Visita Pastoral de Dom Diamantino à Paróquia de Mavudzi Ponte

De 19 a 22 de Novembro o Bispo de Tete a visita pastoral à Paróquia de São Pedro Julião Eymard de Tete de Mavudzi Ponte, com sede no distrito de Chiuta.

Esta é a terceira visita pastoral que Dom Diamantino Antunes efectua a esta paróquia fundada em 2009, situada na margem esquerda do rio Mavudzi, e confiada à cura pastoral dos Padres Vicentinos com a colaboração das Irmãs Vicentinas. A paróquia em composta por 69 comunidades cristãs situadas no distrito de de Chiuta, mas também no distrito de Moatize. O complexo paroquial é constituído por amplos e funcionais edifícios construídos pelo Padre Tarcisio Candian, missionário Comboniano,  a partir do ano 2000. Além da igreja, residência dos missionários e das missionárias, existe a Escola Comunitária do Ensino Secundário, o Centro de Saúde e maternidade de São José, os lares masculinos e femininos.

Dom Diamantino Antunes fez a visita pastoral às zonas de Cazula, Catxola, Caimba, na comunidade de Kaunda, e à Zona de Mavudzi Ponte. Celebrou a Santa Missa e crismou duas centenas de fiéis nas comunidades visitadas. Falou nas suas catequeses sobre o Ano Jubilar e sobre a situação da diocese de Tete. Em Cazula e em Kaunda celebrou a Missas nas novas igrejas cuja construção está a ser concluídas. Um facto insólito aconteceu na comunidade de Catxola. Uma senhora grávida depois de receber a unção do sacramento do Crisma deu à luz um menino para a surpresa e alegria de todos. À criança os pais deram o nome de Diamantino.

O Bispo de Tete teve oportunidade de visitar a Escola Secundária, o Centro de Saúde, o Posto Policial e rezar no cemitério de Mavudzi Ponte.

No último dia da visita, dia 22 de Novembro, Dom Diamantino deu posse ao novo pároco de Mavudzi Ponte, o Padre Dionísio Samuel.     

Visita Pastoral à Paróquia de Santa Teresinha do Menino Jesus de Nkantha - Distrito de Chifunde

O Bispo de Tete realizou de 14 a 18 de Novembro a visita pastoral à paróquia de Santa Teresinha do Menino Jesus de Nkantha, Posto Administrativo de Vila Mwaladzi, no distrito de Chifunde. Foi a ocasião também para festejar os 5 anos de fundação da paróquia, a qual foi erigida a 1 de Outubro de 2025.

Acompanhado pela equipa missionária, Padre Joel Finiasse e Padre Constantino Miguel, do clero diocesano de Tete, pelos seminaristas diocesanos que estão de férias e pela Irmã Citéria Kamanga, visitou as zonas de Caputo, na Comunidade de Bolimo, Dindane, Chizime, Vila Mwaladzi e Nkantha. Em todas as celebrações eucarísticas houve a celebração do sacramento do Crisma. Na sua catequese, Dom Diamantino Antunes, falou da situação actual da diocese, da vocação missionária de cada cristão e da celebração do Jubileu (Ano Santo) de 2019 e a
celebração dos 50 anos da independência nacional.

De destacar a visita e a celebração em Vila Mwaladzi, sede do Posto administrativo, no local onde surgirá futuramente uma nova paróquia. Para tal, a Diocese em colaboração com a paróquia de Nkantha está reabilitando as ruínas do antigo quartel militar do tempo colonial para igreja, residência missionária, e salão para encontros de formação.

Em Nkantha, no último dia da visita pastoral, depois da Missa houve um festival de coros durante o qual 18 coros previamente seleccionados executaram cânticos alusivos ao 5º aniversário da fundação da Paróquia.
A visita pastoral terminou com o Conselho Pastoral Paroquial no qual foi a apresentado o relatório pastoral e o relatório económico da Paróquia.

Neste momento a paróquia de Nkantha está a iniciar a construção da nova igreja paroquial. A paróquia é formada por 86 comunidades cristãs.

Seminaristas de Teologia da Diocese de Tete Recebem Ministérios de Leitorado e Acolitado

No dia 13 de Novembro, na Paróquia de São José de Boroma, um grupo de seminaristas da Diocese de Tete que frequentam o Seminário de São Pio X do Maputo fizeram a sua admissão aos ministérios do Leitorado e do Acolitado. A cerimónia teve lugar durante a Missa presidida pelo Bispo de Tete e foi testemunhada por uma vasta assembleia de fiéis da Paróquia de Boroma.

Ao todo, foram 3 seminaristas que deram mais um passo rumo ao sacerdócio, destes, um recebeu o Ministério do Leitorado (Brasio Bernardo, da Paróquia de Tsangano), dois o Ministério do Acolitado (Mumba Johni, da Missão de Miruro, e Paulo Braz Tomo, da Paróquia de Inhangoma) . A Instituição dos ministérios da Palavra e do Serviço do Altar é uma etapa importantíssima da caminhada de cada um deles, pois trata-se de uma verdadeira confirmação da Igreja acerca do discernimento vocacional de cada um.

Estes são passos que todos os seminaristas seguem para a chegada do tão sonhado dia da ordenação presbiteral. 

Neste momento os seminaristas da Diocese de Tete estão de férias nas suas paróquias de origem onde desenvolverão actividade pastoral.

Festival de Jovens no Santuário São José de Boroma

Dos dias 15 a 17 de novembro o Santuário São José de Boroma promoveu mais uma edição do Festival de Jovens, que contou com a participação de mais de 80 jovens vindos do povoado de Boroma, das paróquias de Tete e da Paróquia do Songo.
Com o tema "Os Santos Vencem", não faltou alegria nas animações nem profundidade nos momentos de oração! Na sexta-feira os jovens puderam experimentar as graça após a noite de abertura finalizando com uma noite de veneração da Santa Cruz.
O evento também contou com ofício das Laudes, momentos de pregação, Santa Missa, apresentações artísticas e culturais, e  Vésperas da Ressurreição. Um dos pontos altos foi a apresentação do musical "Maria Madalena", que culminou no momento de Adoração Eucarística e Vigília de Adoração.
Louvamos a Deus pela sede e coragem de cada jovem de vir ao Festival apesar de todas as dificuldades que vive o país. Pudemos testemunhar o desejo de santidade que existe no coração do jovem moçambicano!

Envio Apostólico de Famílias de Catequistas Formadas no Centro de Boroma

Na tarde de 13 de Novembro realizou-se no Santuário de São José de Boroma o envio apostólico de 10 famílias de catequistas que terminaram o curso de formação de 1 ano.

A Missa foi presidida pelo Bispo de Tete, dom Diamantino Guapo Antunes, e concelebrada por um grupo de sacerdotes, alguns deles párocos, dos catequistas. A comunidade cristã de Boroma esteve presente em bom número e animou a liturgia.

Os catequistas foram investidos no ministério do catequista segundo as disposições da Carta Apostólica Antiquum ministerium do Papa Francisco promulgada em 2021 com a qual instituiu na Igreja Católica o Ministério do Catequista. A instituição do Ministério do Catequista na Diocese de Tete, como recordou o Bispo de Tete na sua homilia, acontece pela primeira vez e tem como objetivo consolidar a caminhada evangelizadora da Igreja diocesana que deve ser sempre ministerial e missionário. Dom Diamantino Antunes exortou os catequistas a serem disponíveis, zelosos colaboradores das equipas missionárias e formadores dos seus colegas catequistas. Agradeceu a todos aqueles que contribuíram para a sua formação no Centro Catequético, nomeadamente o clero diocesano, a Comunidade Sementes do Verbo e a Comunidade Fazenda da Esperança.

Os catequistas receberam durante o ano uma aprofundada formação bíblica, litúrgica, catequética, espiritual e humana. Houve também formação na área da informática, agricultura e costura e costura. As famílias são oriundas  das paróquias de Boroma, Marara, Nkantha, Charre, Inhangooma e Zumbo. Este foi o primeiro ano de funcionamento do Centro Catequético de Boroma. Em Janeiro de 2025 outras 10 famílias selecionadas entre os catequistas mais activos e disponíveis das paróquias iniciarão o seu ano de formação.

Desejamos aos nossos catequistas formados e enviados em missão um fecundo ministério.

ONDE ESTAMOS

Cúria Diocesana - Tete

Rua Pe. Domingos Ferrão, 81
Caixa Postal 218. TETE

Telefone fixo:+ 258 252 22017
e-mail: diocesedetete@gmail.com

Atendimento: de 2ª a 6ª feira, das 8 às 12h.

CONTACTE-NOS