as Irmãs Doroteias acompanharam o bispo na visita pastoral às comunidades.

É de destacar o aumento das comunidades cristãs e a construção de novas capelas em alvenaria. Na vila está a iniciar-se a construção da igreja paroquial da futura paróquia de Santo Agostinho. 

Visita Pastoral à Paróquia de Fonte Boa

De 28 a 31 de Outubro Dom Diamantino Antunes fez visita pastoral à Paróquia do Imaculado Coração de Maria de Fonte Boa, distrito de Tsangano.

Acompanhado pela equipa missionária, o pároco, Padre Tomás Armando, e as Irmãs Beneditinas da Divina Providência, o Bispo de Tete visitou as 4 áreas pastorais em que está dividida a Paróquia: Fonte Boa, Maguai, Bintone, Mtengo wa Balame e Francisco. Celebrou a Santa Missa e Crisma em Fonte Boa, Chissoka, Kalipali, Kaiya e Mtengo wa Balame. Teve também a oportunidade de se reunir com a equipa missionário e o conselho paroquial. De destacar, a inauguração da igreja de santa Teresinha do Menino Jesus de Kalipale, uma ampla igreja em forma de cruz latina construída totalmente com o dinheiro arrecadado pela comunidade cristã. Dom Diamantino Antunes elogiou e agradeceu o trabalho realizado pelos fiéis apontando como exemplo a seguir por outras comunidades da diocese de Tete.   

De destacar também os trabalhos de construção da nova igreja paroquial de Fonte Boa, já a bom ponto, e a reabilitação do Lar Feminino da Missão de Fonte Boa, agora confiado à direcção das Irmãs Beneditinas da Divina Providência.

Bispo de Tete Preside a Ordenações em Mutarara

Sábado, 26 de Outubro, na Vila de Mutarara, Dom Diamantino Guapo Antunes ordenou dois missionários Combonianos: o Padre Madalitso Castomo Supia, natural da Paróquia de São Pedro Claver de Charre e o Diácono Jonasse Raul Seventine, natural da Paróquia de São Pedro de Tete. Durante a celebração da Santa Missa crismou também 43 jovens da Paróquia de Charre.

Apesar do calor abrasador a participação dos fiéis foi festiva e significativa. Concelebraram com o bispo de Tete um bom número de sacerdotes:Combonianos, Consolata, Xaverianos e do Clero Diocesano.

Na homilia, Dom Diamantino Antunes exortou os ordenandos a dedicarem-se com paixão e fidelidade à evangelização a exemplo de outros missionários Combonianos que no passado recente, sobretudo durante a guerra civil, deram um grande testemunho de coragem e de caridade para com a população de Mutarara e de muitos refugiados moçambicanos no Malawi.

O bispo agradeceu o trabalho realizado pela equipa missionária de Charre - Padres Xaverianos e irmãs Franciscanas da Sagrada Família - e pela comunidade de Santa Barbara de Mutarara na preparação da celebração eucarística e todo o trabalho de acolhimento.

Durante este ano, na Diocese de Tete foram ordenados um total de 4 sacerdotes e 5 diáconos.

Na parte da tarde, Dom Diamantino Antunes, atravessou a Ponte de Dona Ana para a Vila de Sena onde se encontro com o Superior Geral dos Missionários Xaverianos em visita a Moçambique.

Celebração Anual dos Mártires de Chapotera

CELEBRAÇÃO ANUAL DOS SERVOS DE DEUS PADRE JOÃO DE DEUS KAMTEDZA E PADRE SÍLVIO ALVES MOREIRA

Como todos os anos, no dia 30 de Outubro, centenas católicos de diferentes paróquias da Angónia e Tsangano, juntamente com as suas equipas missionárias, peregrinaram ao lugar de Chapotera, Missão de Lifidzi, para celebrar a memória dos Servos de Deus Padre João de Deus Kamtedza e Padre Sílvio Alves Moreira. Também com eles peregrinou o Bispo de Tete, o qual presidiu à Missa celebrada no lugar onde os dois sacerdotes jesuítas foram assassinados no dia 30 de Outubro de 1985.

Na sua homilia, Dom Diamantino Antunes, falou do testemunho de fé, caridade e coragem dos Mártires de Chapotera e informou do trabalho que está a ser realizado em Roma para a sua beatificação e canonização. Recordou que eles foram mártires da justiça e da paz. Convidou todos a rezar pela paz, diálogo e colaboração entre os moçambicanos, neste momento difícil que o país está a atravessar.

O padre João de Deus foi ordenado sacerdote, há 60 anos, no dia 15 de Agosto de 1964, na igreja de Lifidzi. Dom Diamantino convidou dois anciãos presentes a darem o seu testemunho sobre o que sentiram ao ver elevado à ordem sacerdotal o primeiro sacerdote natural da Angónia e o primeiro jesuíta moçambicano. 

De notar a presença significativa de adolescentes e jovens na celebração eucarística em memória dos mártires de Chapotera, sinal de que o seu testemunho a todos sensibiliza e ilumina. 

Missa de Encerramento do Ano Lectivo na Missão de Boroma

No dia 28 de Outubro, foi celebrada por Dom Diamantino Antunes, Bispo de Tete,  a Santa Missa de encerramento do ano lectivo da Escola Secundária São José de Boroma, com os Sacramentos do Batismo, Primeira Eucaristia e Crisma. A cerimonia, celebrada à sombra das árvores seculares da missão, foi participada por alunos, professores e encarregados de educação.
Esta foi a primeira vez em muitos anos que os alunos da Escola de Boroma receberam a preparação para os Sacramentos dentro do contexto escolar. A catequese na escola está aos cuidados da Comunidade Sementes do Verbo, através de Ir. Maria Philomena, que preparou os 24 jovens. O Retiro de preparação foi pregado por Pe. Lucas no último sábado.
Em sua homilia, Dom Diamantino destacou a importância das duas asas que conduzem o cristão autêntico: a fé e a razão! Agradeceu a equipa missionária da Missão de Boroma pelo trabalho de acompanhamento da comunidade escolar (professores e alunos) para transformar esta escola, uma das mais antigas do país, fundada em 1885, numa escola modelo como foi no seu passado. O trabalho de requalificação da estrutura da missão de São José de Boroma precisa de se acompanhado pela renovação moral e espiritual das suas gentes.

Houve também a entrega de prémios para os melhores alunos em diversas categorias, como meio de incentivar o desenvolvimento intelectual e humano.

Louvamos a Deus pelos frutos concretos da evangelização em Boroma!

ONDE ESTAMOS

Cúria Diocesana - Tete

Rua Pe. Domingos Ferrão, 81
Caixa Postal 218. TETE

Telefone fixo:+ 258 252 22017
e-mail: diocesedetete@gmail.com

Atendimento: de 2ª a 6ª feira, das 8 às 12h.

CONTACTE-NOS