Visita Pastoral de Dom Diamantino Antunes à Paróquia de São João Bosco de Moatize

De 13 a 16 de Junho o Bispo de Tete efectuou a visita pastoral à Paróquia de São João Bosco de Moatize, a segunda viista pastoral desde a fundação da Paróquia em 2021.

Acompanhado pelo pároco, Padre Jorge Bento e pelo vigário paroquial, Padre Efraim Chuwemeka, Sacerdotes Salesianos, e pela restante equipa missionária, Dom Diamantino celebrou a Eucaristia nas duas zonas pastorais da Paróquia, tendo administrado o Crisma a 137 fiéis das duas zonas pastorais. As comunidades cristãs visitadas foram São Paulo de Chithatha, Nossa Senhora das Graças de Chinguede e a Comunidade de São Carlos Lwanga, na sede paroquial.

O Bispo de Tete teve também a oportunidade de se encontrar com o Conselho Pastoral e o Conselho Económico Paroquial. Visitou duas escolas comunitárias paroquias: a Escola Primária de 1º e 2º Grau de São Carlos Lwanga, sob a direcção da paróquia, com 1.860 alunos e a Escola Irmã Vera Occhiena, dirigida pelas Irmãs Salesianas, que tem 553 alunos, com a nexo uma escolinha frequentada por 150 crianças dos 3 aos 5 anos de idade. Dom Diamantino reuniu-se também com os responsáveis dos Movimentos de Apostolado, em grande número na paróquia, os responsáveis das comissões paroquiais e com os jovens da paróquia.  

A paróquia de São João Bosco situa-se à entrada da cidade de Moatize, estando a sede paroquial situada no Bairro 25 de Setembro. Conta com 10 comunidades cristãs, 4 urbanas e 6 rurais, situadas ao longo da margem esquerda do rio Zambeze.

É uma paróquia activa, com um claro e realístico plano pastoral. Possui uma  grande vitalidade e espírito missionário

Ordenação Sacerdotal do Padre Desidério João em Vila Ulongué

Sábado, 15 de Junho, Dom Diamantino Antunes conferiu a ordenação sacerdotal ao diácono Desidério João Devirasse, Missionário Franseliano, natural da Angónia, da aldeia de Lambwe, Paróquia de Vila Ulonguè.

A ordenação decorreu na Missa celebrada pelo Bispo de Tete no pátio da paróquia de Nossa Senhora das Graças de Vila Ulonguè, a qual foi participada por um elevado número de pessoas entre quais as autoridades administrativas do distrito e de outros distritos da Província. A Eucaristia foi concelebrada pelo clero da vigararia da Angónia e por um bom grupo de sacerdotes Franselianos vindos de outras dioceses.

Na Homilia, Dom Diamantino Antunes, fez uma catequese sobre o sacramento da Ordem, destacando a figura do padre como mestre, sacerdote e pastor. Convidou a todos a rezarem pelas vocações e a estimar, ajudar e acompanhar os seus sacerdotes para que possa desempenhar da melhor maneira o seu ministério pastoral a favor de todos.

O Padre Desidério é o terceiro sacerdote moçambicano dos Padres Franselianos, congregação religiosa que trabalha na Diocese de Tete desde 2018 na Paróquia de São Pedro Claver de Domué e agora também na Paróquia de São Francisco de Sales de Chipindu, ambas paróquias situadas no distrito da Angónia.

Desejamos ao padre Desidério João um fecundo ministério sacerdotal.

Visita a Pastoral do Bispo de Tete à Paróquia de Santa Maria de Manje

De 7 a 8 de Junho Dom Diamantino Antunes efectuou a visita pastoral à Paróquia de Manje. A última tinha sido em 2022.

Esta visita pastoral foi histórica porque oficializou a criação da Paróquia de São Marcos de Luia, cujo território, situado no distrito de Chifunde, foi desmembrado da Paróquia de Manje. Outro acontecimento importante foi a abertura da comunidade religiosa das Irmãs do Sagrado Coração de Maria na Paróquia de Manje.

Estes dois acontecimentos foram vividos por todos num clima de fé e de júbilo e são sinais inequívocos do crescimento e consolidação da Igreja Católica em terras de Chiuta e de Chifunde que durante muitos anos ficaram privadas de missionários depois da nacionalização e encerramento da Missão de São Miguel de Chiritse, Macanga. Há alguns anos a esta parte a situação religioso-pastoral tem vindo a melhorar com uma presença cada vez mais efectiva e activa da Igreja Católica.

A visita pastoral à Paróquia de Manje começou na comunidade cristã de São Kizito de Zuze Lipakwe onde se reuniram os católicos da zona pastoral de Zuze. Duramte a Missa Dom Diamantino Antunes administrou 101 crismas a fiéis baptizados de diferentes comunidades. A visita terminou na sede paroquial de Manje com a celebração da Santa Missa na qual receberam o Santo Crisma 147 católicos das comunidades cristãs das zonas pastorais de Manje e Chicoco.

Durante a visita pastoral o Bispo de Tete teve a oportunidade de se encontrar com o Conselho Pastoral Paroquial e com o Conselho Paroquial para os Assuntos Económicos. Em todas as ocasiões Dom Diamantino Antunes apelou à união e colaboração de todos na consolidação e crescimento da paróquia. Com a criação da Paróquia de Luia, a Paróquia de Manje passou a ser constituída por 26 comunidades cristãs, organizadas em 3 zonas pastorais. A responsabilidade pastoral da paróquia está a cargo do clero diocesano de Tete (Padres Sérgio Jassitene, Eliseu Bonifácio e Lucas Faustino) e conta agora com a colaboração das irmãs do Sagrado Coração de Maria.

Visita Pastoral à Nova Paróquia de São Marcos de Lúia, Distrito de Chifunde

Dom Diamantino Antunes, depois da abertura da Paróquia de São Marcos de Luía no passado dia 8 de Junho, realizou a primeira visita pastoral a esta nova paróquia da Diocese de Tete.

Foi dada prioridade à região norte da paróquia, ao longo da fronteira com a Diocese de Chipata, na Zâmbia.

No dia 10 de Junho visitou a zona pastoral de Mulimba na comunidade de São Domingos de Akufa. Aqui se reuniram centenas de fiéis de diferentes comunidades cristãs. Estavam também presente um grupo de católicos da Paróquia de Kafumbwe acompanhado por um sacerdote da diocese de Chipata. Durante a Missa o Bispo de Tete crismou 71 fiéis.

No dia seguinte, 11 de Junho, Dom Diamantino Antunes celebrou a Eucaristia na Comunidade Cristã de São Mateus de Nsadzu, onde administrou o Crisma a 31 fiéis. Em seguida, reuniu-se com o Conselho pastoral da Área Pastoral de Cassacatiza. Encorajou os animadores e catequistas a estarem unidos entre si e com a Diocese e juntos colaborarem para o crescimento e consolidação da nova paróquia da qual fazem parte. apesar da distância de sede paroquial de Luía, cerca de 130 km, eles devem sentir a paróquia como sua e senti-la como próxima. Da parte da tarde, Dom Diamantino Antunes visitou e abençoou algumas  familias em suas casas na localidade fronteiriça de Cassacatiza.

A visita pastoral terminou no dia 12 de Junho com Missa e celebração do crisma na Comunidade de São Lucas de Cazimule, a qual fica no meio entre Cassacatiza e Luia.

Durante a visita pastoral, o Bispo de Tete foi acompanhado pela equipa missionária de Manje e Luia, os Padres Sérgio Pedro e Eliseu Bonifácio, do clero diocesano, e as Irmãs do Sagrado Coração de Maria.

Chegada das Irmãs do Sagrado Coração de Maria à Paróquia de Santa Mãe de Manje, Distrito de Chiuta

No Domingo, 9 de Junho, as Irmãs Missionárias do Sagrado Coração de Maria foram acolhidas pelos católicos de Chiuta e iniciaram assim a sua presença na Diocese de Tete, na Paróquia de Santa Maria de Manje.

A Paróquia de Manje, fundada em 2016, há muito que aspirava ter missionárias de modo a colaborarem na acção pastoral e na promoção humana.

A convite do Bispo de Tete aceitaram abrir uma comunidade religiosa na sede distrital de Chiuta. A Diocese de Tete nestas semanas preparou a casa para acolher as primeiras Irmãs. São elas: a Irmã Maria Marta Dzungusa e a Irmã Isaura Paulino. Em breve chegará uma terceira missionária para completar a comunidade.

O acolhimento caloroso das Irmãs, decorreu durante a Missa conclusiva da visita pastoral do Bispo de Tete à Paróquia de Manje. Na homilia, Dom Diamantino Antunes agradeceu a disponibilidade da congregação das Irmãs do Sagrado Coração de Jesus em trabalharem em Tete, particularmente na Paróquia de Manje. Estavam presentes a Superiora da congregação em Moçambique, Irmã Valério Ernério, mais 3 outras Irmãs vindas de Chimoio, Beira e Maputo para testemunharem esta nova fundação. 

O Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria (RSCM) foi fundado a 24 de Fevereiro de 1849, em Bezièrs, França, teve como fundadores um padre diocesano, Antoine Pierre Jean Gailhac, e Apollonie Pélissier Cure. Trata-se de uma congregação religiosa como carisma e missão a educação cristã da juventude. A abertura de uma presença em África, mais precisamente em Moçambique, está ligada à presença da Congregação em Portugal. A chegada da congregação a Moçambique foi no dia 14 de outubro de 1952 para dirigirem o colégio Nuno Álvares de Quelimane. Atualmente, as Irmãs do Sagrado Coração de Maria trabalham nas seguintes dioceses: Arquidiocese de Maputo, na Arquidiocese da Beira, na Diocese de Quelimane, na Diocese de Gurué, na Diocese de Chimoio e agora na Diocese de Tete.

Desejamos às Irmãs do sagrado Coração de Maria um fecundo apostolado missionário em terras de Manje.

ONDE ESTAMOS

Cúria Diocesana - Tete

Rua Pe. Domingos Ferrão, 81
Caixa Postal 218. TETE

Telefone fixo:+ 258 252 22017
e-mail: diocesedetete@gmail.com

Atendimento: de 2ª a 6ª feira, das 8 às 12h.

CONTACTE-NOS