Jubileu dos 75 Anos da Missão de Nossa Senhora de Inhagoma-Mutarara

De 8 a 13 de Julho, o Bispo de Tete, fez visita pastoral à Paróquia de Inhangoma. Percorreu a Paróquia de lés a lés, acompanhado pela equipa missionária composta pelos irmãos e as irmãs da Comunidade Pobres de Jesus, celebrando a Missa e administrando os Crismas nas comunidades cristãs de Sucamiala, Maputi, Gogodani, Mponda e Cassano. Foi uma ocasião para dar graças a Deus pelos 75 anos de fundação e missão da presença católica no Posto Administrativo de Inhangoma. Uma história feita de coragem e muita caridade, numa região sujeita a tantas intempéries dos homens e da natureza.

Inhangoma fica no distrito de Mutarara, Província de Tete, a cerca de 350 quilómetros de Tete. A Missão Católica de Nossa Senhora do Carmo foi fundada em 10 de Maio de 1949, desmembrada da Missão de Nossa Senhora de Fátima de Murraça, e entregue aos Missionários de Africa por Dom Sebastião Soares de Resende, Bispo da Beira. Os seus fundadores foram os padres Francisco Schupp e Marino Vicenzo, no lugar de Cassano. Só alguns anos mais tarde a missão veio para o lugar actual de Inhangoma, devido às grandes cheias dos rios Zambeze e Chire. Confronta a Norte com a Missão de São Pedro Claver do Charre, a Sul com o rio Zambeze, a Este com o mesmo rio a diocese de Quelimane e a Oeste com a Missão de Nossa Senhora de Fátima de Murraça. Com a criação da diocese de Tete, em 1962, a missão ficou a pertencer, desde então, à diocese de Tete.

As Irmãs Missionárias Franciscanas da Mãe do Divino Pastor fazem parte da equipa missionária da missão de Inhangoma colaborando na pastoral e na promoção humana.

Em 1971, quando os Missionários de África foram expulsos de Moçambique, a missão estava em pleno florescimento e tinha atingido um grande desenvolvimento, tanto no campo da promoção humana e cultural como no campo da evangelização, pelo crescimento dum grande número de cristãos e comunidades vivas e comprometidas. Depois da saída dos Missionários de África, assumiram a responsabilidade pastoral da missão os Missionários de Burgos, os padres Alberto Font e Xavier Fábrega.

A missão então contava com 4.500 católicos. Mantinha em funcionamento 20 escolas frequentadas por 4.000 alunos. Como obras de promoção humana e assistência, havia um internato masculino e um internato feminino, posto sanitário e maternidade.

A missão de Inhangoma foi nacionalizada em 1975 e em 1979 os missionários foram obrigados a sair da região. Mais tarde, em 1981 vieram os missionários Combonianos para a assistência pastoral da região, mas tiveram que abandonar a missão em 1986 para se refugiarem no Malawi com a população durante a guerra civil.

Após o acordo de Paz em 4 de Outubro de 1992, as Irmãs Franciscanas Missionárias da Mãe do Divino Pastor, entenderam que era necessário e urgente regressar a Inhangoma para ir acolhendo os refugiados que regressavam às suas terras.

Os edifícios da missão estavam completamente destruídos e o mato cobria os escombros. Entretanto, o organismo dos Jesuítas ao Serviço dos Regressados reconstruiu alguns edifícios escolares para dar continuidade ao ensino à distância (ESAM) iniciado no Malawi, e reconstruiu também a maternidade e a casa das irmãs, onde passaram a habitar no dia de Natal de 1994. Em seguida reconstruiram os internatos da Missão e acolheram alunos e alunas que frequentavam a escola.

De 1993 até 1995 os Missionários Combonianos, residentes na Paróquia de Charre, tiveram à sua responsabilidade pastoral da paróquia de Inhangoma. Em 1995 esta responsabilidade passou para o clero diocesano de Tete.

Nos anos seguintes foi feito um bom trabalho de formação dos catequistas através de cursos realizados na paróquia e nas zonas pastorais. Rapidamente o número de comunidades cristãs aumentou: Em 1999 havia 28 comunidades cristãs divididas em cinco zonas pastorais: Zona Centro: 6, Zona Sul-Oeste: 5, Zona Sul: 6, Zona Norte: quatro e Zona Leste: 5.

Em 1999, sendo pároco, o padre Vital Conala, realizaram-se trabalhos de reabilitação da igreja paroquial de Inhangoma. A partir de 2003 os padres diocesanos retiraram-se de Charre e Inhangoma e no final de 2004 as Irmãs Franciscanas da Mãe do Divino Pastor deixaram a Missão de Inhangoma.

A 12 de Julho de 2005, os Missionários Xaverianos, assumiram a cura pastoral da Paróquia de Charre e a assistência pastoral à paróquia de Inhangoma.

De 2011 a 2016 a Paróquia de Inhangoma contou com a presença do leigo missionário Serafino Piras que desenvolveu um excelente trabalho de promoção humana a favor da população e das comunidades cristãs.

A convite de Dom Diamantino Antunes, no dia 15 de Maio de 2022 as Irmãs Pobres de Jesus vieram trabalhar na Diocese de Tete, na Paróquia de Inhangoma e em Setembro desse ano chegaram os Pobres de Jesus que assumiram a cura pastoral da paróquia. Esta nova equipa missionária deu um novo vigor à pastoral paroquial e ao trabalho de promoção humana dirigindo o Lar Feminino e Masculino da Missão, a escolinha Avó Ângela e o Centro Nutricional.

Hoje, a Paróquia de Inhangoma tem uma superfície de 900 quilómetros quadrados, com uma população de 57.480 habitantes, dos quais 14.000 são católicos, organizados em 32

comunidades cristãs.

Tomada de Posse do pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima de Chimadzi-Tete

No Domingo, 7 de Julho, o Bispo de Tete, deu posse ao novo pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima de Chimadzi.

A cerimónia decorreu durante a Eucaristia celebrada por Dom Diamantino Guapo Antunes na nova igreja paroquial recentemente construída.

Foram muitos os fiéis da paróquia de Chimadzi e da vizinha paróquia de São Pedro que participaram na cerimónia. Perante o Bispo de Tete, o Padre Oliveira Almone Chabuedzeca, do Clero diocesano de Tete, emitiu a Profissão de Fé e o Juramento de Fidelidade. Na sua homilia, o Bispo de Tete, aconselhou o pároco a conduzir com sabedoria e zelo a nova paróquia que lhe foi confiada. Apelou para que os fiéis mantenham-se unidos em comunhão ao serviço da mesma missão. A Igreja Católica é de todos e para todos. Insistiu também na necessidade de construir a paróquia sobre os pilares da Catequese, Liturgia e Economia/Caridade.

A Paróquia de Nossa Senhora de Fátima situa-se no Bairro Sansão Muthema, na Unidade de Chimadzi. Foi fundada a 13 de Maio de 2022, desmembrada da Paróquia de São Pedro de Tete e é constituída por 4 comunidades cristãs e 8 núcleos.

Ao Padre Oliveira Almone desejamos um fecundo ministério pastoral na Paróquia de Chimadzi.

Mães Católicas do Malawi Visitam a Diocese de Tete

Um grupo de Mães da Associação das Mulheres Católicas do Malawi provenientes da Arquidiocese de Blantyre visitaram, a convite do Movimento das Mães Católicas de Tete, de 4 a 7 de Julho a Diocese de Tete.

A esta visita se associaram centenas de Mães Católicas de diferentes paróquias da Diocese de Tete. O momento culminante foi a celebração da Santa Missa no Domingo, 7 de Julho, na Catedral de Tete.

As Mulheres católicas malawianas além de trocaram experiências com as suas congéneres tetenses, tiveram a oportunidade de visitar o Santuário de São José de Boroma, onde participaram na Eucaristia presidida pelo Bispo de Tete, Dom Diamantino Antunes. Visitaram também a barragem de Cahora Bassa e alguns lugares de interesse em Tete. Com mais esta iniciativa, as relações entre a Igreja Católica em Moçambique e a Igreja Católica no Malawi se reforçam e se tornam um enriquecimento mútuo.

O Movimento das Mães Católicas tem como carisma e missão a sua colaboração com a Igreja Diocesana, particularmente no apoio espiritual e material ao clero diocesano.

 

Padre Elton João Laissone toma posse como novo Vigário Geral da Diocese de Tete

No passado dia 6 de Julho, na igreja-santuário de São José de Boroma, Dom Diamantino Guapo Antunes deu posse ao Padre Elton João Laissone como Vigário Geral da Diocese de Tete.

A cerimónia teve lugar durante a Missa concelebrada por um bom número de sacerdotes da Diocese de Tete. Depois das leitura da provisão de nomeação, o Padre Elton, na presença do Bispo de Tete, fez a Profissão de Fé e o Juramento de Fidelidade.

A figura e cargo do Vigário Geral é muito importante numa diocese. De modo particular, o Bispo Diocesano confia ao Vigário geral às tarefas de o representar e substituir em caso de ausência, com as tarefas previstas pela normativa canónica.  Segue, em estreito entendimento com o Bispo e em colaboração com os Vigários episcopais,  aquilo que concerne ao cumprimento dos encargos pastorais confiados aos presbíteros e aos diáconos.

O Padre Elton João é natural de Tete, foi ordenado sacerdote para o clero diocesano de Tete em 2006. Actualmente é pároco da Paróquia de São  Tiago Maior-Catedral de Tete.

Desejamos ao Padre Elton um fecundo trabalho como Vigário Geral da Diocese de Tete

 

IMG 20240709 WA0036

Papa Francisco Anuncia a Canonização do Beato José Allamano, Fundador dos Missionários da Consolata e Padroeiro da Paróquia do Zumbo

Esta manhã, 1 de Julho, na Sala do Consistório do Palácio Apostólico Vaticano, o Papa Francisco presidiu ao Consistório Público Ordinário para a canonização do Beato Giuseppe Allamano.

Giuseppe Allamano, sacerdote e fundador dos Institutos dos Missionários da Consolata e das Irmãs Missionárias da Consolata, será proclamado Santo no dia 20 de Outubro de 2024. A sua canonização foi decretada hoje durante o Consistório.

Allamano é lembrado por seu compromisso missionário e pela formação de missionários e missionárias, deixando um legado duradouro em projetos de evangelização e assistência social. Enviou em 1925 os primeiros Missionários da Consolata para Moçambique, para a Missão de São Pedro Claver de Miruro, no Distrito do Zumbo, Diocese de Tete.

Os Missionários da Consolata trabalham na Diocese de Tete na Paróquia de São Paulo de Tete, nas Paróquias de Fingoè e Uncanha, na Marávia e nas paróquias de Zumbo e Miruro, no Zumbo.

ONDE ESTAMOS

Cúria Diocesana - Tete

Rua Pe. Domingos Ferrão, 81
Caixa Postal 218. TETE

Telefone fixo:+ 258 252 22017
e-mail: diocesedetete@gmail.com

Atendimento: de 2ª a 6ª feira, das 8 às 12h.

CONTACTE-NOS