Imagem de Nossa Senhora Peregrina pelas Paróquias da Cidade

Na conclusão do mês de Outubro, mês missionário e mariano, as paróquias da cidade realizam a peregrinação com a imagem de Nossa Senhora de Fátima pelas paróquia da cidade.

Apesar do clima de tensão política pós-eleitoral que se está vivendo, na tarde deste Domingo, 27 de Outubro, como nos outros anos a imagem de Nossa Senhora saiu da Catedral de Tete e percorreu ao longo de toda a tarde as 10 paróquias católicas da cidade de Tete, começando da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima de Chimadzi. Acompanhavam o andor de Nossa Senhora o Bispo de Tete, o vigário geral, Padre Elton João, as Missionárias da Obra de Maria e a alguns leigos. Durante a paragem em cada paróquia a imagem de Maria peregrina foi acolhida pela equipa missionária e por bons grupos de fiéis. Durante a paragem rezou-se um   mistério do Terço, uma oração, bênção e  um cântico. Rezou-se pela paz e reconciliação em Moçambique, pelo fim da violência e pelo diálogo entre os partidos políticos.

Foi uma corrente de oração e louvor que uniu as paróquias da cidade de Tete, rezando pela mesma causa: a paz.

A peregrinação decorreu de forma ordeira e foram muito os que se deixaram interpelar pela passagem da Virgem Santa Maria.

Antes da bênção final, na catedral de Tete, Dom Diamantino Antunes agradeceu a todos e a todas que trabalharam na peregrinação da imagem de Nossa senhora de Fátima.

Bispo de Tete participa em Peregrinação ao Santuário de Fátima

Dom Diamantino Antunes participou nas celebrações do dia 12 e 13 de Outubro no Santuário de Fátima. A peregrinação deste ano assinalava o 107.º aniversário da sexta aparição de Nossa Senhora na Cova da Iria e o Milagre do Sol, a 13 de outubro de 1917. Apesar da chuva a peregrinação internacional aniversária de outubro contou com 181 grupos inscritos de peregrinos, de 31 países e participaram nas celebrações mais de 180.000 peregrinos.

A peregrinação foi presidida pelo Cardeal Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus, no Brasil, o qual  deixou votos que todos os peregrinos regressem a casa com “um coração renovado” e “passos esperançados”.

A assembleia litúrgica rezou para que “cessem as guerras no mundo, especialmente na Síria, em Israel, na Palestina, na Ucrânia e em outros lugares de conflito, incluindo Moçambique, e para que, pela intercessão de Nossa Senhora de Fátima, todos os povos alcancem a paz”.

o Bispo de Tete rezou pelas intenções da Diocese de Tete e pela paz em Moçambique, sobretudo neste período conturbado e delicado pós eleições.

No Domingo, 27 de Outubro, para encerrar o mês de Outubro dedicado a Nossa Senhora, na cidade de Tete a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima peregrinará, como é habitual, pelas paróquias da cidade de Tete.

Último dia da visita “ad limina apostolorum" dos Bispos de Moçambique à Santa Sé

Hoje, dia 27 de Setembro, sexta-feira, os Bispos de Moçambique completaram o último dia da visita “ad limina apostolorum”.

Segundo o calendário, celebraram a Missa na Igreja da Casa Santa Marta, onde foram alojados, e realizou-se a visita a 3 dicastérios da Cúria Romana: Leigos, Família e Vida, Desenvolvimento Humano e Pontifícia Comissão para a Tutela de Menores.

Às 7.00 da manhã os bispos de Moçambique celebraram a Santa Missa na Casa Santa Marta, onde estamos alojados desde o início da visita. A Casa de Santa Marta é um edifício localizado ao lado da Basílica de São Pedro, na Cidade do Vaticano.  O Papa Francisco vive na Casa de Santa Marta a partir de sua eleição, em março de 2013. Rezamos pela paz em Moçambique e agradecemos a pelos pelo bom andamento da visita ad limina apostolorum.

Na visita aos dicastérios, tratámos os temas da família, jovens, movimentos laicais, novas comunidades eclesiais, justiça e paz, ecologia, desenvolvimento, saúde, segurança alimentar, migrantes e refugiados e a tutela dos menores.

À noite os bispos, a convite das Comunidade de Santo Egídio, participou num momento de oração na basílica de Santa Maria de Transtevere, visitou a sede da comunidade onde se desenvolveram as conversações que levaram ao Acordo Geral de Paz de 4 de Outubro de 1992 e jantámos juntos.

A visita ad limina terminou em Roma, mas continua em cada uma das dioceses com a recepção e actuação de todas as indicações e recomendações que emergiram desta importante visita dos Bispos de Moçambique ao Santo padre e à Cúria Romana. Agradecemos por todas as orações e acompanhamento espiritual.

Visita Missionária do Bispo de Tete à Eslováquia

Depois de concluída a visita “Ad limina Apostolorum” a Roma, Dom Diamantino Antunes, visitou de 29 de Setembro a 3 de Outubro a Eslováquia, um país da Europa Central, para uma série de encontros e celebrações. Foi acompanhado pelo leigo missionário Pedro Pagac, que colabora com a Diocese de Tete com a “Clinica Móvel Padre Pio” que presta assistência médica e medicamentosa a diferentes aldeias nos distritos de Moatize (Paróquia de São João Bosco), Changara (Paróquia de Matambo) e Marara (Paróquia de Boroma).

A Eslováquia, separou-se em 1993, da antiga Checoslováquia. Têm uma superfície de 49.00 Km2 (metade da diocese de Tete) e quase 6 milhões de habitantes. Cerca de 62% da população do país é católica. O país é divido em 8 dioceses, incluindo 3 arquidioceses. A Eslováquia é o terceiro país mais católico dos países eslavos, superada pela Polónia e Croácia.

Nesta visita, o Bispo de Tete agradeceu a colaboração prestada por esta igreja local à Diocese de Tete. Da actual Eslováquia eram originários alguns dos missionários jesuítas fundadores das missões de Boroma (1885) e Miruro (1890), dos quais se destacam os Padres Estevão Czimmerman e Ladislau Manyharth.

Das actividades realizadas na Eslováquia por Dom Diamantino Antunes, destaca-se as celebrações eucarísticas na Paróquia de Most pri Bratislava e na igreja dos Jesuítas em Bratislava, os encontros com o Núncio Apostólico, Dom Nicola Girasole, com o Director das Pontifícias Obras Missionárias da Eslovaquia, Padre Ivan Knaze, o reitor da Universidade de Santa Elisabeth e o Padre Marian Kuffa, em Zakovce e as entrevistas na televisões LUX TV e Slovakia Christiana. Dom Diamantino Antunes, visitou também Budapeste, na Hungria, onde manteve contacto com os jesuítas e deu uma entrevista à Televisão Católica EWTN (Eternal Word Television Network). Em Viena de Austria visitou a Missio Austria e se encontrou com o seu director Padre Karl Wallner.

Foi uma oportunidade para agradecer a colaboração da Igreja Católica da Eslováquia com a Diocese de Tete, estabelecer contactos e futuras colaborações e apreciar o dinamismo missionário desta nação do centro da Europa.

Visita “Ad Limina Spostolorum” 4º Dia

Hoje, dia 26 de Setembro, os Bispos de Moçambique completaram o 4º dia da visita “ad limina apostolorum”.

Segundo o calendário, celebraram a Missa na Basílica de São João Latrão, realizaram a visita a 3 dicastérios da Cúria Romana: Causa dos Santos, Educação e Cultura e Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica.

São João de Laterão é a catedral da Diocese de Roma e a sé episcopal oficial do Bispo de Roma, o Papa. Como catedral do Bispo de Roma, a Basílica de São João Laterão está acima de todas as demais igrejas da Igreja Católica. Presidiu à Eucaristia Dom Atanásio Canira, Bispo de Lichinga. Rezámos pelos sacerdotes, religiosos e religiosas das nossas dioceses.

No dicastério para a Causa dos Santos apresentámos o caminho feito pelas duas causas de beatificação e canonização de Moçambique que neste momento estão na fase romana junto do dicastério: as causas dos Mártires de Guiúa (diocese de Inhambane) e a causa dos Mártires de Chapotera (diocese de Tete). Falou-se da importância dos mártires de ontem e de hoje para os católicos moçambicanos.

 No dicastério para a Educação Católica falámos da situação da educação em Moçambique e o papel da Igreja Católica neste sector.  Além da educação, os responsáveis do dicastério motivaram os bispos para que as suas dioceses sejam promotoras, além da educação, também de cultura.

No Supremo Tribunal da Signatura Apostólica apresentámos a situação que se vive nas dioceses de Moçambique no que diz respeito à administração da justiça eclesiástica. Foi dada uma explicação exaustiva sobre o funcionamento dos tribunais diocesanos e a utilidade do seu efectivo funcionamento em Moçambique sobretudo para resolver causas de nulidade matrimonial.

Amanhã será o último dia da visita Ad limina Apostolorum.

ONDE ESTAMOS

Cúria Diocesana - Tete

Rua Pe. Domingos Ferrão, 81
Caixa Postal 218. TETE

Telefone fixo:+ 258 252 22017
e-mail: diocesedetete@gmail.com

Atendimento: de 2ª a 6ª feira, das 8 às 12h.

CONTACTE-NOS