Visita Pastoral à Paróquia de Nossa Senhora da Conceição no Zobué

De 3 a 8 de Dezembro Dom Diamantino Antunes efectuou a visita pastoral à Paróquia do Zobuè. A visita pastoral coincidiu com a conclusão do Jubileu dos 75 anos da fundação da Paróquia e com a celebração dos 5 anos da presença e missão da Comunidade Canção Nova na Paróquia do Zobuè.

O Bispo de Tete visitou as comunidades de Samoa, Mussacama, Madzimaera e Booke onde celebrou a Santa Missa e administrou o Crisma a dezenas de fiéis.

Na suas catequeses falou da história da Paróquia de Zobuè, uma árvore bem plantada em terreno fértil, que nestes anos produziu e continua a produzir bons frutos. A actualmente, a paróquia é constituída por 40 comunidades cristãs no território do Posto Administrativo do Zobuè com as seguintes  localidades:  Zobuè, Mussacama, Capririzanje, Samoa e Nkondedzi. Convidou os católicos de hoje  a dar continuidade à evangelização com o mesmo ardor e espírito missionário daqueles que os precederam. O bispo anunciou e apresentou o Jubileu do ano 2025 (Ano Santo) que terá como tema, Peregrinos da Esperança.

Dom Diamantino Antunes reuniu-se com o conselho paroquial, com a presença dos animadores de área, zona e comunidades e com a equipa missionária constituída pelos Padres e Missionárias da Canção Nova e as irmãs Mercedárias presentes em Nkondedzi.

A visita pastoral conclui-se no Domingo, 8 de Dezembro, com a celebração da festa da padroeira, Imaculada Conceição, e a celebração do encerramento do Jubileu dos 75 anos anos da fundação da Paróquia do Zobuè.

Visita Pastoral do Bispo de Tete à Paróquia de Matundo

No Domingo, 1 de Advento, primeiro Domingo do Advento, Dom Diamantino Antunes, fez visita pastoral à Paróquia dos Mártires de Uganda do Matundo, na cidade de Tete.

Antes da Missa, Dom Diamantino Antunes abençoou o alpendre renovado da paróquia, um salão multi-usos, de grande utilidade para encontros e a gruta recentemente construída dedicada a Nossa Senhora de Fátima.

Durante a Santa Missa o Bispo de Tete administrou o sacramento do Crisma a um grupo de 74 crismandos, constituído por jovens, adultos e alguns idosos. A liturgia foi dinamizada pela Legião de Maria, que nesta ocasião celebrou 30 anos de existência e missão na paróquia de Matundo.

Na homilia, Dom Diamantino Antunes, falou aos crismandos recordando-lhes o dom e a responsabilidade do sacramento do Crisma e convidou-os a continuarem empenhados na vida eclesial. Apresentou em breve palavras o plano pastoral diocesano de 2025, focalizado na vivência e celebração do Jubileu como peregrinos da Esperança.  Por fim, enalteceu o trabalho do novo pároco, Padre James Kasitomo, e da comissão paroquial de Desenvolvimento, pelos trabalhos de renovação da paróquia e das suas comunidades cristãs.

Inauguração do Salão-Multiusos de Marara

Dia 25 de Novembro, o Bispo de Tete inaugurou o Salão-Multusos da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Marara. Trata-se de um amplo e funcional salão com dois anexos que servirá de refeitório para os alunos/as dos internatos da Escola Comunitária Secundária da Missão de Marara, encontros e assembleias e celebrações litúrgicas sempre que necessário. A construção demorou 9 meses a ser realizada, com trabalhadores locais sobre a direcção do superior da missão, o Padre Devanil Ferreira, da congregação dos Oblatos de São José que contribuiram, juntamente com outros benfeitores para as despesas de construção.

Dom Diamantino Antunes, acompanhados por um grupo de sacerdotes Oblatos, abençoou o salão e depois seguiu-se a Santa Missa, durante a qual foram crismados 23 católicos, a maior parte deles alunos da escola secundária e que se prepararam para receber o sacramento. O Bispo de Tete agradeceu a todos os que contribuíram para esta importante obra que fica ao serviço da escola e da paróquia e alertou a todos para usar bem e cuidar da infra-estrutura. Este ano já tinham sido inauguradas 3 novas salas de aulas da escola secundária construídas pela Diocese de Tete.

Na celebração eucarística, Dom Diamantino Antunes agradeceu também à Irmã Rosa Martins da Silva, Missionária das servas de Nossa Senhora da Anunciação, pelo seu trabalho pastoral e social realizado durante estes 3 anos na paróquia de Marara. A irmã Rosa está de regresso ao Brasil, seu país de origem. Tatenda.

Zobué: Agradecimento ao Casal Ildo e Iraci da Fazenda da Esperança

Foi com um sentido de profundo agradecimento e alguma tristeza que a Diocese de Tete se despediu do casal missionário Ildo e Iraci Foppa, membros da comunidade Fazenda da Esperança. Regressaram ao Brasil depois de muitos anos de serviço missionário em Moçambique, em circunstâncias nem sempre fáceis, ao serviço dos mais frágeis da nossa sociedade: os jovens vitimas da droga, do álcool e de outras dependências e males dos nossos tempos.

Primeiro na Fazenda da Esperança de Dombe, Diocese de Chimoio, e a partir de 2020 na Fazenda da Esperança do Zobuè, na nossa diocese. Foi neste lugar, acolhedor, que muitos diocesanos conheceram o casal Foppa, seja nas peregrinações ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição, seja quando por alguma situação familiar mais difícil ali acorriam para encontrar ajuda na Fazenda da Esperança.

Através do seu empenho, em colaboração com a Diocese de Tete, o que era um lugar de desolação e ruínas - o antigo seminário do Zobuè - transformou-se a pouco e pouco num lugar de grande beleza e funcionalidade. Um pulmão espiritual para a nossa diocese, com o Santuário, um porto de abrigo e uma família, a Fazenda da Esperança de São João de Brito, para tantos jovens moçambicanos que procuram libertar-se das amarras das dependências e recomeçar uma vida nova e assim reconquistar a sua dignidade.

Para a população que vive nas redondezas da Fazenda da Esperança, sobretudo a aldeia de Mwezi, abriu-se uma escolinha modelo para as crianças, promoveu-se a agricultura, com o associativismo e a distribuição de sementes melhoradas e adubo, montou-se um silo para armazenamento de cereais e outras coisas mais. Tudo isto foi feito dinamizado por este casal em colaboração com outros membros da Comunidade Fazenda da Esperança que foram chegando e que agora dão continuidade a esta importante obra espiritual e social que é a Fazenda da esperança do Zobuè.

Sobretudo destacamos e agradecemos o seu testemunho de serviço generoso, a sua fé simples, profunda,sólida e fecunda

Continuamos juntos. Até sempre.

Diocese de Tete Unida na Jornada Nacional de Oração pela Paz em Moçambique.

A DIOCESE DE TETE UNIDA NA JORNADA NACIONAL DE ORAÇÃO PELA PAZ EM MOÇAMBIQUE

No domingo 24 de Novembro, a Diocese de Tete participou activamente na Jornada de Oração pela Paz em Moçambique. Todas as paróquias da Diocese estiveram unidas para meditar, escutar e rezar pela paz, de modo a ser artesãos da paz, construtores de um Moçambique mais fraterno onde os conflitos não se resolvem com as armas e a violência, mas com a escuta e respeito da dignidade de cada pessoa. Esta iniciativa de oração teve a chancela dos Bispos Católicos da Conferência Episcopal de Moçambique os quais convocaram os fiéis e cidadãos de todas as crenças para um dia de Oração pela paz e reconciliação. Esta iniciativa é um entre outras dos bispos católicos para ajudar a encontrar uma saída justa e pacífica para a crise pós-eleitoral vivida em Moçambique desde o anúncio dos resultados parciais das eleições gerais, legislativas e das assembleias provinciais, que tiveram lugar no dia 9 de Outubro. Lamentando a perca de vidas humanas e a destruição de bens durante os dias de protesto, os Bispos exortam a todos a não perder a fé no caminho da democracia, da justiça e da paz, procurando soluções justas e efectivas para combater os males de que enferma a nação. Por isso, diante da crescente tensão sócio-política sentiram a necessidade de mobilizar os fiéis os católicos e cidadãos de todas as crenças numa jornada de oração, de modo a sensibilizar para a situação do país. A oração colectiva – com celebrações nas catedrais e em todas as paróquias de Moçambique – foi um gesto de clamor por paz, justiça e reconciliação.

O Bispo de Tete, em visita pastoral à Paróquia de São José Operário do Songo, participou numa marcha de oração pela paz que percorreu algumas ruas da Vila do Songo. Na sua alocução, Dom Diamantino Antunes, falou da importância da oração, especialmente nesta hora dramática da nossa história, de modo a parar os ventos de violência, do desespero e da desconfiança. renovou o empenho e o compromisso da Igreja Católica pelo diálogo e pela paz em Moçambique.

Seguiu-se a Santa Missa na Igreja paroquial do Songo, na qual administrou o sacramento do Crisma a 40 paroquianos ente jovens e adultos.

--

ONDE ESTAMOS

Cúria Diocesana - Tete

Rua Pe. Domingos Ferrão, 81
Caixa Postal 218. TETE

Telefone fixo:+ 258 252 22017
e-mail: diocesedetete@gmail.com

Atendimento: de 2ª a 6ª feira, das 8 às 12h.

CONTACTE-NOS