I Assembleia Diocesana da Infância e Adolescência Missionária

Teve lugar de 18 a 21 de Agosto, no Santuário do Zobuè, a I Assembleia Diocesana da Infância e Adolescência. Participaram 125 assessores dos grupos de Infância e Adolescência Missionária existentes nas paróquias da Diocese de Tete.

Na Infância Missionária os protagonistas são as crianças e adolescentes, que se dedicam em favor das crianças do mundo inteiro, independentemente da cultura, raça ou religião. É missionária porque educa as crianças no crescimento da fé, inserindo-as nas atividades missionárias numa dimensão universal. Pelo compromisso do batismo, vivem concretamente a experiência da partilha da fé e seus bens com todas as crianças do mundo. "Crianças ajudam e evangelizam crianças". São crianças em favor de outras crianças.

Durante a assembleia diocesana, coordenada pelos responsáveis, Padre Sergio Pedro Jassitene e Irmã Maria Debona, os participantes apresentaram a realidade e os trabalhos realizados a nível de cada paróquia, sobretudo no sector da formação das crianças e das actividades de evangelização existentes. Houve momentos de oração, formação e convívio. Os participantes regressaram às suas paróquias mais motivados para a ajudar as crianças a serem mais missionárias, pondo em prática o lema pastoral da Diocese de Tete: “Todos, Tudo e sempre em Missão”.

Missa e Crismas na Paróquia de Nossa Senhora das Graças de Matema-Tete

Na manhã do sábado, dia 24 de Agosto, Dom Diamantino Guapo Antunes celebrou a Santa Missa e administrou o Sacramento do Crisma na Paróquia de Nossa Senhora das Graças de Matema, na cidade de Tete.

Foram confirmados 136 fiéis, entre jovens e adultos, da comunidade sede e da comunidade de São Francisco Xavier de Bamba.

Concelebraram com o Bispo de Tete os sacerdotes Missionários de África responsáveis pela paróquia. Foi a ocasião para apresentar o novo vigário paroquial, Padre Jacques Bibomwiragi, e para tal foi lida a provisão de nomeação.

A Eucaristia foi celebrada dentro da futura igreja paroquial em construção. Um réplica da igreja da Missão de Lifidzi.

Dom Diamantino Antunes agradeceu os paroquianos pelo esforço que estão a fazer para construir a nova igreja através de regulares contribuições monetárias e encorajou-os a não desanimar e a fortalecer a sua generosidade. Apelou aos crismados que se empenhem activamente na vida paroquial, colocando os seus dons ao serviço de todos. Apelou também a todos os paroquianos para que colaboram com a nova paróquia de Nossa Senhora da Assunção de Chingodzi-Aeroporto que nesse dia seria desmembrada da paróquia da Matema

A Paróquia de Matema foi fundada no dia 8 de Outubro de 2016 no Bairro Chingodzi, desmembrada da Paróquia dos Santos Mártires da Uganda de Matundo. 

Graduação dos Alunos da Universidade Católica de Moçambique de Tete

No Sábado, 17 de Agosto realizou-se a cerimónia de graduação dos alunos finalistas da Faculdade de Recursos de Gestão e Recursos Naturais e Minerologia (FAGRENM) e do Instituto de Ensino à Distância da Universidade Católica de Moçambique em Tete. Foram graduados 496 alunos nos níveis de licenciatura e mestrado de diferentes cursos. De sublinhar que 65% dos graduados eram mulheres. Um dado muito significativo e que revela o crescimento da participação da mulher moçambicana na vida académica e social do país. 

A cerimónia iniciou na igreja Catedral de Tete, com a celebração da Santa Missa de Acção de Graças presidida por Dom Diamantino Antunes. Num ambiente de festa e de agradecimento a Deus os alunos finalistas agradeceram a Deus e a todos os que os ajudaram a ver chegar ao fim uma importante etapa da sua vida. Na sua homília, o Bispo de Tete convidou a todos a abrir o seu coração agradecido ao coração misericordioso de Deus e a nunca perderem a esperança:  "Hoje é o vosso momento favorável de alegria e de esperança. Coragem e confiança! Não podeis desistir de esperar um amanhã melhor que o hoje para Moçambique e vossas famílias".

A cerimónia de graduação teve lugar em seguida no pavilhão Municipal de Tete. Ali estavam amigos e familiares dos graduados para testemunharem a cerimónia de entrega dois diplomas que continuou com a presença de autoridades administrativas, incluindo o Governador da Província de Tete, Domingos Viola, e autoridades académicas, nomeadamente o Reitor da Universidade Católica de Moçambique, o Padre Filipe Sungu.

Peregrinação Diocesana ao Santuário do Zobué

PEREGRINAÇÃO DIOCESANA AO SANTUÁRIO DO ZOBUÈ No fim de semana de 17 a 18 de Agosto realizou-se mais uma Peregrinação Diocesana ao Santuário da Imaculada Conceição do Zobuè. Sob o lema "Todos, tudo e sempre em Missão. Discípulos Missionários como Maria", centenas de católicos oriundos de todas as paróquias da Diocese de Tete, até das longínquas paróquias de Zumbo, Miruro e Mukumbura. Esta foi a peregrinação mais participada desde sempre. O programa contou no primeiro dia com a realização da Via Sacra, celebração da Missa, Procissão das velas com a recitação do Terço e noite de adoração eucarística com a possibilidade de confissões e direcção pastoral. No Domingo, dia 18 de Agosto., de madrugada a maioria dos peregrinos subiu ao monte da Ressureição onde se rezou o Terço. A peregrinação concluiu-se com a Eucaristia Solene na qual foram ordenados diáconos dois diáconos para a Diocese de Tete, o José Jaime Changa, da Paróquia de Nossa Senhora da Consolata de Fingoè, e o Ambulância Carlos, da Paróquia de Nossa Senhora da Assunção de Machaze, diocese de Chimoio. Durante a homilia o Bispo de Tete, Dom Diamantino Antunes, convidou os novos diáconos a serem servos da Palavra de Deus, servos do Altar e servos dos Pobres através do serviço da caridade. A Liturgia da Peregrinação Diocesana esteve a cargo das Paróquias da Vigararia de Manje (Chiuta, Macanha e Chifunde). No próximo ano a peregrinação será animada pelas Paróquias da Vigararia de Uncanha (Marávia e Zumbo).

Visita Pastoral à Missão de São Pedro Claver de Miruro

No dia 14 de Agosto, Dom Diamantino Antunes visitou a Missão de São Pedro Claver de Miruro, a 45 quilómetros a norte da Vila do Zumbo. Situada na margem esquerda do rio Luangwa, na fronteira com a Zâmbia, a Missão de Miruro foi fundada em 1890 pelos Missionários Jesuítas provenientes da Missão de São José de Boroma. É o ponto mais ocidental de Moçambique, a 1.300 km do litoral.

Desde 1965, aquando do encerramento da missão, que nenhum Bispo celebrava Missa e crismava na igreja de Miruro. Dom Diamantino Antunes celebrou a Eucaristia para os católicos das comunidades vizinhas a Miruro. Participou a equipa missionária de Zumbo e Uncanha e um grupo de visitantes de Itália e Portugal. O Bispo de Tete destacou a importância do acontecimento e disse claramente que, apesar do estado ruinoso da missão depois de mais de 60 anos de abandono, a Missão de Miruro continua viva nas suas comunidades cristãs e  nos baptizados que a ela pertencem.

Um dos objectivos da visita de Dom Diamantino Antunes foi a de ver de perto o andamento dos trabalhos de reabilitação da missão, nomeadamente do trabalho de reabilitação da histórica e artística igreja de Miruro. Os trabalhos iniciaram no passado dia 13 de Maio e já estão a um bom ponto. Depois do trabalho de desbravamento e de limpeza que tornaram visíveis as ruínas dos diferentes edifícios da missão, iniciou os trabalhos de alvenaria e de cobertura da igreja de Miruro. Um trabalho longo e custoso, mas que vale a pena em memória de tantos sacrifícios e trabalhos realizados pelos primeiros missionários e também para dotar as comunidades cristãs da região de Miruro de um centro pastoral e paroquial digno.

ONDE ESTAMOS

Cúria Diocesana - Tete

Rua Pe. Domingos Ferrão, 81
Caixa Postal 218. TETE

Telefone fixo:+ 258 252 22017
e-mail: diocesedetete@gmail.com

Atendimento: de 2ª a 6ª feira, das 8 às 12h.

CONTACTE-NOS