Caritas Diocesana de Tete Forma Jovens com Curso Profissional

No dia 31 de Julho, na sede da Caritas Diocesana de Tete, realizou-se a cerimónia da entrega de diplomas a um grupo de 32 jovens que frequentaram o curso profissional nos sectores da eletricidade, costura e construção civil. Os cursos tiveram a duração de 3 meses, onde além da teoria os alunos tiveram a possibilidade de fazer prática realizando trabalhos de eletrificação, alvenaria e costura.

Este foi o 3º curso organizado pela Caritas Diocesana e destinada aos jovens que estão à procura de emprego.

A cerimónia contou com a presença do Bispo de Tete que abençoou os diplomas que foram entregues a cada formando. Dom Diamantino Antunes na sua intervenção começou por agradecer as pessoas que ajudaram na realização do curso, de modo particular a direcção da Caritas de Tete, representada pela Leiga Génesis Machado. Depois, encorajou os jovens a esforçarem-se por encontrar trabalho e aproveitar as oportunidades que encontrarem com dedicação e gosto pelo trabalho bem feito.

O Bispo de Tete agradeceu  a renovada Caritas Diocesana pelo trabalho realizado a diferentes níveis no sector da caridade: formação das Caritas paroquiais, apoio aos mais necessitados, formação profissional e congtrução de infra-estruturas sociais, particularmente em Chimbondi, no Bairro Matundo. Como nos recorda o papa Francisco, "Uma Igreja sem Caridade não existe".

--

Imagem Peregrina de Nossa Senhora da Consolata Chega à Cidade de Tete

No dia 30 de Julho a cidade de Tete acolheu a imagem de Nossa Senhora da Consolata que está peregrinado pelas paróquias, em diferentes dioceses de Moçambique, onde trabalham os Missionários da Consolata.

Esta peregrinação é uma das tantas iniciativas em acto para celebrar os 100 de presença e missão deste Instituto Missionário fundado em Turim, na Itália pelo sacerdote José Allamano, e que têm em Nossa Senhora da Consolata a sua mãe e inspiradora.

Os primeiros Missionários da Consolata chegaram a Moçambique em 1925 e iniciaram o trabalho de evangelização em Tete, na Paróquia de São Tiago Maior, e na Missão de São Pedro Claver de Miruro, no Distrito do Zumbo. A imagem peregrina já visitou as paróquias de Miruro, Zumbo, Uncanha e Fingoè. Chegou agora na cidade de Tete para visitar as outras paróquias confiadas à cura pastoral dos Missionários da Consolata: a Paróquia de São Paulo de Tete e a Paróquia de Maria rainha dos Mártires de Matambo/Wiriyamu.

Procissão com a imagem de Nossa Senhora da Consolata, trazida pelos primeiros missionários em 1925, partiu da Casa Episcopal em direcção à igreja paroquial de São Paulo, sendo acompanhada por um bom número de paroquianos. Durante a caminhada rezou-se o Terço e cantaram-se cânticos marianos. Seguiu-se a Missa presidida pelo Bispo de Tete, Dom Diamantino Antunes.

No dia 30 de Julho, Dom Diamantino Antunes celebrou 30 anos de ordenação sacerdotal, tendo sido ordenado sacerdote no dia 30 de Julho de 1994. A comunidade paroquial uniu-se ao seu pastor para dar graças pelo seu ministério sacerdotal e episcopal. Muitos parabéns, Dom Diamantino Antunes

Bispo de Tete Participou na Reunião dos Bispos do Malawi, Zâmbia e Zimbabwe

O Bispo de Tete, acompanhado pelo Padre Angelino Augusto, participou como observador convidado na reunião dos Bispos do Malawi, Zâmbia e Zimbabwe que decorreu em Salima, no Malawi de 15 a 18 de Julho.  

A razão da participação de Dom Diamantino Guapo Antunes a este importante e histórico encontro deve-se ao facto de que a diocese de Tete faz fronteira com 8 dioceses destes 3 países. A participação da Diocese de Tete neste evento eclesial reforça o trabalho de colaboração existente entre a Igreja local de Tete e as dioceses vizinhas, unidas por laços históricos, linguísticos, culturais e políticos.

Durante o encontro os Bispos aprovaram a criação da Associação das Conferências Episcopais Católicas do Malawi, Zâmbia e Zimbabué (ACBC-MAZAZI).
No final da reunião, os Bispos emitiram uma Declaração de Intenções formal na qual sublinharam a necessidade de continuar a reforçar a unidade pastoral, a proclamação do Evangelho e a solidariedade na região, no meio de desafios comuns.
O Santo Padre, o Papa Francisco, através do Dicastério para a Evangelização, encorajou os bispos a continuar a percorrer este caminho de sinodalidade, sublinhando a necessidade de continuar a “construir pontes, reforçar a fé, a unidade e o serviço” entre os países da região. Para o Santo Padre, “construir pontes promove uma visão inclusiva e sistemática da sociedade que aborda igualmente as questões sociais, económicas e ambientais”. Ele apelou à participação contínua, à unidade e à paz sob a orientação divina, com o objetivo de promover o bem comum e a dignidade de todas as pessoas destes países”.

De regresso a Moçambique, Dom Diamantino visitou as Missões de Mua e Nsipe, na Diocese de Dedza, no Malawi.

Missão de Boroma: Celebração do Centenário da Presença em Moçambique das Irmãs Missionárias do Precioso Sangue

 

As Irmãs Missionárias do Precioso Sangue celebraram no Domingo, 28 de Julho, na Missão de São José de Boroma, na Diocese de Tete, a conclusão do Jubileu dos 100 anos da sua presença e missão em Moçambique. Foi precisamente nesta missão onde as primeiras missionárias chegaram em 15 de Junho de 1924.  Na solene celebração eucarística, presidida pelo Bispo de Tete, se fez memória e se deu graças a Deus pela história fascinante da vida e missão das Missionárias do Precioso Sangue, as quais foram fundadas em 1885, no mesmo ano da fundação da Missão de Boroma.

Tendo por cenário a bonita e renovada Missão de Boroma, a Eucaristia celebrada no pátio da missão, foi participada por um grande número de fiéis provenientes de Boroma, Tete, Xai-Xai, Maputo e Zimbabwe. As Irmãs do Precioso Sangue, de diferentes comunidades e nacionalidades, participaram em grande número.  

Durante a celebração foi evocada a história desta congregação em Moçambique. Uma história marcada pela presença da mão bondosa de Deus, como recordou Dom Diamantino Antunes na sua homilia, ao dizer: "Agradecemos à Divina Fonte da Vida que vos acompanhou e sustentou nesta trajetória. O carisma das Irmãs do Precioso Sangue, dom do Espírito à Igreja, nasceu em resposta ao clamor dos mais pobres. É semente que encontrou solo fecundo no coração dos moçambicanos. Continuai multiplicar os vossos dons espirituais e materiais com o povo moçambicano, sobretudo com os mais pobres, como tendes feito nestes 100 anos de presença em Moçambique".

ORDENAÇÃO SACERDOTAL DO DIÁCONO MARTINHO REMANE EM INHANGOMA-MUTARARA

A Paróquia de Inhangoma viveu no dia de hoje, Domingo, 14 de Julho um dos eventos mais significativos da sua história; o encerramento da celebração do Jubileu dos 75 anos da sua fundação e a ordenação sacerdotal do diácono Martinho Remane, natural de Inhangoma.

Foram muitos os fiéis que acorreram a Inhangoma para participar na celebração da Eucaristia presidida pelo Bispo de Tete, Dom, Diamantino Antunes. Alguns vieram de longe: de Tete, Boroma e Beira. Participou também um bom grupo de sacerdotes, entre diocesanos e religiosos, provenientes de diferentes paróquias da Diocese de Tete.

A celebração decorreu ao aberto, debaixo das frondosas árvores plantadas pelos primeiros missionários. A liturgia foi animada pelo coro paroquial e participada activamente pela numerosa assembleia litúrgica.

Na homilia, Dom Diamantino Antunes, recordou em traços largos a história da Missão e os seus principais protagonistas. Destacou a dedicação de gerações de missionários e o facto que a Igreja Católica esteve sempre presente nos momentos bons e maus, em tempo de paz e de guerra, em tempo de abundância e de fome, sendo uma presença de consolação e de esperança para todos.

Recordou ao ordenando os deveres do seu ministério sacerdotal, sobretudo a proximidade a Deus e aos mais pobres. Em tudo discípulo missionário de  Jesus Cristo e continuador da sua missão, a qual deve ser vivida em colaboração com os colegas no sacerdócio.

A assembleia seguiu com religiosa atenção o rito da ordenação sacerdotal, para muitos era a primeira vez que testemunhavam tal evento.

A ordenação sacerdotal do padre Martinho, como destacou o Bispo, foi o melhor presente que a Paróquias de Deus recebeu por ocasião do seu Jubileu e um dos frutos melhores que ofereceu à Diocese de Tete.

No final da Missa, Dom Diamantino Antunes, benzeu um cruzeiro e uma capelinha dedicada a Nossa senhora do Carmo edificadas no átrio da igreja paroquial, um sinal para a posterioridade da celebração do Jubileu dos 75 anos da paróquia de Inhangoma.

De destacar o trabalho realizado pela equipa missionária, os Padres e Irmãos Pobres de Jesus e as Irmãs Pobres de Jesus, para todos acolher e a preparação da celebração litúrgica e o almoço fraterno 

ONDE ESTAMOS

Cúria Diocesana - Tete

Rua Pe. Domingos Ferrão, 81
Caixa Postal 218. TETE

Telefone fixo:+ 258 252 22017
e-mail: diocesedetete@gmail.com

Atendimento: de 2ª a 6ª feira, das 8 às 12h.

CONTACTE-NOS